7 dicas para fazer a primeira venda na sua loja virtual

7 dicas para fazer a primeira venda na sua loja virtual

7 Dicas para fazer a primeira venda na sua loja virtual

Depois da criação da sua loja virtual, a primeira venda é o grande marco de sucesso. Muitas pessoas acreditam que ela acontece da noite para o dia ou sem nenhum esforço, só que não é bem assim. Segundo a Big Data Corp, no Brasil existem 930 mil lojas virtuais. O que vai fazer com que você se destaque e um cliente abra a sua loja e finalize a compra? Depois das primeiras vendas, você provavelmente saberá! Mas enquanto isso não acontece, temos 6 dicas para que a sua primeira venda chegue o mais rápido possível!

1 – Configure sua loja para a primeira venda

Opções de pagamento, formas de envio, cadastros de produtos completos com preços, opções de parcelamento e selos de segurança… todas essas informações são primordiais para que a sua primeira venda aconteça. Ter elas atualizadas e corretas, sem nenhuma ambiguidade, fará com que o seu público tenha mais confiança na sua loja! Faça um checklist, teste e revise tudo o que precisa estar configurado para que você venda seus produtos e mantenha essa rotina sempre!

2 – Esteja atento aos detalhes

Quando você entra em uma loja, o que te faz comprar um produto além do que você vê? As informações que o vendedor te passa, correto? Por isso é muito importante que as descrições dos produtos da sua loja virtual estejam bem detalhadas, com tamanhos e dimensões, cores, tipos de materiais e como será entregue. Essas informações, na maioria dos casos, é o que faz um cliente escolher a sua loja virtual (ou não). Além de evitar compras enganosas, pois o cliente está ciente sobre o que está adquirindo de fato. Invista um tempo para revisar as informações dos seus produtos!

3 – Produza boas fotos e vídeos

Sim, isso faz total diferença. Muitas lojas virtuais não vendem por falta de cuidado com as fotos dos produtos. Não é preciso gastar muito para ter boas fotos, basta ter uma boa iluminação – que pode ser natural –, um fundo que não atrapalhe na visibilidade do produto e uma câmera com boa resolução, o que é encontrado na maioria dos celulares atualmente. Uma boa dica é você pegar referências de fotos de lojas do mesmo segmento que o seu e tentar reproduzi-las com seu produto. Assim, você começa a aprender qual a melhor forma de capturá-los! E é importante lembrar que as fotos precisam ter boa qualidade, mas não devem ser arquivos grandes! Por isso, antes de colocá-las na sua loja, você precisa comprimi-las, se você quiser dicas de como fazer isso, pode acessar nesse post aqui.

Os vídeos também são muito importantes, seja para você apresentar melhor o seu produto ou para criar conteúdo de isca. Existem diversas possibilidades para você trabalhar e atrair atenção do público para a qualidade e do diferencial do produto. Para que seja uma estratégia efetiva, assim como as fotos, você deve se atentar aos detalhes de produção como: sim, iluminação e edição!

4 – Faça um review ou um publipost do seu produto

Agora que sua loja está montada e pronta, o que vai fazer ela vender é o tráfego de clientes. Essa é uma parte bem complexa e os influenciadores digitais além de terem uma grande audiência, são ótimas apostas para você fazer sua primeira conversão na internet. Eles já são vistos como autoridade pelas pessoas que seguem eles e isso te ajudará a passar mais confiança para os seus seguidores e possíveis consumidores ao  indicar sua loja. Como eles têm muita proximidade com o público a opinião deles sobre um certo produto pode gerar muitas vendas. Para essa parceria ser assertiva é necessário que você procure um influenciador que tenha a ver com o seu produto e com o seu público alvo! E você pode optar por duas formas:

o review, que é quando você envia para que seja feito um teste e caso o influenciador goste, vai ser publicado. Muitas vezes essa é a opção mais em conta ou para alguns é gratuito. Além do valor do produto, você terá que investir também no envio dele.

publipost, que é quando o influenciador publica sobre o seu produto, com instruções dadas e essa publicação tem um viés de propaganda e mais produzido. Nesse caso, o investimento é maior porém, com um direcionamento mais assertivo.
Essa estratégia pode vir acompanhada de uma estratégia de lançamento com desconto ou frete grátis, por exemplo. Use a sua criatividade, escolha bem o influenciador e o público alvo!

5 – Divulgue online e off-line

A divulgação nas redes sociais é o primeiro ponto que você deve se preocupar depois de configurar sua loja virtual! Procure ter visibilidade e crie conteúdo de relevância nos seus perfis para conquistar mais clientes. É necessário muito planejamento e interação com o público para que dê certo!

Caso você possua outros canais de vendas ou tenha uma base de e-mails, o envio de e-mail marketing pode ser uma ótima opção para divulgar sua loja e trazer mais visitantes.

Além das redes sociais as estratégias off-line também podem ser uma ótima opção, crie cartão de visitas, brindes personalizáveis e esteja presente em eventos do seu segmento para fazer networking, ter mais visibilidade e divulgar diretamente para o seu público final! Podemos falar aqui também sobre a ferramenta de e-mail marketing que temos, logicamente lembrando que como é primeira venda seria somente para lojistas que já possuem outros canais de venda e consequentemente uma base de e-mails.

Caso você queira saber mais, temos um post especial com dicas para divulgar a sua loja virtual e ele pode ser acessado aqui.

6 – Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos trazem resultado a curto prazo e são perfeitos para atrair clientes para a sua loja. Ao fazer anúncios, é possível fazer com que o seu conteúdo apareça em destaque para os usuários de imediato, convidando-os para comprar seu produto. As imagens que serão utilizadas fazem muita diferença nos anúncios pagos principalmente no instagram e facebook. Estima-se que 80% da taxa de clique em um anúncio é influenciado pela imagem que foi utilizada. Esse tipo de investimento te dá a abertura para segmentar o seu público de maneira assertiva, fazendo com que você apareça para quem tem mais chance ou interesse direto na compra do seu produto.

Não sabe como fazer? Nós te damos todos os detalhes nesse post aqui.

7 – Venda em múltiplos canais

Seja integrando sua loja virtual com o instagram e facebook ou colocando seu produto em algum marketplace, a venda em múltiplos canais para iniciar as vendas é uma excelente estratégia. Nesses dois casos, você tem um grande público presente e é uma ótima maneira de inserir a sua marca para que ela se torne conhecida. Nos marketplaces você pode criar o perfil com o nome da sua loja virtual e colocar o endereço dela, e no caso instagram e facebook você pode criar anúncios que levam diretamente ao site da sua loja.

Saiba mais sobre como integrar sua loja na Oruc com o Facebook e instagram Shopping clicando aqui. Aos poucos, você vai conquistando mais visitas e em pouco tempo as pessoas já estarão entrando diretamente na sua loja virtual. Além disso, na Oruc é possível automatizar o controle de estoque, preço e das vendas tudo em um só canal através das nossas integrações nativas.

Não é um caminho fácil fazer a primeira venda em uma loja virtual! E essas sete dicas vão te ajudar a deixar esse caminho mais fácil. Porém, é necessário que você tenha muita persistência e confiança no seu produto para que o seu negócio dê certo. A Netshoes precisou de três meses para ter a sua primeira venda, e isso não impediu que ela se tornasse uma das maiores lojas virtuais do país. Misture as estratégias, seja criativo e busque se destacar pela qualidade e originalidade do seu produto… esse sempre será o melhor caminho para vender qualquer produto!

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