7 dicas para fazer a primeira venda online

7 dicas para fazer a primeira venda online

 

Depois da criação da sua loja virtual, a primeira venda online é o grande marco de sucesso. Muitas pessoas acreditam que ela acontece da noite para o dia ou sem nenhum esforço, só que não é bem assim. Segundo a Big Data Corp, em 2019 o Brasil tinha 930 mil lojas virtuais, além disso, só no primeiro semestre de 2020 mais de 135 mil novas lojas virtuais foram criadas. O que vai fazer com que você se destaque em meio a tantas opções? O que vai despertar vontade em um consumidor para que ele abra a sua loja e finalize uma compra? Depois das primeiras vendas, você provavelmente saberá! Mas enquanto isso não acontece, temos 7 dicas para que a sua primeira venda online chegue o mais rápido possível!

1 – Configure sua loja para a primeira venda

Opções de pagamento, formas de envio, cadastros de produtos completos com preços, opções de parcelamento e selos de segurança… todas essas informações são primordiais para que a sua primeira venda online aconteça. Ter elas atualizadas e corretas, sem nenhuma ambiguidade, fará com que o seu público tenha mais confiança na sua loja! Faça um checklist, teste e revise tudo o que precisa estar configurado para que você venda seus produtos e mantenha essa rotina sempre!

2 – Esteja atento aos detalhes

Quando você entra em uma loja, o que te faz comprar um produto além do que você vê? As informações que o vendedor te passa, correto? Por isso é muito importante que as descrições dos produtos da sua loja virtual estejam bem detalhadas, com tamanhos e dimensões, cores, tipos de materiais e formas de entrega. Essas informações, na maioria dos casos, é o que faz um cliente escolher a sua loja virtual (ou não). Além de evitar compras por engano, pois com as informações claras o cliente está ciente sobre o que está adquirindo. Por isso, invista um tempo para revisar as informações dos seus produtos!

3 – Produza boas fotos e vídeos

Sim, isso faz total diferença. Muitas lojas virtuais não vendem por falta de cuidado com as fotos dos produtos. Não é preciso gastar muito para ter boas fotos, basta ter uma boa iluminação – que pode ser natural –, um fundo que não atrapalhe na visibilidade do produto e uma câmera com boa resolução, o que é encontrado na maioria dos celulares atualmente. Uma boa dica é você pegar referências de fotos de lojas do mesmo segmento que o seu e tentar reproduzi-las com seu produto. Assim, você começa a aprender qual a melhor forma de capturá-los. É importante lembrar que as fotos precisam ter boa qualidade, mas não devem ser arquivos grandes! Por isso, antes de colocá-las na sua loja, você precisa comprimi-las. Se você quiser dicas de como fazer isso, basta acessar esse post aqui onde falamos sobre a compressão de imagens.

Os vídeos também são muito importantes, seja para você apresentar melhor o seu produto ou para criar conteúdo de isca. Existem diversas possibilidades para você trabalhar e atrair atenção do público para a qualidade e do diferencial do produto. Para que seja uma estratégia efetiva, assim como as fotos, você deve se atentar aos detalhes de produção como: sim, iluminação e edição!

4 – Faça um review ou um publipost do seu produto

Agora que a sua loja está montada e pronta, o que vai fazer ela vender é o tráfego de clientes. Essa é uma parte bem complexa e os influenciadores digitais além de terem uma grande audiência, são ótimas apostas para  conseguir a primeira conversão na internet. Eles já são vistos como autoridade pelas pessoas que seguem eles e isso te ajudará a passar mais confiança para os seus seguidores e possíveis consumidores ao  indicar sua loja. Como eles têm muita proximidade com o público a opinião deles sobre um certo produto pode gerar muitas vendas. Para essa parceria ser assertiva é necessário que você procure um influenciador que tenha a ver com o seu produto e com o seu público alvo! E você pode optar por duas formas:

o review, que é quando você envia para que seja feito um teste e caso o influenciador goste, vai ser publicado. Muitas vezes essa é a opção mais em conta ou para alguns é gratuito. Além do valor do produto, você terá que investir também no envio dele.

publipost, que é quando o influenciador publica sobre o seu produto, com instruções dadas e essa publicação tem um viés de propaganda e mais produzido. Nesse caso, o investimento é maior porém, com um direcionamento mais assertivo.

Essa estratégia pode vir acompanhada de uma estratégia de lançamento com desconto ou frete grátis, por exemplo. Use a sua criatividade, e para escolher bem o influenciador e o público alvo confira o nosso artigo sobre marketing de influência!

5 – Divulgue online e off-line

A divulgação nas redes sociais é o primeiro ponto que você deve se preocupar depois de configurar sua loja virtual! Procure ter visibilidade e crie conteúdo de relevância nos seus perfis para conquistar mais clientes. É necessário muito planejamento e interação com o público para que dê certo!

Caso você possua outros canais de vendas ou tenha uma base de e-mails, o envio de e-mail marketing pode ser uma ótima opção para divulgar sua loja e trazer mais visitantes.

Além das redes sociais as estratégias off-line também podem ser uma ótima opção, crie cartão de visitas, brindes personalizáveis e esteja presente em eventos do seu segmento para fazer networking, ter mais visibilidade e divulgar diretamente para o seu público final! A estratégia de e-mail marketing também pode ser utilizada, como estamos falando da primeira venda online, só faz sentido para os lojistas que já possuem outros canais de venda e consequentemente já possuem uma base de e-mails.

Caso você queira saber mais, temos um post especial com dicas para divulgar a sua loja virtual e ele pode ser acessado aqui.

6 – Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos trazem resultado a curto prazo e são perfeitos para atrair clientes para a sua loja. Ao fazer anúncios, é possível fazer com que o seu conteúdo apareça em destaque para os usuários de imediato, convidando-os para comprar seu produto. As imagens que serão utilizadas fazem muita diferença nos anúncios pagos principalmente no instagram e facebook. Estima-se que 80% da taxa de clique em um anúncio é influenciado pela imagem que foi utilizada. Esse tipo de investimento te dá a abertura para segmentar o seu público de maneira assertiva, fazendo com que você apareça para quem tem mais chance ou interesse direto na compra do seu produto.

Antes de começar a estratégia de anúncios, tenha certeza que a sua loja virtual está integrada com o facebook e instagram. Assim, os visitantes poderão navegar pelos produtos da sua loja através da plataforma Shopping.  Não sabe como fazer? Nós te explicamos o passo a passo nesse post aqui.

7 – Venda em múltiplos canais

Seja integrando sua loja virtual com o instagram e facebook ou colocando seu produto em algum marketplace, a venda em múltiplos canais para iniciar as vendas é uma excelente estratégia. Nesses dois casos, você tem um grande público presente e é uma ótima maneira de inserir a sua marca para que ela se torne conhecida. Nos marketplaces você pode criar o perfil com o nome da sua loja virtual e colocar o endereço dela, e no caso instagram e facebook você pode criar anúncios que levam diretamente ao site da sua loja.

Saiba mais sobre como integrar sua loja na Oruc com o Facebook e instagram Shopping clicando aqui. Aos poucos, você vai conquistando mais visitas e em pouco tempo as pessoas já estarão entrando diretamente na sua loja virtual. Além disso, na Oruc é possível automatizar o controle de estoque, preço e das vendas tudo em um só canal através das nossas integrações nativas.

Fazer a primeira venda online não é um caminho fácil!

Nós prometemos que essas sete dicas vão te ajudar a deixar esse caminho mais fácil. Porém, é necessário ter muita persistência e confiança no seu produto para que o seu negócio dê certo. A Netshoes precisou de três meses para ter a sua primeira venda online, e isso não impediu que ela se tornasse uma das maiores lojas virtuais do país. Misture as estratégias, seja criativo e busque se destacar pela qualidade e originalidade do seu produto… esse sempre será o melhor caminho para vender qualquer produto!

E lembre-se: ter uma plataforma de e-commerce robusta, que consiga integrar com diversos canais, é um grande diferencial na hora de fazer a primeira venda online. Então, se você não é cliente Oruc, teste grátis por 15 dias e entenda porque estamos entre as dez melhores plataformas de e-commerce do Brasil.

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