Como aumentar as vendas da loja virtual no instagram? [Guia Completo]

Como aumentar as vendas da loja virtual no instagram? [Guia Completo]

Cada vez mais presente nas estratégias de comunicação das empresas, o Instagram nasceu como uma simples rede social para compartilhamento de fotos. Hoje ele é uma das plataformas mais utilizadas no mundo, impactando diretamente o varejo. Principalmente as vendas online. Entretanto, muitos lojistas ainda não sabem usufruir do Instagram para aumentar as vendas da loja virtual no instagram. Quer aprender? Nesse artigo vamos te explicar como isso pode ser feito.

O início de tudo

Criado em 2010, o aplicativo com filtros para fotos se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo. Os idealizadores, o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, não imaginariam o poder que a criação deles teria alguns anos depois.

Mostrando grande potencial, em 2012, o Instagram foi adquirido por Mack Zuckerberg e, desde então, passou a englobar diversas formas de conteúdo: stories, vídeos, IGTV, transmissões ao vivo e conteúdo patrocinado, etc.

Instagram em números

Já se passou a época em que o Instagram só era utilizado para postar fotos pessoais e fazer registro de viagens. Hoje em dia os usuários buscam seguir perfis de pessoas que são relevantes para o dia a dia e de empresas que eles realmente se identificam. O Instagram está entre as três redes sociais mais utilizadas no mundo, contando com aproximadamente 1 bilhão de usuários ativos, como afirma em seu site. Os brasileiros são o segundo público mais presente na rede social.

Alguns números mostram como o comportamento dos usuários na rede social é relevante para o mercado virtual. Segundo o Instagram:

– 60% das pessoas descobrem novos produtos;

– 73% dos usuários acompanham marcas;

– 72% interagem com influenciadores;

– 90% das contas seguem alguma marca;

– 500 milhões de contas utilizam o story;

Além disso, o Instagram facilita a descoberta de novos produtos para 85% dos usuários e auxilia 83% deles na decisão do que comprar.

 

Aprenda a integrar a sua loja virtual com o Instagram

 

A relevância do Instagram para as lojas virtuais

As imagens sempre foram muito importantes para as vendas online e, por ser uma rede social de fotos e vídeos, o Instagram está diretamente ligado ao crescimento do e-commerce no Brasil.  Seja pelas possibilidades que o aplicativo dá para a criação de conteúdo e que facilitam o trabalho dos lojistas ou pela cultura de influenciadores digitais, que foram muito importantes para quebrar o preconceito dos brasileiros com as compras online.

Nos últimos anos o Instagram vem colocando em seu aplicativo ferramentas e funções que facilitam ou abrem espaço não só para empresas, como também para que elas destaquem seus produtos na rede social. Entretanto, foi em 2020 que a grande mudança o ocorreu: o aplicativo foi atualizado com uma aba denominada “shopping” onde o algoritmo mostra produtos e perfis de lojas virtuais para que os usuários possam ter acesso a maiores informações sobre o produto em um formato de loja virtual. Agora os usuários podem clicar em uma imagem com o produto, saber o preço e serem direcionados para a loja virtual, onde a venda é realizada de forma 100% automatizada.

O que muda?

Hoje a principal restrição do Instagram para a concretização da venda, através da própria rede social, é a falta de uma solução logística para a realização do cálculo ou custo do frete para envio do produto. Por isso, a necessidade de integração com uma plataforma de e-commerce. Ter uma loja virtual própria, integrada ao Instagram, irá permitir uma comunicação direta entre estes canais de venda, onde seus produtos terão as informações de estoque e preço de venda atualizadas automaticamente, através da sincronização das informações.

Outro ponto é que, como na loja virtual seu cliente terá autonomia para a concretização da compra, sua empresa acaba convertendo muito mais, especialmente nos segmentos onde a compra por impulso é mais significativa. Uma outra grande vantagem de integrar e direcionar suas vendas do Instagram,  através de uma plataforma de e-commerce, é que dentro da plataforma você terá relatório com todas as informações cadastrais deste cliente. Bem como ferramentas de marketing, de campanhas promocionais e outras ferramentas que você precisa para vender de uma forma ou de outra.

Além de mostrar novos produtos, a aba “shopping” – que é simbolizada por um carrinho de compras – também mostra produtos que os usuários já visitaram e não compraram. Dessa forma, caso o usuário tenha clicado, o produto poderá ficar por alguns dias em destaque e isso impactará diretamente na decisão de compra dele.

Essa mudança significou muito não só para os usuários mas para quem ainda não acreditava na possibilidade de aumentar as vendas da loja virtual no Instagram. Se antes ele era visto como uma simples plataforma de divulgação, agora ele se tornou imprescindível para gerar tráfego e, em poucos cliques, transformar seguidores em compradores.

 

Como colocar os produtos da loja virtual no Instagram?

O primeiro passo é integrar a sua loja virtual com o Instagram. É bem simples de ser feito, mas é necessário que a sua plataforma de e-commerce tenha esse recurso disponível. Com a integração você poderá gerenciar os produtos, preços e imagens, tudo por uma única página no Instagram.

Além disso, quando fizer alterações e vendas em sua loja virtual, as atualizações ocorrerão automaticamente no seu perfil da rede social, como já falamos. Você pode ter mais informações acessando o nosso tutorial completo sobre como integrar a sua loja virtual com o Instagram.

 

O Instagram pode aumentar as vendas da loja virtual?

Isso dependerá de você e de quais estratégias serão adotadas. Como vimos anteriormente, o Instagram ajuda 83% dos seus usuários na decisão de compra de algum produto. Sendo assim, é necessário que a sua loja virtual tenha uma presença única e procure sempre se destacar. Para atingir esse objetivo você precisará de um trabalho minucioso. Seguem as dicas:

Se abra para todas as possibilidades de conteúdo

Como já falamos, o principal diferencial do Instagram é a quantidade de formatos de conteúdo que existem nele. Fotos, vídeos, story, IGTV, reels, guias, shopping, todas essas opções abrem espaço para uma imensidão de conteúdos que podem ser produzidos de acordo com o segmento da sua loja virtual.

Portanto, não é só a facilidade que deve ser levado em conta. O algoritmo do Instagram prioriza perfis que utilizam diversas formas de conteúdo para se comunicar com seus seguidores, ou seja, é de extrema importância que você crie conteúdo em todas as possibilidades que o aplicativo te dá. Assim, o perfil da sua loja virtual terá mais relevância e será mostrado para o maior número de pessoas possível.

Tenha frequência nos seus posts

Para que os seguidores lembrem da sua loja virtual é importante que você crie uma frequência de postagens e siga ela à risca. O algoritmo do Instagram prioriza perfis que estão sempre ativos e que criam conteúdo diariamente; se você não posta com frequência o alcance das suas publicações sempre será muito baixo. Por isso, o ideal é que a sua loja virtual faça postagens diárias, incluindo o feed e os stories. Caso isso não seja possível planeje, no mínimo, três postagens por semana.

Para facilitar, você pode fazer um planejamento mensal, produzir os conteúdos com antecedência e programar as publicações pelo Estúdio de Criação. Essa ferramenta, que é totalmente gratuita, possibilita que você agende as postagens para datas e horários específicos para que sejam publicadas automaticamente. Lá, você poderá programar postagens para o feed e também para IGTV, as outras funções como reels, story e guias, precisam ser publicadas pelo próprio aplicativo ou por alguma outra plataforma de agendamento paga.

Se preocupe com a estética do seu perfil

Conhecida como a rede social do apelo estético, o Instagram revolucionou a forma como as marcas divulgam seus produtos. Seja pelas imagens cada vez mais criativas ou pelo conjunto de um perfil que segue uma estética bem construída. Trabalhar cores, formas e saber posicionar as fotos dos seus produtos pode te ajudar a ganhar relevância dentro da rede social.

Ao entrar no perfil e se deparar com algo bonito e agradável, provavelmente um visitante se tornará um seguidor. Nunca se esqueça que as imagens do Instagram são os seus produtos na vitrine da internet. Tenha muito cuidado com a construção e finalização das peças gráficas, se preocupe com a iluminação das fotos dos produtos e evite postar só um tipo de imagem. Procure um equilíbrio entre os tipos de publicação para ter um perfil atrativo e que seja esteticamente bonito.

Utilize o marketing de influência

Não há dúvidas de que os influenciadores digitais são essenciais para as vendas online. Segundo um estudo feito pelo Instituto QualiBest, em parceria com a Spark, 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços indicados por influenciadores digitais.

Eles podem ser uma opção muito assertiva para parcerias de longo prazo ou para ações pontuais como lançamento de produtos, coleções ou campanhas especiais como Black Friday e Dia das Mães, por exemplo. Procure identificar os influenciadores do seu nicho, siga-os e comece a acompanhar para entender quais são as possibilidades para a sua loja virtual. Caso tenha interesse nesse assunto e queira se aprofundar, você pode acessar o nosso conteúdo sobre marketing de influência para lojas virtuais.

Defina um tom de comunicação

Toda marca tem um tom de voz. Conhecido também como brand voice, essa metodologia ajuda a criar elementos de comunicação e interação que são característicos e que aproximam os seguidores e clientes da marca, fazendo com que ela se torne mais humanizada. Entretanto, você precisa conhecer o seu público-alvo para definir essa linguagem que será utilizada.

Seja uma saudação inicial em toda publicação ou utilização de termos característicos do seu segmento, é importante que você defina um tom de voz assertivo, que incentive o seguidor a continuar acompanhando ou a interagir com as suas publicações. Pense sempre em aproximar a sua marca e fazer com que ela se pareça um ser humano para quem a acompanha.

Chame os seguidores para executarem uma ação

As chamadas para ação, ou calls to action, são frases que incentivam um usuário a interagir com algo que seja de intenção direta da marca. Elas são muito utilizadas no Instagram no final de textos que têm o objetivo de venda, aumentar o engajamento ou para direcionar os seguidores para um ambiente externo ao Instagram, seja um site, uma loja virtual ou um blog.

Popularmente conhecido por quem utiliza as redes sociais, o “link na bio” pode ser considerado um call to action. Quando uma empresa ou influenciador direciona os seguidores para clicar no link que está na bio, provavelmente ele tem uma intenção com isso.

Entretanto, não é tão simples como parece: é necessário que a chamada para ação venha depois de um texto informativo ou de algo que mostre muito valor para os seguidores. Só colocar nas legendas “Promoção, compre agora. Link na bio” não vai te fazer vender. Busque gerar valor no seu produto, dar alguma informação importante ou interagir com o seu cliente na legenda para depois inserir uma chamada para a ação.

Pode ser muito mais fácil do que você imagina

Seguindo as dicas que listamos aqui, com persistência, você conseguirá aumentar as vendas da sua loja virtual no Instagram. Acompanhe os dados de acompanhamento, faça testes e não deixe de interagir com aqueles que acompanham seu perfil. Assim, aos poucos, os resultados serão alcançados e o Instagram se tornará uma das principais fontes de tráfego para a sua loja virtual.

Já vende online e não está presente no instagram? Venha para a Oruc. Além da integração com as redes sociais, a sua loja virtual tem integração nativa com diversos marketplaces. Crie sua conta e faça um teste grátis por 15 dias.

 

Crie a sua loja e teste grátis por 15 dias

Compartilhar