Atualização de Preço e Estoque via arquivo TXT ou CSV

Atualização de Preço e Estoque via arquivo TXT ou CSV

Atualização de Preço e Estoque via arquivo TXT ou CSV?

 

Vamos ensinar agora como você irá atualizar as informações de preço e estoque de seus produtos já cadastrados via arquivo TXT ou CSV. Essa ferramenta é para agilizar o processo de atualização destas informações e principalmente para você lojista que possui um sistema ERP e que ainda não possui integração com a nossa plataforma através da nossa API de Integração.

Geralmente os sistemas de ERP existentes no mercado, possuem recursos de exportação de arquivo TXT ou CSV, com essa ferramenta você consegue fazer com que as informações nos dois ambientes, loja virtual e ERP, sejam sincronizadas. Mas um detalhe: como não existe a integração direta com o sistema, este processo não é automatizado e, caso precise, você deverá lembrar de repeti-lo diariamente para que as informações sejam atualizadas de acordo com o seu sistema, ou seja, é um processo manual.

Veja abaixo os passos para realizar a atualização em massa.

Atualização Rápida

Em primeiro lugar, acesse o painel administrativo da sua loja e navegue até o menu em “Catálogo > Atualização Rápida”, em seguida clique na aba ”Por arquivo (TXT ou CSV)”. Existem algumas instruções nesta tela, que recomendamos realizar a leitura atentamente.

Atualização Rápida TXT ou CSV

Para começar, baixe o formato de arquivo no qual deseja realizar a atualização, para isso clique no link de “Download” que possui na frente das opções, conforme imagem acima. Geralmente o formato de TXT é o mais comum utilizado entre os sistemas, mas verifique qual é o formato de arquivo que o seu sistema ERP exporta as informações.

Explicação dos arquivos

É importante que as informações do seu arquivo estejam exatamente nesta ordem e com apenas estas informações de “Referência, Preço, Estoque. Para formato TXT, a separação das informações é pela tecla pipe “|” (um traço em pé), já no formato CSV a separação é por coluna, ou seja, cada informação em uma coluna diferente. Por exemplo:

Arquivo TXT e CSV

Esta primeira linha do arquivo é opcional, você pode deixar ou remover. Vale ressaltar que, para que essa atualização ocorra, os produtos que receberão as atualizações já devem estar cadastrados com as devidas referências em suas opções, pois é através deste campo de referência que as informações são atualizadas. O campo de referência do produto fica dentro do cadastro do produto. No cadastro rápido, esse campo fica no bloco “Opções do Produto“, no item “Produto possui variação de opões?“, no campo “Referência“. Já no cadastro avançado fica mais para o final da página na aba “Modelos do Produto” em “Opções do Modelo e Referência” no campo “#Ref.“.

Cadastro Rápido:
Referência no Cadastro Rápido

Cadastro Avançado:
Referência no Cadastro Avançado

Detalhes sobre as referências

Caso você possua referências duplicadas, estes produtos com essas referências não receberão atualização, somente os outros cadastros se estiverem conforme as demais regras que ainda iremos informar a seguir. Se houverem referências no arquivo que não estão cadastradas na plataforma, elas não irão atualizar nenhum produto pois não existe o relacionamento, em outras palavras, caso exporte do seu sistema todos os produtos, não se preocupe em deixar no arquivo apenas as referências que possuem na loja, pois somente as que forem encontradas que receberão às atualizações.

Detalhes sobre os valores

Ao informar o preço no arquivo, use sempre duas casas decimais, separados por vírgula ou ponto, por exemplo: 1000,00 ou 1000.00. Não utilize o ponto para separação de milhar, por exemplo: 1.000,00 pois o sistema pode atualizar com informação errada, ficando assim o produto com R$1,00.

Agora esta informação é muito importante: Caso você queira trabalhar com preços diferentes por opções, ou seja, valores extras, o produto deve estar cadastrado como modo avançado e a opção já deve estar como valor extra. Mas, se você informar preço extra em uma referência que não possui valor extra já cadastrado na plataforma, o sistema irá mostrar mensagem na tela que esta referência não irá ser atualizada. Irei mostrar a seguir um exemplo:

 

Erro preço diferente sem extra

Este produto acima, de referência 6211, está cadastrado na plataforma sem valor extra. Esta é página de revisão das alterações, para que você possa verificar se tudo está correto antes de atualizar os produtos. Veja a mensagem que apareceu na tela “Ref. 6211 (Linha 10). O preço não pode ser diferente nas variações do mesmo produto sem valor extra. Não será atualizado.“. Para que essa atualização possa funcionar, você deve editar o seu produto e já deixar essa opção com valor extra.

Colocando valores extras no produto

Acesse o menu “Catálogo > Produtos” e procure este produto de referência 6211. Caso ele esteja cadastrado como modo de “Cadastro Rápido”, clique no botão vermelho que aparece nesta página para mudar para “Cadastro Avançado”, ou se já estiver neste modo, clique na aba “Modelos do Produto” e no final da página, na frente da opção, terá um ícone de valores extras.

Adicionar Valor Extra

Clique no ícone da opção que deseja incluir o adicional no preço e informe o valor extra, por exemplo R$2,00 mais caro, então digite 2.00 e clique em “Salvar Valores Extras“, em seguida, salve o produto.

Adicional Preço Extra

Atualização de preço e estoque

Agora iremos fazer o processo de atualização de preço e estoque. Acesse novamente a página “Catálogo > Atualização Rápida”, em seguida clique na aba ”Por arquivo (TXT ou CSV)”. Clique para baixar novamente o arquivo que deseja realizar a atualização ou já importe caso possua o arquivo já atualizado.

Importar Arquivo e Atualizar

Nesta tela terá 3 opções para que você possa realizar a atualização, selecione a que deseja fazer. A primeira opção é para “Atualizar Preço e Estoque“, a segunda “Atualizar somente Preço” e a terceira e última opção “Atualizar somente Estoque“. Vale ressaltar que, se você for atualizar somente uma das informações, seja preço ou estoque, a estrutura do arquivo não muda, ela deve obrigatoriamente seguir com as 3 informações (Referência, Preço e Estoque). Em seguida clique para “Selecionar Arquivo” e busque-o em seu computado, depois basta clicar no botão “Revisar e Atualizar“, conforme imagem acima.

Atualizar dados

Agora depois que revisar a tela, vá no final dela e clique no botão “Atualizar”. Após a atualização você será direcionado para a página onde te mostrará o resultado da atualização, com opção de exportar o log da importação em Excel. Para retornar na tela de atualização rápida, clique no botão de “Retornar”.

Retornar Atualização

Em conclusão, você consegue agora atualizar preço e estoque de seus produtos através de arquivo de texto ou Excel, fazendo com que mesmo não tendo integração direto com o seu sistema ERP, esses dados possam ser sincronizados manualmente. Assim finalizamos esse tutorial de Atualização de Preço e Estoque via arquivo TXT ou CSV.

Caso possua alguma dúvida, basta entrar em contato com nosso time de suporte. Se você possui o sistema de gestão Bling ERP, acesse este link e saiba como integrar sua loja com o Bling.

 

Compartilhar