Dia do consumidor 2021: prepare a sua loja virtual

Dia do consumidor 2021: prepare a sua loja virtual

Em resposta a sua relevância no mercado virtual, o Dia do Consumidor já é chamado de ‘Black Friday do primeiro semestre’ pela maioria dos lojistas. Nos últimos cinco anos a data vem sendo considerada um dos acontecimentos mais importantes do calendário do e-commerce.

Com os números crescendo ano a ano, o evento deixou de focar em um único dia para se transformar em uma semana de ofertas e promoções. A nível de comparação, segundo a Social Miner, em 2020 o mercado virtual faturou R$3,62 bilhões nos primeiros quinze dias de março – o que representou um crescimento de 23,5% em relação a quinzena anterior.

Os números não mentem e não há dúvidas de que o Dia do Consumidor tem um grande potencial de aumentar as vendas da sua loja virtual. Se você quer utilizar essa data para alavancar seus resultados, continue lendo!

Como nasceu o Dia do Consumidor?

Criado pelo ex-presidente John Kennedy em 1962, o Dia do Consumidor nasceu com o objetivo de celebrar os direitos dos consumidores nos Estados Unidos. No Brasil, a data só começou a ter destaque em 2014.

O volume de buscas e o desejo de compra aumentam a cada ano e por esses motivos o evento se tornou quase obrigatório para as lojas virtuais. Com o sucesso das vendas, assim como a Black Friday, o mercado virtual expandiu a data e a transformou em Semana do Consumidor. Nesse modelo, as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de frete grátis e promoções, incentivando os clientes a fazerem suas compras.

O que esperar do Dia do Consumidor 2021?

Segundo o relatório divulgado pelo Think With Google, os principais marketplaces e lojas virtuais do Brasil registram um aumento de 13 milhões de visitas durante a Semana do Consumidor. Esse número expressa o crescimento da busca por uma boa oportunidade de compra nessa época.

Outro dado importante foi coletado pela Social Miner e mostra que, em 2020, o engajamento dos consumidores aumentou nos primeiros dias de março, sendo que o maior pico de tráfego e acessos aconteceu 10 dias antes do dia 15.

Como preparar a minha loja virtual para o dia do consumidor?

Se o seu objetivo é atrair cada vez mais clientes, o aumento de buscas e visitas na Semana do Consumidor pode impulsionar a conversão da sua loja virtual. Com planejamento e foco na experiência de compra, é possível alcançar números que vão turbinar o seu faturamento no primeiro semestre!

Para te ajudar, listamos as 6 dicas mais importantes para que a sua loja virtual tenha ótimos resultados nessa data tão importante para o varejo online.

Priorize a experiência do consumidor

Não adianta querer aumentar as vendas se a experiência de compra vai decepcionar os consumidores. E se existir algum problema no processo de compra? É muito importante que a loja virtual esteja preparada para atender, responder dúvidas e dar suporte de forma rápida.

Como a Semana do Consumidor pode aumentar expressivamente as visitas, é necessário preparar para que o atendimento consiga suprir esse aumento. É necessário atenção em dois pontos: tanto em qualidade de resposta quanto em quantidade e redução de espera. Não se esqueça que, principalmente em datas especiais, as vendas por impulso devem ser valorizadas e o tempo de resposta pode impactar diretamente na conversão dos clientes.

Crie promoções atrativas

Parece óbvio, mas é importante falar: o cliente só vai se interessar se a oportunidade realmente valer a pena. Colocar produtos com pequenas reduções de preço ou apenas oferecer mais do mesmo, pode acabar afastando o público.

Como se trata de uma data especial É necessário entender qual é o limite da margem de lucro da loja virtual e a partir daí criar promoções que sejam competitivas e chamem atenção dos visitantes.

Planeje suas ações de marketing

Como falamos, os consumidores iniciam as buscas pelos produtos que querem comprar nos 15 dias que antecedem o evento. Dessa forma, é extremamente necessário planejar o conteúdo de divulgação para conseguir a atenção de quem se interessa pelos produtos oferecidos.

Para uma loja virtual receber visitas é necessário que ela seja encontrada e, nesse caso, não há nada melhor do que as redes sociais. Postagens orgânicas, anúncios, estratégias com influenciadores digitais… são diversas opções disponíveis para que o lojista ganhe visibilidade.

As atualizações constantes para inserir ferramentas de compra nas redes sociais também devem ser levadas em conta: hoje em dia um produto pode ser adquirido com apenas alguns cliques na tela do celular. Por isso é muito importante que a loja virtual seja integrada as redes sociais, dessa forma o cliente chega no perfil por campanhas ou anúncios, acessa o produto, finaliza a compra de maneira 100% automatizada, sem nenhuma interrupção e sem perder as vendas por impulso.

Esteja em diversos canais, pense omnichannel

Segundo o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor tem preferência no recebimento do produto em casa e, por outro lado, 31% se sentem mais confortáveis indo retirar o produto na loja física.

Atualmente, o consumidor brasileiro utiliza diversos canais de venda e por isso é essencial que as lojas virtuais invistam cada vez mais em soluções integradas. Ser omnichannel é proporcionar uma experiência de compra única em todos os canais de venda em que uma marca esteja presente, desde a padronização do atendimento, passando pela integração com o estoque físico e oferecendo diversas opções de entrega.

Busque a fidelização de clientes

Quem não gosta de comprar um produto e receber algo além? Seja um cupom de desconto ou um recado na caixa: é muito importante utilizar datas especiais para fazer ações de fidelização.  É nesse momento que surgem novos clientes e é responsabilidade do lojista cativá-los com ações. É extremamente necessário dar atenção plena durante o atendimento para que esses consumidores voltem depois.

Existem centenas de oportunidades quando o assunto é fidelização de clientes, isso porque cada segmento tem algumas características específicas e que podem ser aproveitadas na relação entre lojista e consumidor.

Avalie quais ações estão disponíveis para implementação, veja quais são os custos e analise o potencial de retorno das ações. Dessa forma será possível escolher de acordo com o que funciona com segmento ou o tamanho da loja virtual.

Foque nos marketplaces

Os principais marketplaces do Brasil utilizam dessa data para fazer grandes campanhas de marketing com foco em aumentar o seu potencial de mercado. Sendo assim, todos os vendedores e lojas virtuais que estão presentes e anunciado dentro do site acabam se beneficiando.

Esse movimento acontece porque muitos clientes utilizam os marketplaces como fonte de pesquisa de produtos! Esse fato aliado as ações promovidas pelos grandes players, o potencial de visibilidade triplica e as chances de venda também.

Por esse motivo, ter sua loja integrada aos principais marketplaces do Brasil pode ser um grande impulso para as suas vendas. Seja no Dia do Consumidor ou em qualquer outra data importante para o e-commerce. Quanto mais canais, mas oportunidades para vender.

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