Como vender pelo WhatsApp? Aprenda o segredo para vender mais!

Como vender pelo WhatsApp? Aprenda o segredo para vender mais!

Não é novidade que o WhatsApp é uma das principais ferramentas para atendimento e vendas pela internet. Se você ainda não utiliza, está perdendo uma grande oportunidade. Segundo dados do Facebook, o aplicativo de mensagens tem 120 milhões de usuários no Brasil e está instalado em 99% dos celulares nacionais. Mesmo com esses números grandiosos, a grande dúvida entre os empreendedores é: existe mesmo a possibilidade de vender pelo WhatsApp?

Sim, existe. Desde o lançamento do WhatsApp Business em 2018, existem diversas funcionalidades que facilitam o processo de vendas dentro do aplicativo. Nós te explicamos todas elas neste post aqui. Entretanto, o que muitos empreendedores não sabem é que vender utilizando apenas o WhatsApp pode ser bem mais complexo do que parece, pois, o aplicativo não proporciona uma venda 100% automatizada. Com a dependência do trabalho manual para concretizar a venda no WhastApp, a sua taxa de conversão pode ser prejudicada.

Mas qual é o segredo e como posso vender pelo WhatsApp?

O primeiro passo que você precisa dar é automatizar os seus processos de venda. Para que isso, ter uma plataforma de e-commerce é essencial! Dessa forma, a sua loja não vai se limitar apenas ao WhatsApp e terá um processo de venda bem mais simples, com alta conversão e sem dores de cabeça. Separamos os três principais pontos que podem ser otimizados com uma plataforma de e-commerce e que vão te ajudar na hora de vender pelo WhatsApp:

Checkout e pagamento

Mesmo com todas as ferramentas disponibilizadas para facilitar o processo de venda, o WhatsApp ainda não tem uma página de compra e pagamento dentro do aplicativo. Isso significa que todo esse processo precisa ser feito de forma manual: enviar o link para pagamento, consulta de modelos dos produtos disponíveis, cálculo do frete, registro de informações para a entrega. Isso exige tempo e, principalmente, muita atenção para ser feito.

Quando a venda é feita pelo WhatsApp com a ajuda de uma plataforma de e-commerce, essa realidade muda. O cliente clica no link disponibilizado pelo WhatsApp e é redirecionado para a loja virtual, onde terá todas as informações do produto e poderá finalizar a compra sem a necessidade de intervenção humana do lado da empresa. Tudo é feito pelo cliente: desde o cadastro, pagamento, até o registro das informações de entrega e cálculo do frete.

Assim, o seu processo de venda pelo WhatsApp se torna mais simples: o contato com o cliente só será necessário caso ele tenha dúvidas, se você precisar passar alguma informação extra ou caso queira solicitar algum feedback. Nada de dor de cabeça registrando informações manualmente, tudo estará automatizado.

Em março o WhatsApp foi autorizado a trazer sua ferramenta de pagamentos para o Brasil, mas o processo ainda está longe de ser implementado para empresas e ainda sim não automatizaria 100% do processo de venda online. Primeiro será utilizado apenas entre usuários, as contas empresariais ficarão para atualizações futuras.

Catálogo

Uma das funcionalidades mais interessantes do WhatsApp Business, sem dúvidas, é o catálogo de produtos. Lá é possível registrar informações sobre o produto, nome, breve descrição e fotos. Isso facilita muito para que o cliente tenha acesso aos produtos disponíveis para compra, porém, tem servido apenas como uma vitrine. Devido à falta de automatização de pagamento dentro do próprio aplicativo, muitas vezes o cliente só visualiza o produto e não finaliza a compra.

Com uma plataforma de e-commerce o cenário muda. Você poderá inserir os links dos produtos na sua loja virtual ao catálogo do Whatsapp, dessa forma o cliente será direcionado para o ambiente da loja virtual, onde poderá ver os produtos e efetivar a compra sozinho, em poucos cliques. Isso aumenta as suas possibilidades de conversão, em especial das vendas por impulso, pois o cliente não precisará esperar o envio de um link para pagamento. Dessa forma, ele poderá fazer compras fora do horário comercial, sem esperar o próximo dia para receber sua mensagem com todas as informações.

Entrega e cálculo de frete

Vender para todo o Brasil é o sonho de boa parte dos empreendedores virtuais, para fazer com que mais pessoas conheçam os seus produtos e que eles cheguem onde tem demanda. Porém, quando estamos falando das vendas pelo WhatsApp, nem sempre é fácil efetuar essas vendas por falta de praticidade no cálculo do frete e estimativa de entrega.

Novamente, se você utiliza apenas o WhatsApp para fazer suas vendas, precisará fazer o cálculo do frete para repassar ao cliente por mensagem. Assim como o pagamento, esse trabalho manual exige tempo e se você tem um volume grande de clientes, pode ser até estressante.

Se você possuir cadastro em uma plataforma de e-commerce, o processo de entrega chegará a outro nível. Além do cálculo automatizado, que poderá ser feito direto pelo cliente, você poderá escolher entre diversos tipos de transportadora, profissionalizando ainda mais o seu negócio. Assim, além de ter opções de transportadoras específicas para o seu produto, você poderá optar pela empresa que tem o melhor custo benefício.

Listas de transmissão

Sabemos que as listas de transmissão podem funcionar como uma ótima estratégia de conversão: os seus produtos e promoções sendo enviados para diversos clientes de uma vez só. Entretanto, enviar link para o pagamento, fazer cálculo de frete ou tirar dúvidas sobre especificações do produto após enviar uma lista de transmissão é um trabalho oneroso. São muitas conversas, muitas dúvidas e se a resposta demorar, os clientes têm altas chances de desistir.

Por isso, utilizar a lista de transmissão com um processo de checkout completamente automatizado, pode te ajudar ainda mais a otimizar as suas vendas. Você faz o envio da mensagem, o cliente clica no link do produto e já é redirecionado para a página da loja virtual. Assim, ele poderá finalizar a compra sem a necessidade de fazer um outro contato. Além disso, boa parte das dúvidas que possam surgir vão ser respondidas com as especificações e descrição do produto, que são perfeitamente organizadas na página da loja virtual.

Dados e relatórios de vendas

Só existe vendas otimizadas quando há relatório para serem analisados. Quais os produtos mais vendidos? Para qual estado a sua loja mais vende? Qual é o ticket médio do seu negócio? Qual a modalidade de pagamento mais utilizada? Essas são algumas das informações que podem nortear a sua estratégia e que o WhatsApp não entrega. O único relatório disponível para empresas no aplicativo mostra apenas a quantidade de mensagens enviadas e recebidas. Nada relacionado as vendas efetivadas ou os clientes que desistiram de comprar, por exemplo.

Se você tem uma plataforma de e-commerce, as estratégias poderão ser norteadas por dados reais dos clientes. Com relatórios que englobam desde o abandono da compra, até as formas de pagamento, você poderá analisar, filtrar e decidir quais são as melhores opções e planos de ação para o seu negócio.

Não deixe para depois

O WhatsApp tem potencial para aproximar o contato virtual, que antes era percebido como padronizado por outros meios. Por outro lado, ele não funciona sozinho para quem pretende vender muito.  Se o seu objetivo é ter ganhos de produtividade e escala nas suas vendas, você precisa de uma plataforma de e-commerce para te ajudar nas vendas pelo WhatsApp.

Se deseja ter todas as funcionalidades que foram citadas, além da possibilidade de vender em diversos marketplaces e integrar com as redes sociais, faça um teste grátis de 15 dias na Oruc. Com a nossa plataforma você terá escalabilidade nas suas vendas, além de uma infinidade de recursos personalizáveis que te colocarão na frente dos seus concorrentes. Seja pelo WhatsApp ou onde quer que você queira vender.

Teste Grátis por 15 dias

Compartilhar

Deixe uma resposta