Os números do E-commerce no Brasil 2018 e 2019
Agora com a chegada da mais recente edição do levantamento Webshoppers realizado pela Ebit/Nilsen e publicado em Agosto de 2019, podemos entender melhor como está o mercado do E-commerce e de Marketplaces. Vemos números muito promissores e que demonstram como esse mercado é bem consolidado e está aquecido. Vamos dar uma olhada nos números do E-commerce no Brasil 2018 e 2019.
E-commerce no Brasil é coisa séria
Os números do E-commerce no Brasil em 2018, levantados pela empresa Ebit/Nilsen mostram que o Brasil apresenta o maior faturamento dentre os países da América Latina, chegando a R$ 133 Bilhões de reais em 2018. Isso porque temos uma base de compradores muito boa, mesmo em comparação com outros países do mundo todo. Cerca de 36% dos Brasileiros podem ser considerados Digital Buyers, ou seja, pessoas que já entendem o meio digital como um local comum para realizarem suas compras.
Importante ressaltar que os números do e-commerce no Brasil, levantados pela Ebit/Nilsen, levam em conta não somente E-commerces e Marketplaces de Produtos Novos, ele também leva em conta Marketplaces de Novos e Usados (como Mercado Livre), Turismo (compra de passagens, reservas de hotéis e etc.) e Ingressos num geral. Mas nem por isso os E-commerces e Marketplaces de Produtos Novos ficam para trás, isso pois, eles correspondem sozinhos a 40% desse faturamento.
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As compras online estão na mente do Brasileiro
Falando agora de 2019, em seu primeiro semestre temos números muito animadores. Foram 65,2 Milhões de pedidos realizados em vendas online que foram responsáveis por um faturamento de R$ 26,4 Bilhões. E para mostrar o crescimento desse mercado, o levantamento mostra uma ótima quantidade de primeira viagem. Isso porque neste período, 5,3 milhões de pessoas fizeram uma compra online pela primeira vez, correspondendo a 18,1% dos consumidores totais.
Sua loja virtual vendendo a qualquer hora ou lugar
O levantamento também demonstra a força do e-commerce em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Smartphones estão nas mãos das pessoas o tempo todo, muitas vezes podem ser o primeiro dispositivo que usam para acessar a sua loja virtual. Portanto, se sua loja não estiver preparada para esse acesso, provavelmente, esse comprador irá buscar em outro lugar.
Seus produtos no dia-a-dia de seus compradores
Uma grande oportunidade para aproveitar isso é usando o chamado Social Commerce, ou seja, o uso de redes sociais como pontos de vendas. Por exemplo, o uso de postagens clicáveis sobre um produto no Instagram, que abre diretamente no aplicativo a página desse produto na sua loja virtual. Desse modo o seu possível comprador não precisa sair do aplicativo que já está usando para que a compra seja realizada na mesma hora.
As redes sociais são o segundo maior motivador de compras com 19% do total de indicações (como anúncios e outras postagens pela internet que apresentam produtos à venda). Perdendo apenas para a busca por produtos em sites como Google que correspondem a 35%. E tem dado resultado, 80% de quem comprou por indicações vistas em redes sociais ficaram satisfeitos com o preço dos produtos adquiridos. Além disso, esses são os compradores mais engajados em interagir e elogiar a compra (gerando um potencial de divulgação orgânica e agregando valor aos seus produtos).
Voltando naquele dado anterior sobre novos compradores digitais, 25% das pessoas que compraram digitalmente pela primeira vez no primeiro semestre de 2019, realizaram a compra por algum dispositivo móvel. Como resultado, isso tudo mostra o poder que os smartphones e as redes sociais tem em vendas online.
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O próximo passo é montar a sua própria loja
A expectativa é que o ano de 2019 feche com 144 milhões de pedidos, um crescimento de 18% em relação a 2018 e que o faturamento chegue a R$ 56,8 Bilhões, outro crescimento, dessa vez de 12%.
Esteja você ingressando agora no mercado ou criando mais um ponto de venda para uma loja física já existente, 2019 é um ótimo ano para esse passo. E com a Oruc você está em boas mãos!
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