Como vender pelo Instagram? Descubra o segredo de quem já vende muito!

Como vender pelo Instagram? Descubra o segredo de quem já vende muito!

Vender pelo Instagram é a nova tendência. Hoje em dia, é impossível encontrar uma loja virtual que não possua um perfil no aplicativo. Isso se dá pelo crescimento da plataforma no mundo e, principalmente, pela sua relevância para os negócios online. Criado em 2010 para ser um simples aplicativo de edição e compartilhamento de imagens, hoje o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários, o que faz dele uma das cinco redes sociais mais utilizadas no mundo.

Oportunidades

Onde tem audiência, tem oportunidade de negócios. Foi assim que o Instagram se tornou uma das ferramentas essenciais para as vendas online: seja para divulgar, anunciar ou até mesmo interagir com potenciais clientes. Estima-se que 60% dos usuários descobrem novos produtos pelo aplicativo e 90% das contas ativas seguem alguma marca.

Entendendo a sua relevância para o mercado virtual o Instagram disponibilizou, nos últimos anos, diversas ferramentas que facilitam a interação entre clientes, produtos e marcas. Essas mudanças fizeram com que o Instagram elevasse o seu status para a estratégia das lojas virtuais, colocando em evidência as compras por impulso. Segundo os dados fornecidos pela rede social, 83% dos usuários utilizam o Instagram para ajudar na decisão do que comprar.

Conteúdo e ferramentas

Desde a sua criação, o Instagram passou por diversas atualizações e melhorias para ampliar o seu alcance, melhorar a experiência dos usuários e inserir oportunidades de negócios. Hoje, o aplicativo conta com diversos formatos: fotos, vídeos, stories, IGTV, reels…  seja para uso pessoal ou para a divulgação de uma marca, são diversas as possibilidades de criação de conteúdo.

Porém, o que deixou o Instagram mais atrativo nos últimos anos foram as suas ferramentas de negócios. Elas foram adicionadas aos poucos, com base em muitos testes, e hoje são o foco principal do aplicativo. A famosa “sacolinha”, que insere uma etiqueta de preços nas fotos dos produtos, foi o primeiro passo para o avanço do aplicativo nas compras virtuais.

Atualmente o Instagram conta com etiqueta de preços, uma aba específica para compras, mensagens automatizadas, opção para salvamento de produtos… são diversas as opções e ferramenta voltadas para as vendas. Entretanto, mesmo com essas ferramentas, ainda existem algumas lacunas que impossibilitam a venda de forma automatizada, além da necessidade de trabalho manual e isso, muitas vezes, prejudica a conversão dentro do aplicativo.

Mas qual é o segredo e como otimizo minhas vendas pelo Instagram?

Tornar os processos automatizados é o primeiro passo. Para isso, ter uma plataforma de e-commerce que integre com o Instagram é essencial! Dessa forma, a sua loja não vai se restringir apenas ao aplicativo e terá um processo de venda bem mais simples, com alta conversão e sem dores de cabeça. Separamos os três principais pontos que podem ser otimizados com uma plataforma de e-commerce e que vão te ajudar na hora de vender pelo Instagram:

 

Pagamento

Hoje, mesmo com todas as ferramentas disponíveis, o Instagram não oferece um processo de checkout nativo, é preciso ter uma loja virtual integrada ao aplicativo para o cliente finalizar a compra sozinho. A mesma coisa acontece com o pagamento, não existe um processo automatizado. O que isso significa? A cada venda, é necessário enviar um link para pagamento, código do PIX ou boleto, deixando a conversão refém de trabalho humano e manual. Quando estamos falando das compras por impulso, essa pode ser a principal barreira para o cliente finalizar a compra.

Com a integração do perfil da sua loja a uma plataforma de e-commerce, quando um cliente se interessar pelo produto, ele irá clicar e será redirecionado para a página em que poderá efetivar o pagamento, da forma que for mais interessante para ele. Sem a necessidade de entrar em contato pelo direct ou solicitar alguma outra informação, como quais cartões são aceitos pela loja.

Dessa forma, você otimizará o seu tempo, pois não haverá necessidade de enviar links de pagamento ou boletos, e o cliente conseguirá fazer a compra sem precisar entrar em contato com ninguém, o que deixará tudo mais simples e atrativo, já que estamos falando de compras online.

 Entrega e cálculo de frete 

Vender pelo Instagram para todo o Brasil é o sonho de boa parte dos empreendedores virtuais, para fazer com que mais pessoas conheçam os seus produtos e que eles cheguem onde tem demanda. Porém, quando estamos falando das vendas pelo Instagram, nem sempre é fácil efetuar essas vendas por falta de praticidade no cálculo do frete e estimativa de entrega.

Novamente, se você utiliza apenas o Instagram para fazer suas vendas, precisará fazer o cálculo do frete para repassar ao cliente por mensagem. Assim como o pagamento, esse trabalho manual exige tempo e se você tem um volume grande de clientes, pode ser até estressante.

Se você possuir integração com uma plataforma de e-commerce, o processo de entrega chegará a outro nível. Além do cálculo automatizado, que poderá ser feito direto pelo cliente, você poderá escolher entre diversos tipos de transportadora, profissionalizando ainda mais o seu negócio. Assim, além de ter opções de transportadoras específicas para o seu produto, você poderá optar pela empresa que tem o melhor custo benefício.

Praticidade em promoções e campanhas

Vai fazer uma promoção? Quer oferecer cupons de desconto? Enviar um e-mail personalizado para os seus clientes? Bom, você já deve ter percebido que o Instagram não vai te possibilitar isso. As promoções e ações de marketing em datas específicas são as principais formas adotadas para quem quer vender mais no mercado virtual. Para ter sucesso, é necessário ter as ferramentas corretas para isso!

Com uma plataforma de e-commerce você pode ter promoções e cupons de desconto ativados em poucos cliques e com a integração ao Instagram, os preços são atualizados automaticamente. Facilitando a execução de campanhas promocionais em grandes datas, como a Black Friday, por exemplo.

Além disso, poder enviar e-mails para quem já efetuou alguma compra na sua loja ajuda no processo de fidelização dos clientes. Assim, você não ficará refém do alcance do Instagram e poderá entrar em contato diretamente com eles em caso de uma campanha especial.

Controle e tenha informações cruciais para o seu negócio

Você só consegue saber se a sua estratégia funciona se existem relatórios para acompanhar. Para as vendas, interpretar dados e acompanhar métricas é extremamente necessário para alcançar bons resultados. Hoje o Instagram tem relatórios voltados para engajamento, número de seguidores… mas não há nenhum que mostre como andam as suas vendas.

Com uma plataforma de e-commerce, a sua loja terá todos os dados possíveis para aprimorar o processo de vendas. Qual o produto mais vendido, qual a região com mais pedidos, relatório de carrinhos abandonados, entre outros. Quanto mais informações você sabe sobre o seu cliente, mais fácil fica o aumento da taxa de conversão.

 

Vender pelo Instagram é mais fácil do que você pensa

Integrar a sua loja do Instagram com uma plataforma de e-commerce parece difícil, mas não é! Em poucos cliques é possível fazer a integração e começar a automatizar os processos de venda pela rede social. Além de aumentar o alcance do seu negócio com um site, você poderá integrar com diversos marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia entre outros.

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