Marketing de conteúdo Como posso aplicar na minha loja virtual?

Marketing de conteúdo Como posso aplicar na minha loja virtual?

Não é de hoje que empresas de pequeno a grande porte estão investindo no Marketing de Conteúdo. Graças a esta estratégia, o aumento da visibilidade e da geração de leads de um negócio é significativo, fazendo com que o empreendimento se destaque da concorrência e fortaleça sua marca.

Ou seja, o principal indicativo de que o Marketing de Conteúdo é indispensável nos dias de hoje é o fato de ele estar sendo aplicado não só por empresas dos mais variados segmentos, mas também por instituições financeiras, educacionais, entre outras.

Não sabe como aplicar o Marketing de Conteúdo na sua loja virtual? Então continue fazendo a leitura deste artigo e confira nossas dicas!

1. Defina suas personas

Muita gente acredita que persona e público-alvo são sinônimos. Não necessariamente.

O público-alvo é um segmento de pessoas que possuem determinadas características em comum, que se interessam pelos seus produtos. Em outras palavras, trata-se de algo mais abrangente, genérico. Podendo englobar homens e mulheres com uma faixa etária específica, por exemplo.

Já o persona é uma representação semifictícia do consumidor real da sua loja virtual, desenvolvido com base no perfil das pessoas que compram seus produtos. Esta representação possui suas dores, necessidades, formas de pensar, entre outras informações que ajudam no engajamento e na captação de novos clientes.

Em conclusão, a criação de personas envolve não a análise do perfil de pessoas que consomem os produtos da loja, mas uma entrevista com eles, além de pesquisas online e de mercado.

2. Faça uso do blog

Uma das principais ferramentas do Marketing de Conteúdo é o blog. É nele que deverão ser publicados os artigos e demais materiais produzidos para trair novos consumidores.

Além disso, uma loja virtual que investe em um blog possui um alcance maior, comparada às lojas que não fazem uso desta plataforma. Vale ressaltar que é por meio do blog que a sua marca é fortalecida, passando a ser vista como uma referência na área.

Certamente, o objetivo em criar um blog é sanar as dores da persona, por meio de publicações relevantes, esclarecendo suas dúvidas e levando ao seu produto/serviço.

Além de artigos e conteúdos audiovisuais relacionados à área do seu negócio, é importante desenvolver materiais mais completos e gratuitos, como os e-books. Além de enriquecer o conteúdo oferecido pelo seu blog, os e-books são uma forma de gerar novos leads.

3. Faça das redes sociais uma aliada da sua loja virtual

As redes sociais não estão aí apenas para entreter as pessoas. Elas também são ferramentas importantes que auxiliam na aproximação com seu público.

Acima de tudo, é válido destacar que as redes sociais aplicadas à estratégia de Marketing de Conteúdo vão além de criar uma conta nas plataformas e publicar vários anúncios. Para que sua loja virtual seja vista por mais gente, é fundamental produzir conteúdos relevantes que interessem a persona, saber interagir com seu público, ter um bom relacionamento com as pessoas e prestar um bom atendimento.

Por fim, outro aspecto essencial em relação ao uso de redes sociais na sua estratégia de Marketing Digital é saber a hora de publicar e com que frequência o fazer. Para isso, é necessário analisar os horários que seu público (a maioria) está online. Saiba também que fazer várias postagens em um único dia é uma péssima estratégia.

Compartilhar