Trabalhe a comunicação visual e gere engajamento na sua marca

Trabalhe a comunicação visual e gere engajamento na sua marca

A comunicação visual é um fator essencial para que um comércio gere impacto nos seus visitantes. Isso porque, em alguns casos, esse elemento chama mais atenção do que os textos, por exemplo. Sendo assim, é importante estar atento para essa questão. Não se pode esquecer que os elementos visuais também são encarregados de transmitirem informações, por isso, eles devem ser pensados de acordo com os objetivos que se quer atingir. Portanto, todos os elementos que compõem a produção têm um papel importante para impactar o usuário. Por isso, esses elementos afetam as estratégias adotadas, os relacionamentos construídos e a imagem do estabelecimento comercial. 

Qual a importância da comunicação visual?

No contexto em que grande parte da população é usuária ativa de redes sociais, percebe-se que a comunicação visual ganhou mais importância por ser usada, principalmente, para as publicações nessas plataformas.

Assim, esse elemento é importante porque apresenta algumas características como:

  • Comunicação simples e acessível;
  • Chama a atenção;
  • Bom para as redes sociais;
  • Gera impacto.

Sendo assim, esse é um modo de fazer uma comunicação simples e acessível, isso porque, em alguns casos, os usuários não apreciam longos textos, então usando esse elemento você transmite o que precisa em um outro formato. Com uma passada de olho é possível que as pessoas entendam a sua mensagem, ou seja, o seu conteúdo fica mais acessível e mais entendível para todos os públicos. Ademais, a linguagem é outro fator que facilita essa interatividade.

Além disso, essa comunicação também chama a atenção, os elementos combinados com as cores certas atraem os olhares, além de conseguirem passar emoções, que talvez com textos não fosse possível. Se o estabelecimento está nas redes sociais, esse tipo de comunicação o favorece, isso porque, como já dissemos, produções desse tipo são mais valorizadas nessas plataformas pelos seguidores.

Portanto, isso gera impacto, afinal, uma imagem dependendo do conteúdo permite uma reflexão no indivíduo, por exemplo. Para um comércio isso é bom, pois afeta positivamente o seu engajamento.  Uma empresa de sistema de controle de acesso, por exemplo, deve usar esse formato de comunicação para que o seu público consuma informação de um outro modo e seja impactado de outra maneira mais objetiva.

Por fim, uma boa comunicação visual contribui para o fortalecimento da marca e para a construção da imagem daquele estabelecimento, gerando credibilidade e confiança para aqueles que consomem o serviço. 

Conheça os tipos de comunicação visual

Existem alguns formatos à disposição do mercado, assim é possível utilizar esse tipo de comunicação em suas técnicas. Sendo os principais tipos:

1 – Imagem

O mais famoso tipo, sendo muito conhecido e usado é o das imagens. Esse formato pode ser uma foto ou ilustração, sendo que ele ajuda a compor a informação que deseja ser passada, com o auxílio do texto. Além disso, é o formato mais usado nas redes sociais. 

É ótimo para lojas que desejam divulgar seus produtos e podem exemplificar isso para o público com esse recurso. É possível apostar no uso de várias fotos e ângulos que ajudam para que o visitante conheça a mercadoria. Sendo assim, uma empresa de sinalização de segurança, por exemplo, pode usar esse recurso para exemplificar seus produtos e mostrar o seu funcionamento para os seus usuários. 

2 – Vídeos

Esse formato tem uma ótima aceitação do público, porque toda a comunicação é passada sem que o usuário faça muito esforço, por exemplo, ele não vai precisar ler nada. Logo, ele consome toda a informação por meio de imagens e de um texto que é falado. 

Além disso, é uma forma de conseguir trazer mais envolvimento do público, que se sente bastante atraído por esse formato. 

Fora que com esse formato, é possível que as lojas ilustrem as suas mercadorias em funcionamento, tirem possíveis dúvidas e melhorem a interação com os internautas, além de ter diversas formas criativas para divulgar. 

Sendo assim, uma loja de etiquetas adesivas personalizadas pode usar esse recurso como forma de interagir com os seus visitantes, além de conseguir apresentar as suas mercadorias de um jeito diferente. 

3 – Infográficos

Imagens mescladas com dados e textos são bastante usadas pelos editoriais jornalísticos, que em um só formato conseguem explicar uma situação com dados.  Sendo assim, os infográficos são muito utilizados para complementar textos, em geral.

4 – GIFS

Essas animações são usadas para trazer humor para a publicação ou para ilustrar algo. Em geral, gera muita repercussão e motiva os usuários a se envolverem com a postagem.  Porém, os GIFS devem ser usados no momento certo e devem ter relação com o comércio, principalmente para não afastar o público. 

5 – Memes

Bastante utilizados pelos usuários da web, esse é um recurso de humor que traz alívio cômico para a publicação. Também possui alto nível de engajamento e deve ser usado de modo adequado e no tempo certo.  Isso porque esse recurso tem prazo de validade, todos os dias surgem memes novos, então, o recurso deve ser usado com inteligência e somente caso ele se encaixe no seu planejamento. 

Veja como fazer uma boa comunicação visual

Já sabemos os tipos e a importância, então saiba agora como construir uma comunicação visual de forma apropriada para o seu estabelecimento comercial. 

Conheça bem o seu público

Antes de começar a construção da sua comunicação visual, você precisa conhecer quem são as pessoas que você atinge, isso porque se você tiver um público jovem, a comunicação vai ser de um jeito, se forem pessoas mais velhas vai ser de outro. Isso vai mudar a forma como os textos são escritos, as imagens que são usadas e tudo o que é construído no planejamento, por isso antes de serem elaborados devem ser pensados. Desse modo, uma empresa de paisagismo deve, antes de iniciar os seus métodos, conhecer os indivíduos com os quais ela se comunica. 

Cuidado com os excessos

É fato que as imagens chamam a atenção, mas esses recursos devem ser usados de modo equilibrado, pois os excessos geram poluição visual e prejudicam a transmissão da mensagem, que pode não ser compreendida pelo público. Por isso, use somente o necessário para que a produção seja adequada. Assim, um coaching de carreira deve tomar cuidado com os elementos que insere na sua comunicação visual, principalmente, para que não espante o público. 

Conte com a ajuda de um especialista

Trabalhar com esse tipo de comunicação exige muito estudo, por exemplo, existem cores que chamam mais atenção do que outras, e saber tudo isso é complicado para quem não é da área, por isso, procure um profissional que entenda a função. Suas peças vão sair com muito mais qualidade e vão ser elaboradas por alguém que compreende o público e produz algo pensando no engajamento e no impacto que isso traz para a marca. Nesse sentido, uma empresa de sistema de gestão empresarial deve ter um especialista que cuide da sua comunicação visual e melhore a imagem da marca como um todo.  

Escolha cor, fonte e estilo

Esses três elementos ajudam as pessoas a identificarem somente com uma imagem que a publicação pertence ao seu estabelecimento. Logo, defina esses elementos para que eles estejam presentes visualmente na sua marca. Tudo deve ser feito pensando no seu público, já com as cores é interessante pesquisar o que elas transmitem e escolher aquelas que combinam entre si e tenham relação com o seu comércio. Nesse sentido, uma empresa de camisetas promocionais deve pensar nesses elementos na construção da sua identidade, para que tudo seja feito pensando em impactar os seus usuários. 

Tenha um logotipo

O logotipo é a imagem que ajuda a identificar a sua empresa, só de olhar as pessoas precisam saber que se trata do seu estabelecimento, logo, ele é único e diferente dos outros. Assim, você pode usar ele nas suas produções, um exemplo é colocá-lo em uma imagem que você divulga na internet. Portanto, uma empresa que desenvolve pesquisas de clima organizacional deve criar um logotipo para ser reconhecida no mercado. 

Teste em diversos materiais

Ao criar a sua identidade visual não pense que ela vai ser usada apenas na internet, ela também vai ser usada em lugares físicos como impressões, paredes, placas e tudo o que for preciso que seja identificado com a sua imagem. Por isso, ao construir esse elemento, é preciso que você pense, por exemplo, se a letra escolhida fica legível em impressões. Sua identidade vai ser usada nos mais diversos materiais, por isso, os elementos devem ser escolhidos levando isso em consideração. Portanto, a comunicação visual contribui para que um estabelecimento seja reconhecido pelo povo, além de ajudar na construção da imagem e no fortalecimento da marca. Assim, é essencial que empresas utilizem esse recurso para se comunicarem com o seu público. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar