SEO para loja virtual: como ter uma boa posição no Google

SEO para loja virtual: como ter uma boa posição no Google

Em um cenário cada vez mais competitivo, não basta só criar uma loja virtual e inserir produtos para que ela consiga uma boa posição no Google e atraia novos visitantes. Para ter um bom tráfego e pessoas conhecendo seus produtos, você precisa entender como funciona o SEO para loja virtual.

Afinal, o que é SEO?

SEO é uma abreviação de Seach Engine Optimization, que pode ser facilmente traduzida como Otimização Para os Mecanismos de Busca. Essa otimização, ou trabalho de SEO, é muito importante para que sua loja virtual consiga uma boa posição nas pesquisas do Google de forma orgânica.

Muito utilizado nos últimos anos, o SEO envolve um conjunto de estratégias e melhorias de textos e sites, que ajuda os algoritmos do Google a “escanear” melhor os dados do seu site. Falando em termos técnicos são as estratégias de SEO que vão entregar um bom rastreamento, indexação e posição nas pesquisas que serão feitas pelos seus possíveis clientes.

O mais interessante é que o próprio Google fornece essas “dicas” e instruções de melhoria para que os empreendedores possam aplicá-las e ter bons resultados. Você otimiza a sua loja virtual, o Google encontra as informações de maneira mais fácil e os dois saem ganhando.

Qual a importância do SEO para loja virtual?

É um erro bem comum achar que o SEO serve apenas para atrair novos clientes para comprar. Isso é apenas um dos objetivos. As melhorias visam ajudar qualquer negócio a ter mais visibilidade a longo prazo.  Como o Google está cada vez mais exigente, colocando critérios que exigem bastante atenção e planejamento, aparecer na primeira página de uma pesquisa se tornou algo importante. Além de entregar muita credibilidade para a marca. E quando estamos falando das lojas virtuais, entregar credibilidade na primeira impressão é sinônimo de um passo à frente na venda.

O SEO pode ajudar a sua loja a encontrar visitantes bem qualificados e com um grande potencial de conversão. Além disso, os visitantes e clientes também são beneficiados com o SEO, uma vez que, o foco principal dele nos últimos anos tem sido entregar uma boa experiência ao consumidor.

Uma vez que você vende online ou pretende começar a vender, precisa entender como funcionam essas melhorias e, depois de entender, coloca-las em prática. Nesse artigo você encontra as principais dicas de como aplicar o SEO para loja virtual.

Pesquise sobre as palavras-chave do seu segmento

As palavras-chave, ou keywords, são palavras que resumem os temas principais de uma página, texto ou produto. Elas que identificam os pontos importantes para servir de referência a pesquisas. Ou seja, essas palavras são os termos que as pessoas escrevem quando buscam algo no Google.

Existem ferramentas gratuitas para te ajudar a entender quais são as melhores palavras-chave e qual a relevância delas, na maioria das vezes com dados atualizados em tempo real.

Uma delas é o Keyword Planner, ferramenta para quem utiliza o Google Ads. Lá você consegue ver a relevância e encontrar as palavras-chave certas para alcançar os clientes certos. É uma análise bem direcionada para anúncios e mais complexa. Com uma conta no Google Ads, você consegue fazer a consulta.

Além disso, existe também o Google Trends. Essa, sem necessidade de cadastro, te mostra a relevância dos termos e te possibilita fazer comparações entre palavras-chave. Com gráficos intuitivos e separação por regiões, assuntos relacionados e relevância, o Google Trends é uma ótima opção para quem está iniciando!

Compare palavras-chave mais usadas para um mesmo produto

Quando se está num mercado muito competitivo, com grandes players e onde a barreira de entrada para a primeira página de busca do Google é muito alta, uma estratégia interessante é buscar por palavras-chave relevantes, mas que não sejam as mais disputadas do setor/segmento.

Um exemplo: você trabalha com móveis para casa, pesquisa por Guarda-Roupas e verifica que o volume de pesquisa é basicamente todo voltado a esta palavra chave. Porém, ao consultar a palavra-chave “Roupeiro” você percebe que apesar de ter menos pesquisas é uma palavra chave relevante, isto é, possui um volume e mercado interessante.

Sendo assim, a palavra “Roupeiro” por ter uma concorrência muito menor do que a palavra-chave Guarda-Roupas, talvez seja a mais interessante para uma estratégia de SEO. Tudo isso porque pela menor concorrência, você tem mais chances de conseguir uma boa posição nas pesquisas orgânicas.

Trabalhe o SEO on-page da sua loja virtual

As otimizações ‘on-page’ são aplicadas nas páginas de um site, como título, descrição, imagens e conteúdo. Essas melhorias enviam fortes sinais de um conteúdo relevante e de qualidade aos mecanismos de pesquisa. Você precisa encontrar as melhores palavras-chave e ferramentas da plataforma da sua loja virtual que possuam potencial de alavancar esses resultados orgânicos.

Dentro das otimizações on-page estão as meta tags, que são estruturas textuais no HTML do seu site que, de acordo com os requisitos de SEO, ajudarão o Google a entender melhor o conteúdo da sua loja virtual. Essas meta tags, aqui podemos citar a tag title, a meta tag description e a meta tag keywords, que vão organizar a estrutura do link do seu conteúdo que vai aparecer na página de pesquisa.

O que são?

 

SEO para loja virtual

 

Tag Title: É o título que aparecerá nos buscadores, ele deve conter até 60 caracteres.
Meta Tag Descritipion: É o resumo do conteúdo da página em até 160 caracteres.
Meta tag Keywords: São as palavras chaves principais do site, que devem ser inseridas separadas por vírgula.

Além de colocar as palavras do seu segmento, você também pode inserir marcas e modelos. Esses dados, são os primeiros passos para ter uma otimização de sucesso. Podemos dizer que eles são ‘a porta de entrada’ para conseguir os primeiros acessos através de uma pesquisa orgânica.

Para clientes Oruc, essa otimização é fácil e prática. Na página de cadastro produto, é possível colocar todas as informações textuais on-page de maneira prática e intuitiva. Sem necessidade de trabalhar com o código HTML.

 

SEO para loja virtual

As otimizações podem ser feitas tanto no cadastramento individual dos produtos, como também para as informações gerais da sua loja virtual. Basta acessar Configurações > Configurações Gerais > SEO. Veja:

 

SEO para loja virtual

 

É sempre bom incluir as palavras-chave mais relevantes, no título e meta descrição dos seus produtos.
Depois de fazer as pesquisas e entender a relevância dentro do seu segmento, você vai utilizar essas palavras-chave no SEO da sua loja virtual.

Exemplo: se temos muitas pesquisas com a palavra-chave “tênis para corrida” no cadastramento do seu produto você não vai colocar apenas “Tênis Modelo e Marca” na Meta Tag Title. O ideal é que você coloque como “Tênis para corrida Modelo e Marca”. Assim, os mecanismos de busca vão posicionar seu produto nessa pesquisa.

Utilize URL’s amigáveis

Uma URL na internet representa o endereço online da marca e é muito importante que, além da fácil memorização, ela seja amigável para os resultados de busca. E não há muito segredo nisso. Você já entrou em algum site em que o endereço é um amontoado de números e letras sem sentido? Pois é, essa URL provavelmente não era amigável.

Exemplo prático: se você tem uma página de produto que o título é “Tênis Para Corrida Couro – Frete Grátis”, sem a otimização do endereço, provavelmente a URL automática ficará assim de duas formas:

Adaptada ao título: sualoja.com.br/t%nis-para-corrida-couro-frete-gr%tis

Com caracteres gerados aleatoriamente: sualoja.com.br/produto/hgds$865Hkie965ds

Como ter URL amigáveis?

Além de grandes, essa URL não traz informações que podem ser pesquisadas além do título. Para melhorar isso, você pode alterar para que ela fique amigável e tenha mais chances de aparecer em pesquisas de termos relacionados. Como? Colocando o modelo do tênis, a marca ou alguma característica que possa ter destaque. Lembre-se sempre que o objetivo é simplificar o endereço. Veja exemplos de uma URL amigável nesse caso:

Foco na marca – sualoja.com.br/tenis-adidas-corrida

Com o modelo – sualoja.com.br/tenis-air-force

Característica que tem alta pesquisa – sualoja.com.br/tênis-adidas-vermelho

Caso você seja cliente Oruc, no cadastramento do produto o nosso sistema já gera automaticamente a URL com formato amigável e você ainda consegue fazer a alteração da URL que é gerada automaticamente para personalizá-la da forma que preferir. É só clicar no ícone de lápis, logo abaixo ao lado do endereço. Veja:

 

 

Otimize as fotos dos seus produtos

É necessário que você preste atenção nas imagens da sua loja virtual: elas não podem ser pesadas. Você precisa reduzir os tamanhos de cada arquivo, utilizando um compressor de imagens! É bem fácil e nós te explicamos nesse link aqui. Lembrando que além da compressão que fizer, a Oruc ainda irá tratar e comprimir as imagens da sua loja virtual visando o máximo de desempenho.

Outro ponto importante, que pode te ajudar muito, é a utilização da palavra-chave no título do arquivo que ainda está no seu computador. Antes de subir a imagem para a sua loja virtual, altere o nome das imagens. Quando você fizer o upload, o nome do arquivo online conterá o endereço da sua loja virtual e o nome do arquivo com a palavra-chave. Isso vai ajudar a melhorar sua posição nas pesquisas de imagens relacionadas ao seu segmento!

Tenha uma loja otimizada para o mobile

Segundo dados da Opinion Box, 85% dos brasileiros com smartphone compram online. E isso mostra uma tendência: é necessário que os sites sejam responsivos para atender essa demanda.

Além disso, é importante destacar que esse movimento não acontece só no Brasil, é mundial. Pensando na experiência do usuário, o Google prioriza no posicionamento sites que tenha visualização agradável e organizada em smartphones e tablets.

As lojas virtuais, em sua maioria, não se atentam para esse detalhe, achando que só a utilização de app’s seria a real solução. Na verdade, sua loja virtual só precisa estar hospedada em uma plataforma que seja responsiva ou o seu tema precisa ter essa adaptabilidade. Se você é cliente Oruc, pode ficar tranquilo! Sua loja virtual já está otimizada e é 100% responsiva.

Indexe o Sitemap da sua loja no Google

Hoje em dia o volume de sites é bem grande, milhares de conteúdos são indexados nos mecanismos diariamente. Todos os sites são indexados mas isso pode levar algum tempo. E para garantir que a indexação vai ocorrer de forma mais rápida, você pode utilizar o sitemap.

O sitemap é um arquivo ou documento de texto desenvolvido para facilitar o processo de indexação de páginas nos motores de busca. Nesse arquivo se encontra um ‘resumo’ de todas as páginas e links do seu site, ajudando os algoritmos a entendê-lo de uma forma melhor e mais rápida. Portanto, depois de todos os produtos cadastrados e as melhorias feitas, você precisa indexar o seu sitemap no Google.

Se você tem uma loja Oruc, o processo é bem mais prático e simples! Temos um tutorial para te explicar, para acessar é só clicar aqui.

Não se esqueça do SEO off page: o Link Building também é muito importante

Portanto, depois de todas as melhorias feitas na sua loja virtual, você terá um novo desafio: obter links que direcionam para a sua loja virtual. Um dos critérios mais importantes, hoje em dia, para o Google ranquear um site ou loja na primeira página são os backlinks.

Em resumo, ter backlinks nada mais é do que ter outros sites linkando o site ou produto da sua loja virtual. Os mecanismos de pesquisa entendem como relevante um site que tem muitos links direcionando para ele, mas não é somente como uma troca de links. É necessário ter links de qualidade e que também sejam direcionados de conteúdos bem construídos.

Como conseguir links?

Para conseguir bons links, as pessoas fazem campanhas de Link Buiding. É bem simples, faça uma lista de problemas que seu produto pode solucionar. Assim, essa lista vai ajudar você a encontrar palavras-chave que te levarão até os artigos que falam sobre a resolução desses problemas, e que, talvez, possam adicionar um link para o seu conteúdo.

Uma vez que você encontrou um conteúdo que seja bom para linkar sua loja virtual, entre em contato com quem fez o artigo e peça a indicação. Para entender um pouco mais sobre campanhas de Link Building e como conseguir backlinks, você pode acessar aqui.

Por fim, para saber quais os sites que estão direcionando links para a sua loja virtual você vai precisar de uma ferramenta. Algumas que podem te ajudar nisso são: Ahrefs, SEMrush, MajesticSEO, Moz e Google Search Console.

O resultado vem de médio a longo prazo

Como pode ser visto, o SEO para loja virtual pode ser feito com paciência e dedicação, mas inclui diferentes técnicas e estratégias, e isso, muitas vezes, pode ser um pouco demorado. Entender sobre esse assunto te ajuda a ter bons resultados no Google mas não existe otimização que faça o tráfego da sua loja virtual crescer do dia para a noite.

É necessário que, junto com essa otimização, você também tenha outras estratégias para fazer com que a sua loja tenha mais visitas. Por outro lado, além de estratégias pagas com o Google Ads e ferramentas de anúncios nas redes sociais, você também pode fazer ótimas campanhas orgânicas de marketing. Se quiser dicas, basta acessar aqui!

É cliente Oruc? Ótimo, você consegue fazer a otimização para SEO de maneira prática, acesse os vídeos de treinamento na plataforma e coloque a mão na massa!

Ainda não é cliente? Está esperando o que? Crie sua loja agora e já comece a vender com o pé direito!

 

Criar Loja Grátis

Compartilhar