Como começar a vender na internet em 2021

Como começar a vender na internet em 2021

As vendas online vêm crescendo, e se tornando um habito cada vez mais comum. Fazendo do e-commerce um dos melhores investimentos para os lojistas.

Atualmente o comércio eletrônico é uma das melhores formas de negócio, para quem quer iniciar sua operação de vendas, ou ampliar o alcance de uma operação que já existe,

Mas por onde começar? Quais são as etapas que eu tenho que seguir para iniciar meu processo de vendas online?

É o que nós vamos conferir nesse artigo. Continue lendo a matéria ou assista nosso video.

 

Montando sua operação de vendas online

Primeiramente existem diversas formas diferentes de vendas online. Alguns processos mais rápidos, outros um pouco mais complexos. Por tanto, você vai encontrar por aí diversos passo a passos diferentes de como começar.

Separamos aqui 7 dicas para você iniciar a sua operação, alinhada com boas práticas de venda online.

 

Defina o segmento e quais produtos vender.

A princípio você deve definir qual o segmento irá trabalhar e quais produtos irá vender. Quanto ao segmento, procure por algo que você já goste de fazer ou tenha uma grande afinidade.

Após escolher faça uma avaliação de mercado, verificando se existem muitas ofertas desse tipo de produto, quais os preços praticados, se existem muitos anunciantes, entre outras informações.

Além disso, você deve analisar se as características dos produtos viabilizam a venda de forma mais simples, ou exigem soluções mais complexas.

Um bom exemplo disso são produtos de grande porte ou muito pesados. Esse tipo de produto precisa de embalagens reforçadas, além de soluções logísticas especializadas, ou seja, tornando a operação mais complexa e exigindo um investimento maior.

Então analise bem esses pontos as de escolher os seus produtos.

Conheça seu público

Acima de tudo, estar alinhado com o seu público é fundamental para o sucesso das suas vendas.  Estude as características do seu cliente e crie uma persona baseada nessas informações. Assim você consegue saber em quais plataformas seu público compra, quais redes sociais usa, quais diferenciais de venda mais importam para esse público, entre outras informações que te auxiliaram a ser mais assertivo na sua estratégia.

Se você não sabe como criar uma persona para sua loja, confira nosso artigo: Como criar personas para lojas virtuais.

Conheça seus concorrentes

Conheça quem são seus concorrentes, descubra quais são seus diferenciais, seus pontos fortes, e fraquezas. Saber essas informações te dará uma visão muito boa do nicho que seu produto está inserido.

Ter referencias de marcas ou lojas que já trabalham com o seu tipo de produto, pode te mostrar quais estratégias funcionam e quais ações evitar nas suas campanhas.

Utilize ferramentas de otimização de vendas online.

Atualmente existem diversas ferramentas que podem auxiliar na automação das suas vendas, oferecendo um processo de compra mais rápido e dinâmico. As ferramentas mais usadas atualmente são as plataformas de e-commerce, e os hubs de integração marketplace.

As plataformas de e-commerce são ferramentas que te permitem montar uma loja virtual do zero, de forma prática e intuitiva. Outra característica dessas plataformas é a possibilidade de fazer integração da sua loja virtual com outras ferramentas, como empresas de solução logística, intermediação de pagamento, ERP e administração interna. Muitas dessas plataformas te dão a possibilidade de começar a vender poucos minutos após cadastrar seus primeiros produtos.

Existem também os hubs de integração marketplace. Essa ferramenta faz integração com diversas plataformas de marketplace. Possibilitando ao lojista centralizar sua operação de vendas online, administrando todos os seus cadastros, anúncios e pedidos em único lugar, de forma sincronizada, mesmo que o lojista venda em mais de uma plataforma de marketplace.

Ocasionalmente algumas plataformas de e-commerce também funcionam como hub de integração marketplace. Permitindo que você tenha sua loja virtual própria e ainda venda em plataformas de marketplace de forma sincronizada, como é o caso da Oruc.

Ofereça uma boa experiência ao cliente

Antes de mais nada, é essencial oferecer uma boa experiência para o cliente em todas as etapas da compra.

Você pode seguir algumas dicas para alcançar esse objetivo, como monitorar com frequência seus canais de atendimento, responder os clientes de forma rápida e cordial, disponibilizar o máximo de informações sobre o produto nos anúncios, isso inclui imagens de qualidade e vídeos.

O envio do pedido também é um ponto crucial na experiência do cliente, então não atrase na hora de despachar os produtos, capriche na embalagem e sempre conte com bons parceiros logísticos para evitar problemas.

Produza conteúdo e planeje suas campanhas.

O marketing de conteúdo tem sido uma das principais estratégias de atração de novos clientes em diversos segmentos. Produza conteúdos que envolvam o universo dos seus produtos para atrair e engajar o seu público.

Outra dica valiosa é planejar suas campanhas promocionais e conteúdos com antecedência. Essa prática permite que você consiga produzir campanhas e conteúdos com maior qualidade, além disso garantir que você não deixará nenhuma data importante de fora.

Para te auxiliar nessa etapa, você pode conferir nosso calendário completo com todas as datas importantes para o comércio nesse ano.

Mensure seus resultados  

É como dizem, o que você não mensura, você não controla. A mensuração de resultados é extremamente importante para que você escale suas vendas de forma mais rápida. É através dessas métricas que você identifica tendências de venda, possíveis falhas no processo e oportunidades de melhorias.

Rumo às vendas

Pronto, agora é só colocar em prática todas essas etapas e começar sua operação. O processo de vendas online não é difícil, porém ele exige tempo, esforço e dedicação.

Não deixe de avaliar a Oruc antes de escolher sua plataforma de e-commerce, faça um teste grátis de 15 dias, veja como é prático e rápido montar sua loja virtual.

 

Teste Grátis por 15 dias

 

Compartilhar

Deixe uma resposta