Calendário do E-commerce 2025 – Melhores datas para lojas virtuais

Calendário do E-commerce 2025 – Melhores datas para lojas virtuais

Com a chegada do fim de 2024, é hora de começar a planejar as ações para o próximo ano. Para quem possui uma loja virtual, o Calendário do E-commerce 2025 se torna uma ferramenta indispensável para organizar estratégias de posicionamento de marca e aumentar as vendas no comércio eletrônico, sem esquecer nenhuma data comemorativa importante.

Nos últimos anos, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento significativo, tornando-se uma aposta segura para varejistas, especialmente para aqueles que estão começando um novo negócio.

Para atrair esse público, é fundamental ir além das tradicionais campanhas de Black Friday e e Natal. Há várias datas comemorativas que podem ser exploradas para criar promoções e impulsionar as vendas na sua loja online. Por isso, conhecer o Calendário do E-commerce 2025 é essencial para planejar de maneira eficaz todas as possibilidades de campanhas durante o ano.

O principal objetivo é analisar as datas que serão destacadas no calendário e avaliar como aproveitá-las em seu planejamento de conteúdo para as redes sociais, e-mails marketing, e também para estruturar promoções que atraiam mais clientes.

Quer saber mais sobre o Calendário do E-commerce 2025 e como ele pode ajudar no planejamento das suas vendas?

 

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Confira abaixo as principais datas comemorativas no nosso calendário de vendas para E-commerce 2025 para serem utilizadas na sua loja virtual:

  • Dia do Leitor: 07 de janeiro
  • Valentine’s Day: 14 de fevereiro
  • Dia Internacional da Mulher: 08 de março
  • Dia do consumidor: 15 de março
  • Dia Mundial do Livro: 23 de abril
  • Dia das Mães: 12 de maio
  • Dia dos Namorados: 12 de junho
  • Dia das Crianças: 12 de outubro
  • Black Friday: 29 de novembro
  • Natal: 25 de dezembro

Baixe nosso calendário do E-commerce 2025 e veja as datas completas.

 

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JANEIRO 

  • Dia do Leitor: 07 de janeiro

Ótima data para o mercado de livros, e-books e presentes temáticos para o público consumidor de livros.

  • Dia da Saudade: 30 de janeiro

Dia para fazer ações de marketing que tenham ligação à afetividade nas compras.

FEVEREIRO

  • Valentine’s Day: 14 de fevereiro

O Dia dos Namorados na América do Norte está cada vez mais popular no Brasil, vale apostar em campanhas e promoções para essa data.

  • Dia do Esportista: 19 de fevereiro

Boa oportunidade para vendas de produtos e roupas que estão diretamente ligados à prática de esportes.

MARÇO

  • Carnaval: 04 de março

O Carnaval é considerado o maior evento popular brasileiro, que movimenta várias cidades e pessoas de idades variadas. Essa época o apelo maior é para nichos específicos, no entanto, com criatividade, a temática pode ser explorada pelos demais segmentos.

  • Dia Internacional da Mulher: 08 de março

Uma das datas mais importantes do varejo, atente-se ao tipo de campanha para não cair em discursos machistas. Não dê desconto apenas em produtos de cama, mesa e banho ou eletrodomésticos.

  • Dia do Consumidor: 15 de março

Seja criativo! Aposte em ações de fidelização dos clientes e promoções que possam trazer novos consumidores até você.

  • St. Patrick’s Day: 17 de março

Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Essa data tem se popularizado cada vez mais no Brasil e, como no país de origem, é comum festas temáticas com trevos e com consumo de cerveja e whisky. Ótima oportunidade para alavancar as vendas de artigos relacionados a bebidas e festas.

  • Início do outono: 20 de março

É uma ótima opção para e-commerces de moda fazerem troca de coleção, lançamentos de novas peças e acessórios ligados às mudanças de estação!

ABRIL 

  • Páscoa: 20 de abril

A principal data para o mercado de chocolates, doces e alimentos. Invista em uma comunicação ativa e inspirada nas simbologias da data.

  • Tiradentes: 21 de abril

Feriado Nacional.

  • Dia Mundial do Livro: 23 de abril

Assim como o dia do leitor, essa data é ideal para promoções de livros, trilogias e produtos relacionados à literatura.

MAIO 

  • Dia do Trabalho: 01 de maio

Feriado Nacional. Uma ótima data para promoções relacionadas a produtos que estão na rotina dos trabalhadores, como materiais de escritório, máquinas e equipamentos.

  • Dia das Mães: 11 de maio

Data muito celebrada pelos brasileiros, ótima para descontos e campanhas emotivas, que lembrem a importância da família.

  • Dia do Automóvel: 13 de maio

Uma ótima oportunidade também para adquirir novos consumidores de autopeças e acessórios automotivos que não tem familiaridade com esse tipo de compra virtual.

  • Dia do Orgulho Nerd: 25 de maio

Jogos, livros, artigos temáticos e cultura cyber são apostas para esse dia. Grande oportunidade para quem vende produtos personalizados.

JUNHO

  • Dia dos Namorados: 12 de junho

Campanhas de afeto, descontos para produtos que sejam comprados em dobro, conjuntos e kits são ótimas apostas para essa data.

  • Corpus Christi: 19 de junho

O inverno é uma oportunidade para lojas

  • Início do inverno: 20 de junho

O inverno é uma oportunidade para lojas com segmento de casa e decoração, eletrodomésticos e outros produtos para tornar a casa mais aconchegante, além de itens alimentícios e o carro-chefe Moda e Acessórios. Aproveite a época para trocar coleções e fazer campanhas destacando o início dessa estação.

  • Dia do Orgulho LGBT: 28 de junho

As marcas estão cada vez mais empenhadas a criar campanhas nesta data para aumentar o vínculo com o seu público LGBT. É importante que seja um posicionamento consistente, não faça ações oportunistas, isso poderá prejudicar a sua marca.

JULHO

  • Dia do Rock: 13 de julho

Ótima data para venda de discos, livros biográficos, roupas e artigos temáticos.

  • Dia do Futebol: 19 de julho

Paixão nacional, a data atrai todos os tipos de consumidores. Essa é a hora dos apaixonados por esporte terem vez nas promoções.

  • Dia do Amigo: 20 de julho

Pode ser uma grande oportunidade para compras de produtos em conjunto, combos e promoções de leve 4 pague 3, por exemplo.

  • Dia do Motociclista: 27 de julho

A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas. Uma excelente oportunidade para lojas especializadas em acessórios e equipamentos promoverem campanhas promocionais, conquistando novos clientes.

AGOSTO

  • Dia dos Pais: 10 de agosto

Assim como o Dia das Mães, essa data é muito relevante para o mercado brasileiro. Aposte em campanhas com apelo emocional e que incentivem a entrega de presentes.

  • Dia do Estudante: 11 de agosto

Além de investir nas promoções de materiais escolares e descontos em livros, notebooks e outros produtos eletrônicos como tablets são uma ótima opção para esse público.

  • Dia da Informática: 15 de agosto

Ótima data para lançamentos e divulgações de produtos tecnológicos e acessórios de informática.

  • Dia dos Solteiros: 15 de agosto

Essa data surgiu na China quando os grandes players do e-commerce oriental a definiram como o ‘dia de presentear a si mesmo’. O índice de faturamento lá é altíssimo e aqui no Brasil essa data começou a ganhar força em 2019.

SETEMBRO

  • Começo de setembro – Semana do Brasil

Em contraponto a Black Friday, essa data surgiu como um apoio aos lojistas brasileiros para alavancar seus resultados nas lojas físicas. Evoluindo a cada ano, é esperado grande movimentação em 2024.

  • Dia do Cliente: 15 de setembro

Aqui valem as mesmas dicas do Dia do Consumidor, no entanto, a data de setembro possui um apelo menor. Esse pode ser um momento para explorar a fidelização.

  • Inicio da primavera: 22 de setembro

Toda mudança de estação é uma ótima oportunidade para e-commerces de moda. Essa data também significa a volta das temperaturas mais quentes e da estação mais colorida do ano. Invista em campanhas divertidas, com opções de esporte e lazer, muitas cores e temas leves. É um bom momento para fazer a queima de estoque dos itens de inverno.

OUTUBRO

  • Dia das Crianças: 12 de outubro

Essa data precisa ser trabalhada com antecedência, uma vez que as crianças serão presenteadas. Campanhas de frete grátis e novas formas de entrega podem ser grandes diferenciais.

  • Dia do Professor: 15 de outubro

Boa data para trabalhar com artigos que possam ser dados de presente, como flores e livros.

  • Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

Aqui, valem as mesmas dicas para a data internacional em abril e o Dia do Leitor.

  • Dia das Bruxas (Halloween): 31 de outubro

O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos, no entanto, com criatividade, a temática pode ser explorada pelos demais segmentos com bom humor e referências da cultura pop.

NOVEMBRO

  • Finados: 02 de novembro

Feriado nacional.

  • Proclamação da República: 15 de novembro

Feriado nacional.

  • Black Friday: 28 de novembro

A principal data do comércio eletrônico, nos últimos três anos vem crescendo ano a ano e promete trazer resultados ainda maiores em 2024. Se planeje com antecedência!

DEZEMBRO

  • Cyber Monday: 01 de dezembro

Primeira segunda-feira após a Black Friday também está cada vez mais popular no Brasil. Ótima oportunidade de queima de estoque, descontos maiores ou oferta em produtos diferentes da Black Friday.

  • Início do verão: 21 de dezembro

Ótimo momento para investir em campanhas de lazer e turismo, com moda praia, esporte, e produtos relacionados a viagens. Os e-commerces de Moda e acessórios podem fazer as mudanças de coleções e queimar o estoque das coleções passadas.

  • Natal: 25 de dezembro

É aqui que você vai precisar trabalhar muito bem a comunicação e se destacar dos concorrentes. Tematizar a loja, redes sociais e sua comunicação é indispensável.

  • Reveillon: 31 de dezembro

Último dia de 2025, utilize postagens e campanhas de agradecimentos que enfatizem a importância do cliente no ano que se encerra e no novo ano!

 

Tenha um calendário do e-commerce na íntegra para te ajudar!

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