Como integrar minha loja virtual com o Bling ERP

Como integrar minha loja virtual com o Bling ERP

Em primeiro lugar Como integrar minha loja virtual com o Bling ERP?

Integrar sua loja virtual com o Bling ERP é bem simples. A integração entre Bling e Oruc, abrange Pedidos, Produtos, Notas Fiscais além de sincronizar preços, estoques e status dos produtos, também sincroniza as fases dos pedidos, as informações de nota fiscal e o código de rastreamento. Para essa integração, o seu plano no Bling deve ser o Cobalto ou superior.

Vamos ensinar agora o passo a passo de como fazer a integração e configuração do Bling em sua loja virtual.

FLUXO DE COMUNICAÇÃO

Em primeiro lugar, baixo está o fluxo de comunicação entre a plataforma e o Bling. Para um melhor entendimento do fluxo, você pode notar por exemplo, que é possível integrar produtos do Bling para a Oruc como também integrar da Oruc para o Bling.

Processo Bling x Oruc

CONFIGURANDO O BLING

Configurar sua integração com o Bling é muito fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

1ª Passo:

Acesse seu Painel de Controle do Bling.

2ª Passo:

Acesse no menu Preferências > Integrações > Configurações de integração com Lojas Virtuais e Marketplaces, veja imagem:

Configurações-de-integração-com-Lojas-Virtuais-e-Marketplaces-min

3ª Passo:

Na próxima tela, na parte “Pesquise por uma plataforma ou marketplace”, digite nossa plataforma “Oruc” no campo de busca e clique no ícone da “lupinha” para buscar, em seguida clique em cima da nossa logo.

Pesquisa Oruc Bling

4ª Passo:

Na opção de “Autenticação”, no campo “Nome do canal de venda”, digite um nome que identifique que seja a integração com a nossa plataforma, por exemplo “Oruc Plataforma”:

Autenticação Oruc Bling

5ª Passo:

Na opção “Callbacks”, em “Tipo de retorno no callback”, selecione a opção “JSON”. Ative todos os Callbacks abaixo e adicione o link da sua loja virtual acrescido do nome “/bling.php” em todas os campos, ex: “https://www.seudominio.com.br/bling.php”.
OBS: Caso esteja adicionando link provisório da loja, o que vai com nosso domínio, lembre-se de alterá-lo após ativação e propagação de DNS do seu domínio definitivo, o mesmo vale para o certificado de segurança SSL (https), ou seja, caso o seu domínio mude, lembre-se de alterar aqui nesta etapa:

Callback Oruc Bling

6ª Passo:

Na opção “Filial”, pode deixar marcado a filial Matriz e para finalizar, clique no botão “Salvar”:

Filial Oruc Bling

CONFIGURANDO A ORUC

Na plataforma Oruc, siga o passo a passo abaixo para configurar sua integração.

1ª Passo:

Em primeiro lugar, acesse seu Painel Administrativo da sua loja virtual na Oruc.

2ª Passo:

Em segundo lugar, acesse o menu superior “Integrações > Bling ERP > Configuração“:

Configuração Bling Oruc

3ª Passo:

A página de configuração da plataforma vai solicitar sua API KEY do Bling. Para obter você deve acessar seu painel de controle do Bling e navegar pelo menu “Preferências > Sistema > Usuários” conforme imagem abaixo:

Preferências Sistema Usuário Bling

4ª Passo:

Na tela de usuário que vai abrir, clique no botão “INCLUIR UM USUÁRIO” à direta.

Adicionar usuário API

5ª Passo:

Na tela de cadastro de usuário, clique no botão “USUÁRIO API”, conforme imagem:

Usuário API

6ª Passo:

Nos campos que aparecem preencha o seu nome, o seu e-mail, em seguida clique no botão “GERAR” para que seja gerado a API Key e clique no link que irá aparecer ao lado do botão para copiar essa chave. Por enquanto deixe copiada pois utilizaremos ela no próximo passo.

Enquanto isso, em “Permissões“, marque todas as permissões que desejar em todas as abas “Cadastros”, “Suplementos”, “Vendas”, “Finanças”, “Serviços” e “Preferências”. Recomendamos as opções de todas as abas sejam marcadas.

Para cadastrar, basta clicar no botão “Salvar“.

Configurações Usuário API

7ª Passo:

Com a sua API Key gerada e copiada, cole esse código na Plataforma Oruc, no campo “API Key” da configuração Bling, em “Integrações > Bling ERP > Configurações”.

Colar API Key

Após colocar a API Key nesta página, realize as demais configurações da sua integração.

8ª Passo:

Em “Configuração de Produtos“, leia atentamente os avisos na tela e marque as opções que desejar para sincronização de Estoque, Preço e Fotos dos Produtos.

Configurações de Produtos Bling

As sincronizações ocorrem de forma automática e instantânea para quando há pedidos que passam primeiro pela Oruc. Caso o produto tenha sofrido alguma alteração de preço ou estoque manualmente, seja na plataforma Oruc ou no Bling, as sincronizações destas informações serão realizadas de hora em hora, mas toda vez que entrar na página de “Integrações > Bling ERP > Bling Produtos”, uma sincronização é forçada, fazendo com que estes dados sejam atualizados. Para visualizar a alteração, basta entrar nesta tela e apertar “F5” ver o resultado.

Sincronização Produtos

9ª Passo:

Em “Configuração de Pedidos” marque as opções que desejar para sincronização de Pedidos de MarketPlaces e alteração das fases do pedido, nota fiscal e código de rastreio. Recomendamos ler os informativos que existem ao lado esquerdo de cada opção. Depois disso, para finalizar, clique no botão “Salvar Configuração“.

Configuração Pedidos Bling Oruc

INTEGRANDO OS PRODUTOS

E agora, como integrar minha loja virtual com o Bling? A integração com o Bling ERP, permite que você envie produtos do Bling para a Plataforma Oruc ou da Plataforma Oruc para o Bling, veja abaixo o procedimento.

1ª Passo:

No Painel de Controle da sua plataforma Oruc acesse “Integrações > Bling ERP > Bling Produtos”:

Integração Bling Produtos

2ª Passo:

Na página que é apresentada, você terá uma visão de todos seus produtos no Bling e todos seus produtos na Plataforma, você então só precisa marcar os produtos que deseja integrar e clicar em “Salvar Alterações”. Lembrando que o código de ligação entre o Bling e a Plataforma é sempre o de referencia (SKU). Caso esse código de referência não pode se repetir entre os produtos na plataforma Oruc e caso esse código único na plataforma seja igual à algum outro código SKU do Bling, o sistema já irá identificar que possuem produtos com a mesma referência e irá juntar em uma única informação na tela, basta verificar se são os mesmos produtos e dar continuidade na integração normalmente.

Lista Produtos Bling

Se estiver fazendo o processo de Bling para Oruc, além de selecionar o produto, será necessário que você selecione também qual é o departamento que aquele produto irá entrar, basta selecionar a opção de “Integrar na Pataforma” que a parte dos departamentos serão visualizados. Caso o produto seja pertencente à algum departamento filho, é necessário selecionar toda a hierarquia de departamentos para que ele possa ser vinculado em todos. Para selecionar mais de um departamento, deixa a tecla “Shift” do teclado pressionada e clique em cima do departamento que quiser, logo sem seguida clicar no botão “Salvar Atualizações”.

INTEGRANDO OS PEDIDOS

Uma vez configurada a sua integração Bling, a plataforma enviará automaticamente para o Bling os pedidos da loja virtual e também de Marketplaces caso essa opção esteja marcada em suas configurações. Além disso, havendo alteração de status, nota fiscal ou código de rastreamento no Bling, a plataforma irá obter essas informações automaticamente.

Com isso finalizamos nosso passo a passo de como realizar a integração entre Bling e Oruc.

Para visualizar mais tutoriais, acesse este link.

Compartilhar