Dicas para montar um bom layout para sua loja virtual

Dicas para montar um bom layout para sua loja virtual

Um bom layout pode fazer grande diferença para a sua loja!

Começar a vender online pensando apenas em preços competitivos e fornecedores de qualidade de nada vai adiantar se o ambiente de compra não for agradável. A experiência do usuário é um fator muito relevante para finalizar uma venda e por isso você precisa entender como montar um bom layout para loja virtual.

Em compras presenciais o ambiente da loja é um fator importante para a venda, mas pode ser contornado com outros benefícios como proximidade, preço e o atendimento do vendedor. Quando estamos falando do mercado online a perspectiva muda. O seu preço pode ser o melhor e a sua entrega pode ser rápida mas se a organização da sua loja virtual estiver um caos os visitantes não terão confiança para comprar.

O principal objetivo na construção de um bom layout para loja virtual é influenciar o consumidor a entrar, permanecer navegando e comprar. Para atingir esse objetivo, é necessária atenção em dois pontos: na organização dos elementos da página, para que o visitante possa sentir atração, conforto e facilidade em todo o processo de compra; e na disposição dos produtos, para que você possa estimular uma venda adicional e a compra por impulso.

Muitos lojistas começam sem entender a importância de uma boa organização em seu espaço de venda e isso pode atrapalhar muito o início e aumento das vendas. Para que você possa se destacar e entender como fazer isso de forma pragmática, listamos os principais tópicos para a estruturação de um bom layout para loja virtual.

O foco deve ser o produto

Nunca se esqueça disso: o layout precisa elevar o seu produto. Todas as decisões quanto a estrutura do layout, cores e funcionalidades devem ser pensadas para que o produto fique em foco. Além disso, pense muito bem quando for fazer personalizações e adicionar informações para que você não tire o foco do produto. Não se esqueça: o seu objetivo, antes de qualquer coisa, é a venda.

Uma boa estética começa com a identidade visual

O que torna uma marca inesquecível é a sua identidade visual. Cores, elementos visuais, fontes, é necessário que você transmita essa personalidade na sua loja virtual. Ter um manual com as cores e aplicações para fortalecer a sua marca é essencial, não só para o layout mas pra comunicar nas redes sociais.
Junto a sua logomarca, definir as cores e fontes é o primeiro passo para ter um layout que represente todas as outras ações. Com base nessas escolhas você pode personalizar elementos de maneira mais ágil e também criar artes e banners que sejam padronizados e esteticamente agradáveis!

Objetividade nas informações

Dica para qualquer texto que você for inserir na sua loja: escreva de forma correta e objetiva. Ainda é comum encontrar lojas virtuais com excesso de textos e informações, e isso não é nada interessante. Principalmente quando o visitante está com pouco tempo e com desejo de compra, a falta de objetividade pode atrapalhar a sua venda.

Observe o que os seus principais concorrentes fazem e tenha bom senso na hora de inserir textos no layout da sua loja virtual! No título coloque informações de destaque, que podem atrair o clique de forma mais rápida. Já na descrição tente descrever o produto com suas informações em tópicos, evite longos textos. No caso de banners e outros elementos visuais, pense em termos ou pequenas frases criativas que possam transmitir rapidamente a mensagem que você deseja passar.

Atenção aos banners

Utilizados para dar ênfase em alguma informação ou promoção, eles são uma das principais formas de comunicar com os visitantes no primeiro contato. Porém, é muito importante que eles não sejam usados em excesso: tanto em quantidade de banners quanto na quantidade de informações dispostas.

Se atente a diagramação (organização das palavras), e tenha certeza que está dando destaque ao que realmente necessita. Utilize as cores da sua marca e evite sair do padrão do layout. Em caso de promoções e liquidações, cuidado para não cair na mesmice do vermelho e amarelo e acabar afastando os visitantes.

A barra de pesquisa é a sua grande aliada

A maioria dos visitantes não quer perder tempo visitando as páginas de categorias até encontrar o produto que desejam. Por isso ter a barra de pesquisa em destaque é tão importante. Ela precisa ficar no campo de visão do visitante, logo quando ele entra na sua loja! Nossa dica: opte por deixá-la nos cantos superiores ou no centro logo abaixo dos banners e categorias.

Além disso, é necessário avaliar a efetividade da busca. Ou seja: preste muita atenção nos nomes e termos que coloca nos títulos dos produtos para que a pesquisa seja filtrada da forma mais objetiva possível. Bons títulos te ajudarão não só na pesquisa interna, como também nas pesquisas do Google.

Busque sempre a otimização do seu layout

Para começar, é essencial ter um layout para loja virtual que seja responsivo e com boa visualização em celulares e dispositivos, não existe escolha. Caso você não tenha, provavelmente sua loja nem aparecerá nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca.

Um layout responsivo é aquele que consegue ser adaptável a diversas telas. E isso quer dizer que entrega uma boa experiência em computadores, tablets ou smartphones. Quer saber se o seu layout é responsivo? Basta entrar nesse link e digitar o endereço da sua loja para fazer o teste.

O mercado online está em constante transformação e você precisa se adaptar a isso. Não adianta criar um bom layout hoje e continuar com ele nos próximos cinco anos, provavelmente ele já não estará com uma boa performance. Sempre pesquise sobre as principais tendências e quais são as mudanças nos mecanismos de busca para se manter atualizado!

Layout não é só pra ser bonito

É impossível falar sobre vendas online sem ressaltar a importância da estética da sua loja, e como já falamos, não somente pela questão visual e sim no que diz respeito à segurança e confiabilidade. Com uma loja atrativa e bem organizada, você conquistará cada vez mais os visitantes que chegarem ao seu espaço de maneira orgânica.

Precisa de ajuda?

Um bom layout para loja virtual vem de como ele será construído e de qual plataforma você está utilizando para hospedar a sua loja. Muitas vezes podem surgir dúvidas e será preciso pedir ajuda para alguém. Quem é cliente Oruc não tem esse problema, além de um suporte especializado quando necessário, temos diversos serviços extras disponibilizados para garantir que os nossos clientes possam fazer a personalização do layout. Oferecemos desde a identidade visual até temas prontos personalizados por segmento. Além disso, todos os nossos layouts são 100% responsivos!

Vai criar uma loja virtual e ainda não é cliente Oruc? Teste agora por 15 dias gratuitamente!

Criar Loja Grátis

Compartilhar