Marketing digital: O segredo para o sucesso do seu e commerce

Marketing digital: O segredo para o sucesso do seu e commerce

Hoje, graças ao fácil acesso à internet, é comum que as pessoas migrem seus negócios para a web ou até mesmo iniciem um empreendimento 100% online, como um e-commerce. Dado o sucesso destas lojas virtuais, muita gente tem decidido se aventurar nesta área, mas não sabe ao certo por onde começar ou como alavancar suas vendas com o Marketing Digital.

É importante ter em mente que uma loja virtual possui a mesma premissa de uma loja física. Isso significa que é necessário que o lojista desenvolva estratégias de divulgação da marca, tenha um bom relacionamento com seu público e, sobretudo, preste um bom atendimento – não é só porque você não está cara a cara com seu cliente que você não deve tratá-lo bem.

Ainda que todas estas questões sejam essenciais para o negócio crescer, não existe uma fórmula mágica que fará o seu e-commerce obter sucesso da noite para o dia. Entretanto, é possível contar com uma importante ferramenta: O Marketing Digital.

Neste artigo, listamos 4 estratégias do Marketing Digital que ajudarão seu e-commerce a alcançar o sucesso e se destacar diante da concorrência. Acompanhe!

1. Otimização SEO

A otimização SEO nada mais é do que uma estratégia que visa aumentar o número de acessos de um site, blog ou e-commerce nos sites buscadores como o Google, por meio de técnicas como o uso de palavras-chave e estruturação da página.

Diferente dos anúncios pagos, a técnica SEO promove resultados em longo prazo, mas para isso tal estratégia deve ser empregada constantemente.

A partir do momento em que a otimização SEO de seu e-commerce for iniciada, você irá notar a melhora no ranqueamento nos sites de busca, resultando no aumento da visibilidade do negócio.

Mas saiba que os resultados da otimização SEO não surgem da noite para o dia.

2. Faça do blog um aliado do seu e-commerce

Provavelmente, você deve estar se perguntando o porquê é necessário investir em blog, sendo que o seu negócio é um e-commerce, não é mesmo? Pois saiba que sem um blog, você não só perderá clientes em potencial, como também sua marca não será vista como uma referência em sua área.

Pense: Qual é o seu objetivo? Vender para uma pessoa apenas uma vez ou torná-la um cliente fiel?

Muitos lojistas não levam isso em consideração. Além das vendas, é importante que a sua marca impacte a vida de seus consumidores, não só em produtos, mas oferecendo conteúdos de qualidade, que agreguem valor, esclareçam suas dúvidas e atendam de certa forma, suas necessidades.

Um e-commerce que investe em um blog e publicações relacionadas à área se torna uma referência, destacando-se dos concorrentes. Além do mais, é por meio das publicações do blog que novos usuários chegarão ao seu negócio.

3. Redes sociais e E-mail Marketing

Isso não é segredo para ninguém. Nos dias de hoje, para ser visto, é preciso estar na web, principalmente nas redes sociais.

Mas isso não quer dizer que você deva criar um perfil do seu negócio em todas as redes sociais. Pelo contrário. Como estratégia do Marketing Digital, é fundamental saber em quais plataformas seu público está presente e só então criar um perfil. Tenha em mente que cada rede social possui um público distinto.

Já o E-mail Marketing, é uma ferramenta bastante utilizada por companhias. Mas, para que você consiga obter uma base de dados de endereços eletrônicos razoáveis, é necessário oferecer conteúdos gratuitos ao público.

Uma forma de obter o endereço de seu público é disponibilizar em seu blog um e-book gratuito. Entretanto, para que eles possam fazer o download, é preciso preencher seus contatos. Trata-se de uma forma de conseguir o e-mail, sem precisar pedir de forma direta.

4. Invista em anúncios pagos

Acima, você conferiu 3 dicas do Marketing Digital que ajudarão seu e-commerce a obter o sucesso. Como você pode perceber todas as ferramentas citadas anteriormente são gratuitas. Contudo, é possível fazer uso de outros recursos, como as campanhas de anúncios pagos.

O Google AdWords é um dos serviços de publicidade e anúncio mais utilizado, auxiliando na visibilidade nos resultados de busca do site. Ele disponibiliza dois tipos de anúncios: Rede de pesquisa (onde os anúncios são exibidos nos resultados na primeira página do Google e em redes parceiras) e Rede Display (modalidade onde os anúncios são exibidos em blogs e sites parceiros do Google).

Através destes anúncios, é possível conseguir excelentes resultados e gerar mais tráfego ao seu e-commerce. A diferença é que, ao investir em ferramentas pagas, os resultados possuem um curto prazo, enquanto o uso das técnicas SEO, criação de conteúdo para blogs, E-Mail Marketing e uso das redes sociais apresentam resultados em longo prazo, se bem utilizados.

Agora que você já sabe qual o segredo para o sucesso do seu e-commerce, não perca mais tempo e aplique já as estratégias de Marketing Digital em seu negócio. Gostou deste artigo? Compartilhe!

Compartilhar