6 dicas para divulgar a sua loja virtual

6 dicas para divulgar a sua loja virtual

6 dicas para divulgar a sua loja virtual

Segundo o portal E-commerce Brasil, em 2014, o tempo médio de existência de um e-commerce no Brasil era de três meses. Muitos empreendedores criam sua loja virtual com a expectativa de que o retorno será rápido e na prática não é assim. Por trás de todo resultado positivo das vendas existe uma estratégia de divulgação bem feita de médio a longo prazo.  É necessário muita dedicação, trabalho e acompanhamento para fazer com que você se destaque no mundo virtual e consiga se manter com resultados escaláveis. Se você quer mudar a sua realidade, pegue o papel e caneta e anote as dicas que temos para te dar de como divulgar sua loja virtual!

1 – Otimize o uso das suas redes sociais.

91,3% dos internautas acessam suas redes sociais diariamente e 38,3% deles, em média, passam mais de 4 horas por dia navegando nas redes. O que isso significa? Não basta estar presente nas redes sociais, é necessário criar conteúdo com frequência. Hoje o Instagram e o Facebook, que são as mais utilizadas, têm algoritmos que dão mais destaque aos perfis com maior engajamento e conteúdo autoral. Planeje seu conteúdo, interaja com os seus seguidores, incentive o compartilhamento do conteúdo e tenha constância nas publicações. Assim, o seu público te ajudará, de forma orgânica, a ganhar mais espaço nas redes sociais.

Outra coisa importante é ter a opção de vender e colocar seus produtos à disposição para o público nas Redes Sociais. Com a chegada do Instagram Shopping e Facebook Shopping, você consegue deixar os seus possíveis clientes bem próximos da compra. Se você tem uma loja virtual na Oruc, você consegue gerenciar de forma automatizada essas duas plataformas na aba de integrações. O que deixa tudo mais fácil! Caso você não conheça ou não saiba como fazer, entenda lendo esse post aqui.

E se você quiser saber mais sobre como otimizar o uso das redes sociais da sua loja virtual, você pode conferir mais informações no nosso artigo sobre esse assunto.

 2 – Marketing de conteúdo

O seu perfil nas redes sociais não é só um portfólio dos seus produtos. É possível que seus seguidores estejam engajados com conteúdos interessantes. O marketing de conteúdo funciona assim: a partir de conteúdos de alto valor para a audiência, você atrai e ajuda o seu público de alguma forma. Pode ser esclarecendo dúvidas ou ajudando a utilizar o seu produto… o importante é que com esse conteúdo você se torna autoridade no assunto e no produto que oferece. E quem tem autoridade na internet, tem confiança! Ter a confiança do público vai fazer com que você gere cada vez mais vendas!

Uma dica interessante aqui é trabalhar com apresentação completa do produto, falando de detalhes e aproveitando este conteúdo para incorporar na loja virtual e aumentar as conversões. No entanto, nem todos os produtos irão demandar este tipo de apresentação mais aprofundada ou completa. Escolha os produtos mais estratégicos ou os que são mais complexos e que demandam uma apresentação mais aprofundada. Gere conteúdo a partir disso, será uma ótima oportunidade divulgar sua loja virtual! Fizemos um artigo para te ajudar nesse assunto e você pode ler ele clicando aqui.

3 – Utilize newsletter, campanhas de e-mail marketing

Hoje, 76,7% das empresas utilizam a estratégia de e-mail marketing e 50,9% delas utilizam para oferecer produtos ao consumidor final. Portanto, enviar e-mails marketing com conteúdo referente a seus produtos e assuntos relacionados, é uma ótima alternativa para criar uma relação mais pessoal e gerar um maior interesse de compra por parte dos usuários que se cadastraram na sua loja ou quiseram receber novidades por e-mail.

Ter uma plataforma que te ajuda no envio desses e-mails é essencial para que você consiga ter assertividade nas suas estratégias. A Oruc disponibiliza uma ferramenta de criação e disparo de e-mail, que está inclusa em todos os planos, para que você tenha controle sobre esse contato e possa fazer ele acontecer de maneira mais prática! Saiba mais!

4 – Se entregue ao marketing de influência

Os influenciadores digitais são uma fonte extensa de tráfego e possíveis clientes para a sua marca. Como transmitem confiança para o público, suas indicações costumam ser ouvidas com maior facilidade. Sendo assim, procure um influenciador digital que tenha a ver com a sua marca e faça com que a sua loja virtual apareça para milhares de pessoas! Esse contato pode ser feito para uma publicação paga ou até mesmo para uma divulgação gratuita caso você envie uma amostra do seu produto e ele divulgue de forma espontânea! Já existem sites que fazem a intermediação entre lojista e influenciador mas você também pode fazer o contato e negociação diretamente!

5 – SEO

A Otimização para os Mecanismos de Busca (SEO) é um conjunto de estratégias que otimizam a sua loja virtual e fazem com que ela fique bem ranqueado nas pesquisas orgânicas (gratuitas) do Google. Por isso é muito importante que a sua loja esteja configurada e com o sitemap atualizado e indexado nos mecanismos de busca. De acordo com o estudo feito pela Internet Marketing Ninjas, o primeiro lugar nas buscas do Google recebe 2x mais cliques do que o segundo. Enquanto isso, os outros possuem menos de 7% dos cliques.

Na Oruc você tem a chance de gerar o sitemap na plataforma de maneira bem simples para indexar ao Google. Caso você não saiba o que é sitemap e como funciona o processo, nós explicamos de maneira bem simples nesse post aqui.

6 – Invista em anúncios pagos

O SEO é uma forma de deixar o seu negócio visível para as pessoas de maneira orgânica, mas o resultado costuma ser de médio e longo prazo. Os anúncios pagos, por outro lado, trazem resultado imediato e são perfeitos para atrair clientes e divulgar sua loja virtual. Ao fazer anúncios, é possível fazer com que o seu conteúdo apareça em destaque para os usuários de imediato, convidando-os para comprar seu produto. Isso pode ser feito tanto em redes sociais quanto em mecanismos de busca, como o Google.

Cada plataforma tem seu processo de criação mas não é difícil: basta definir seu público ou palavra-chave, definir o valor que quer investir e criar o material. O interessante dos anúncios pagos na internet é que, em vez de atirar para todos os lados, é possível segmentar o seu público de forma assertiva. Assim, você poupa o seu dinheiro e fala com pessoas que realmente podem (e querem) comprar o seu produto.

Existem diversas integrações com ferramentas de marketing na Oruc, como Facebook, Instagram e Google Shopping. Assim, você consegue gerenciar tudo por uma plataforma só. Veja todas as possibilidades clicando aqui.

Tudo anotado? Agora é colocar a mão na massa! Execute cada dica e estipule metas para acompanhar o seu desenvolvimento. Divulgar sua loja virtual, pode ser fácil mas está longe de ser uma tarefa simples! Tenha muita disciplina e não desanime: esse trabalho que abrirá as portas para o aumento das suas vendas!

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