Calendário do E-commerce 2021 – Melhores datas para lojas virtuais

Calendário do E-commerce 2021 – Melhores datas para lojas virtuais

Com o fim de 2020 se aproximando, chega a hora de executar o planejamento do próximo ano. Para quem tem loja virtual, o Calendário do e-commerce 2021 é uma ferramenta essencial para planejar todos os objetivos relacionados ao posicionamento de marca e o aumento das vendas no comércio eletrônico.

Nos últimos dois anos o mercado virtual apresentou números históricos e se firmou como uma aposta certeira para os varejistas, principalmente para aqueles que iniciaram um negócio. Nesse ano esse crescimento se deu pela pandemia de Covid-19, que impediu muitos varejistas de vender presencialmente. Entretanto, a expectativa é que, em 2021, esses números continuem crescendo.

Segundo a pesquisa realizada pela Social Miner, 49% dos consumidores querem mesclar suas compras entre off-line e online no próximo ano. Ou seja, uma grande parte dos consumidores que fizeram a sua primeira compra virtual em 2020, seguirão comprando nas lojas virtuais em 2021. Para atrair esse público, é necessário ir além das campanhas de Black Friday e Natal. Existem diversas datas que podem ser utilizadas para executar campanhas de vendas e descontos na sua loja virtual. Por isso é tão importante que você conheça todas as possibilidades de datas do Calendário de E-commerce 2021.

A ideia principal é que você faça um estudo de todas as datas que serão apresentadas no calendário do e-commerce e possa avaliar como elas podem ser exploradas no seu planejamento de conteúdo para as redes sociais, e-mails e também para desenhar campanhas e promoções que serão lançadas pela sua loja virtual no próximo ano. Acesse agora o calendário do e-commerce 2021:

 

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Confira abaixo as principais datas do e-commerce em 2021 para serem utilizadas pelas lojas virtuais:

 

JANEIRO – datas para loja virtuais

07 de janeiro – Dia do Leitor

Ótima data para o mercado de livros, e-books e presentes temáticos para o público consumidor de livros.

30 de janeiro – Dia da Saudade

Dia para fazer ações de marketing que tenham ligação a afetividade nas compras.

 

FEVEREIRO – datas para loja virtuais

14 de fevereiro – Valentine’s Day

O dia dos namorados na América do Norte está cada vez mais popular no Brasil, vale apostar em campanhas e promoções para essa data.

16 de fevereiro – Carnaval

Com as festas no Brasil canceladas, essa data no próximo ano servirá para ações de marca e posicionamento.

19 de fevereiro – Dia do Esportista

Boa oportunidade para vendas de produtos e roupas que estão diretamente ligados a prática de esportes.

 

MARÇO – datas para loja virtuais

08 de março – Dia da Mulher

Uma das datas mais importantes do varejo, atente-se ao tipo de campanha para não cair em discursos machistas. Não dê desconto apenas em produtos de cama, mesa e banho ou eletrodomésticos.

15 de março – Dia do Consumidor

Seja criativo! Aposte em ações de fidelização dos clientes e promoções que possam trazer novos consumidores até você.

 

ABRIL – datas para loja virtuais

04 de abril – Páscoa

A principal data para o mercado de chocolates, doces e alimentos. Invista em uma comunicação ativa e inspirada nas simbologias da data.

23 de abril – Dia Mundial do Livro

Assim como o dia do leitor, essa data é ideal para promoções de livros, trilogias e produtos relacionados à literatura.

 

MAIO – datas para loja virtuais

09 de maio – Dia das Mães

Data muito celebrada pelos brasileiros, ótima para descontos e campanhas emotivas, que lembrem a importância da família.

13 de maio – Dia do automóvel

Uma ótima oportunidade também para adquirir novos consumidores de autopeças e acessórios automotivos que não tem familiaridade com esse tipo de compra virtual.

25 de maio – Dia do Orgulho Nerd

Jogos, livros, artigos temáticos e cultura cyber são apostas para esse dia. Grande oportunidade para quem vende produtos personalizados.

 

JUNHO – datas para loja virtuais

12 de junho – Dia dos Namorados

Campanhas de afeto, descontos para produtos que sejam comprados em dobro, conjuntos e kits são ótimas apostas para essa data.

28 de junho – Dia do Orgulho LGBT

As marcas estão cada vez mais empenhadas a criar campanhas nesta data para aumentar o vínculo com o seu público LGTB. É importante que seja um posicionamento consistente, não faça ações oportunistas,  isso poderá prejudicar a sua marca.

 

JULHO – datas para loja virtuais

13 de julho – Dia do Rock

Ótima data para venda de discos, livros biográficos, roupas e artigos temáticos.

19 de julho – Dia do futebol

Paixão nacional, a data atrai todos os tipos de consumidores. Essa é a hora dos apaixonados por esporte terem vez nas promoções.

30 de julho – Dia dos Amigos

Pode ser uma grande oportunidade para compras de produtos em conjunto, combos e promoções de leve 4 pague 3, por exemplo.

 

AGOSTO – datas para loja virtuais

08 de agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, essa data é muito relevante para o mercado brasileiro. Aposte em campanhas com apelo emocional e que incentive a entrega de presentes.

11 de agosto – Dia do Estudante

Além de investir nas promoções de materiais escolares e descontos em livros, notebooks e outros produtos eletrônicos como tablets são uma ótima opção para esse público.

15 de agosto – Dia da informática

Ótima data para lançamentos e divulgações de produtos tecnológicos e acessórios de informática.

 

 

SETEMBRO – datas para loja virtuais

Começo de setembro – Semana do Brasil

Em contraponto a Black Friday, essa data surgiu como um apoio aos lojistas brasileiros para alavancar seus resultados nas lojas físicas. Evoluindo a cada ano, é esperado grande movimentação em 2021.

15 de setembro – Dia do Cliente

Aqui valem as mesmas dicas do Dia do Consumidor, no entanto, a data de setembro possui um apelo menor. Esse pode ser um momento para explorar a fidelização.

 

OUTUBRO – datas para loja virtuais

12 de outubro – Dia das Crianças

Essa data precisa ser trabalhada com antecedência, uma vez que as crianças serão presenteadas. Campanhas de frete grátis e novas formas de entrega podem ser grandes diferenciais.

31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos, no entanto, com criatividade, a temática pode ser explorada pelos demais segmentos com bom humor e referências da cultura pop.

 

NOVEMBRO – datas para loja virtuais

15 de agosto – Dia dos Solteiros

Essa data surgiu na China quando os grandes players do e-commerce oriental a definiram como o ‘dia de presentear a si mesmo’. O índice de faturamento lá é altíssimo e aqui no Brasil essa data começou a ganhar força em 2019.

26 de novembro – Black Friday

A principal data do comércio eletrônico, nos últimos três anos vem crescendo ano a ano e promete trazer resultados ainda maiores em 2021. Se planeje com antecedência!

29 de novembro – Cyber Monday

Primeira segunda-feira após a Black Friday também está cada vez mais popular no Brasil. Ótima oportunidade de queima de estoque, descontos maiores ou oferta em produtos diferentes da Black Friday.

 

DEZEMBRO – datas para loja virtuais

25 de dezembro – Natal

É aqui que você vai precisar trabalhar muito bem a comunicação e se destacar dos concorrentes. Tematizar a loja, redes sociais e sua comunicação é indispensável.

31 de dezembro – Réveillon

Último dia de 2021, utilize para postagens e campanhas de agradecimentos e que enfatizam a importância do cliente no ano que se encerra!

 

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