Planejamento para loja virtual: aprenda como fazer

Planejamento para loja virtual: aprenda como fazer

Criar uma loja virtual e apenas mantê-la online, não te dá nenhuma garantia de sucesso. Mesmo que o e-commerce esteja em contínuo crescimento no Brasil, isso não significa que seja fácil começar a vender online ou ter uma loja virtual de sucesso. O grande segredo por trás dos números surpreendentes de alguns lojistas é exatamente o trabalho consistente, através de um planejamento bem pensado para a realidade da loja virtual.

Qualquer empreendimento precisa ter alguma estratégia alinhada para conseguir alcançar resultados e com as lojas virtuais não é diferente. Muitas pessoas acreditam que, por ser um negócio online e relativamente novo no Brasil, a loja virtual não precisa de estratégias como no mercado tradicional. Pelo contrário, é extremamente necessário. Isso porque, com o número de concorrentes cada vez maior, se destaca aquele que consegue ter boas práticas de mercado, marketing e de atendimento ao cliente.

Por que fazer um planejamento para a minha loja virtual?

Quando falamos de um planejamento, não é algo que você necessite fechar em um único dia e levar até o fim sem fazer alterações. É um direcionamento para que a sua loja virtual consiga alcançar os resultados de acordo com seus objetivos. Dessa forma, será possível alinhar para que o trabalho não seja feito em vão: os esforços serão colocados nos lugares corretos.

Para começarmos a falar sobre esse assunto, é importante entender quais são os três tipos de planejamento e suas características.

Planejamento Estratégico: é aquele que contém a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde será definido os valores, visões e missão da organização. Na maioria dos casos, criado junto com a empresa, só é alterado a cada 5 ou 10 anos.

Planejamento Tático: é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. A diferença é que o planejamento estratégico se desdobra para toda a empresa, e o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo do início ao fim. Plano de marketing ou vendas anuais, são alguns exemplos desse tipo de planejamento. Os planejamentos táticos são feitos para períodos de 6 meses a 1 ano.

Planejamento Operacional: é de onde estão as ações e metas traçadas pelo planejamento tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Geralmente, é o desdobramento do planejamento tático em ações de 3 a 6 meses. Exemplo: no Planejamento Operacional temos o calendário de conteúdo do marketing, que abrange um período curto e que têm as ações que serão feitas para atingir os resultados do plano de marketing, que foi definido no Planejamento Tático.

Qual tipo de planejamento fazer?

Cada tipo de planejamento tem o seu objetivo específico. Caso esteja criando uma loja virtual, foque em estruturar o planejamento com base nos três: estratégico, tático e operacional. Em um cenário que a loja virtual já tenha um planejamento estratégico estruturado, o ideal é fazer planejamentos anuais e semestrais, assim é possível entender os indicadores de sucesso e quais os pontos que precisam de melhorias, sem esperar um grande prazo para fazer alterações de estratégia.

Portanto, mesmo que você ainda não tenha feito um Planejamento Estratégico, é necessário que você tenha estruturado objetivos a longo prazo, para conseguir desdobrá-los em períodos menores. Para te ajudar, nós vamos focar nas principais dicas que você precisa saber para montar um planejamento anual. Nesse caso, para 2021. Para isso, levaremos em conta os principais pontos que sempre estão presentes anualmente no e-commerce, que podem te ajudar a ter uma visão holística do seu empreendimento e o controle sobre os seus objetivos.

Antes de planejar, entenda a realidade da sua loja virtual

Não existe certo ou errado quando estamos falando de um planejamento para lojas virtuais. É indispensável entender que os segmentos têm estratégias diferentes para cada época do ano. Apenas algumas datas contemplam todas as lojas virtuais, como Black Friday e Natal, por exemplo. Por isso, ao invés de procurar soluções milagrosas de marketing e vendas, você precisa entender melhor sobre a realidade da sua loja virtual dentro do mercado que ela atua:

Funcionamento do seu segmento: quais as principais datas para promoções, ações de marketing e os principais canais de divulgação? Quais são as perspectivas de mercado para o próximo ano? Quais tendências, parcerias e eventos você pode aproveitar para divulgar a sua loja virtual?

A sazonalidade dos produtos que você oferece: Estão disponíveis o ano inteiro? Existe algum momento que os fornecedores podem cobrar um valor maior? Existe uma determinada época que seus produtos têm mais procura e vendas maiores?

O sortimento da sua loja: como está a variedade da sua loja virtual? Quais produtos são os principais? Quais têm maior ticket médio? Existem produtos que têm entrega mais rápida? Quais são os que tiveram menos vendas no ano passado e podem ter promoções especiais durante o próximo ano?

Como fazer um bom planejamento?

Independente de qual o planejamento que será feito, estudar os dados da sua loja virtual é imprescindível para garantir a assertividade. Existem cinco áreas essenciais que precisam de atenção quando falamos em um planejamento anual e que vão te ajudar, com base nas informações coletadas, a estruturar objetivos a médio e curto prazo.

Analise os resultados do ano anterior

Vendas, lucro, gastos com embalagens, descontos, resultado de campanhas em datas especiais. É necessário fazer uma análise robusta da sua atuação no ano anterior, para colocar em prática ações que podem reduzir seus custos e garantir maior lucratividade para o próximo ano.

Além disso, no caso dos resultados das campanhas, você pode entender se deve começar a se planejar antes paras as datas especiais e se é possível inserir estratégias de menor custo que podem atingir mais pessoas.

Utilize os feedbacks dos clientes

Quais foram os principais comentários dos seus clientes nos últimos meses? Quais são as melhorias que eles solicitam? O que vem dando certo que você pode continuar a fazer para agradar quem compra na sua loja virtual? Com o entendimento dos feedbacks, você pode ter respostas valiosas para garantir a satisfação dos consumidores da sua marca.

Para fazer com que os feedbacks se tornem objetivos a serem atingidos, agrupe-os por temas e depois entenda quais são os padrões, quais são sobre melhorias, quais estão elogiando… assim, você vai conseguir definir objetivos para o seu planejamento anual. Exemplo: se existem muitos feedbacks negativos em relação a navegação da sua loja, você pode colocar como objetivo melhorar a navegabilidade em seis meses e fazer alterações aos poucos, para não ter que ficar com a loja fora do ar.

Estude seus concorrentes

Já te explicamos a importância do estudo de concorrentes para o posicionamento da sua loja virtual. Entretanto, quanto estamos falando do planejamento anual, é extremamente necessário aprender com as ações de quem atua no mesmo segmento que você. Isso porque você pode aprender com os acertos, mas também com os erros.

Pesquise o perfil dos seus principais concorrentes no Reclame Aqui e veja quais são as principais reclamações dos consumidores, analise as postagens, ações e comentários nas redes sociais, e não deixe de estudar a estratégia de conteúdo. Tenha em mente quais são as melhorias que podem ser feitas na sua loja virtual e quais são as vantagens que você tem relação aos seus concorrentes, assim, podem surgir novos insights para planejar os seus próximos passos.

Se prepare para as principais datas de 2021

Para ter campanhas eficientes, você precisa saber quais são as datas mais interessantes do seu segmento. Em alguns casos, essas datas podem aumentar significativamente não só as vendas da sua loja virtual, como também a visibilidade dela frente aos consumidores.

Além do mais, sabendo quais serão as principais datas do ano, você conseguirá se planejar e montar campanhas mais estruturadas, com diferenciais exclusivos ou até mesmo condições melhores. Lembre-se: no mercado virtual a grande estratégia é a antecipação, quanto antes você colocar em prática, maiores são as chances de dar certo.

Quer se planejar para o próximo ano e não sabe como começar? Produzimos um calendário especial com as principais datas do e-commerce em 2021, nele você tem informações importantes para as estratégias da sua loja virtual. Baixe agora!

 

Baixar Calendário

Compartilhar