O que é um Hub de Marketplace?

O que é um Hub de Marketplace?

Atualmente o comércio eletrônico faz parte da vida de milhões de brasileiros, movimentando bilhões de reais todos os anos, possibilitando aos lojistas a ampliarem cada vez mais as suas operações de venda.

O processo de venda online passou por diversas melhorias no decorrer dos anos, muitas dessas melhorias são devidas a novas ferramentas implementadas nesse processo.  Algumas das ferramentas que tem auxiliado milhares de lojistas a otimizarem seus processos de venda são os Hubs de marketplaces.

Mas afinal, o que é um hub de marketplace? Quais são as vantagens de usar essa ferramenta? Nesse artigo vamos falar tudo sobre essas ferramentas, e quais benefícios elas podem trazer para sua operação de vendas.

O que é marketplace?

Antes de mais nada, marketplace é uma plataforma de e-commerce onde o lojista cadastrado pode anunciar os seus produtos, sem precisar ter uma loja virtual própria, alguns exemplos de marketplaces são, Mercado Livre, Amazon, Americanas.com e Magazine Luíza.

Muitos lojistas optam por vender seus produtos nessas plataformas pela visibilidade e credibilidade que elas possuem junto aos consumidores, e pelo fato de algumas oferecerem soluções de pagamento e logística próprias, facilitando o início da operação de vendas sem muitos recursos.

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de marketplace, fica mais fácil entender a função do hub de marketplace.

O que é Hub de Marketplace?

O hub de marketplace é uma ferramenta que faz integração com diversas plataformas de marketplace. Possibilitando ao lojista centralizar sua operação de vendas online, administrando todos os seus cadastros, anúncios e pedidos em único lugar e de forma sincronizada, mesmo que ele venda em mais de uma plataforma de marketplace.

Principais benefícios de utilizar um hub de integração com marketplace.

  • Sincronização de Preço e Estoque.
  • Emissão de NF automatizada.
  • Rapidez na administração de campanhas e anúncios.
  • Visão ampla da operação e confiabilidade dos dados.
  • Integração com outras plataformas.
  • Melhores ferramentas de mensuração de resultados

 

Sincronização de Preço e Estoque

Uma das principais otimizações que um hub de marketplace pode oferecer, é a sincronização de preços e estoque. Isso evita que ocorram erros pela inconformidade dessas informações tão vitais.  Então permitindo a centralização desses dados ou integração com outras plataformas de onde o hub  pode extrair essas informações.

Tentar vender em vários canais sem uma ferramenta que centralize e sincronize as informações é pisar em terreno minado. Onde a qualquer momento uma falha de estoque ou mesmo de atualização de valores pode incorrer em enormes prejuízos para a empresa, seja ele financeiro ou até mesmo por conta da uma qualificação negativa que gera grandes impactos negativos para a marca.

Emissão de NF automatizada.

Conforme as vendas em plataformas de marketplace foram evoluindo e se profissionalizando, foi se tornando cada vez mais necessário que os lojistas que atuam nessas plataformas, se profissionalizassem também.

Muitos benefícios oferecidos por alguns marketplaces, só são concedidos para quem vende produtos novos, com nota fiscal. Bem como em outras nem é permitido vender sem a emissão do documento a cada pedido.

Por tanto a emissão de Nota Fiscal automatizada é um recurso essencial para quem quer escalar suas vendas de forma profissional, além de oferecer dinamismo ao seu processo de venda.

 

Rapidez na administração de campanhas e anúncios

A centralização na administração de anúncios e campanhas, é um fator determinante para que a operação ganhe velocidade e fluidez. Imagine que você decida vender 20 tipos diferentes de produtos, em 3 plataformas de marketplace.

Cadastrar todos esses produtos um por um, em cada uma das plataformas consumiria muito tempo. Fazendo a integração com o hub de marketplace você consegue cadastrar o produto uma única vez, e anunciar em todos os marketplaces disponíveis.

Essa facilidade na criação dos anúncios também te possibilita criar variações dos mesmos anúncios em alguns marketplaces, tornando mais prática a execução de testes AB.

Além disso, a otimização com o hub de marketplace permite atender de forma mais rápida solicitações de clientes interessados nos seus produtos. Afinal estamos falando de vendas online, um ambiente onde qualquer minuto a mais pode fazer a diferença entre converter ou não a venda.

 

Visão ampla da operação e confiabilidade dos dados.

Trabalhar com funções repetitivas, como cadastros manuais, além de ser estressante e cansativo, pode resultar em falhas humanas.

Ter toda a operação concentrada em um único lugar te permite controlar melhor cada etapa do processo, tornando mais difícil de ocorrer falhas, e te possibilitando agir rapidamente em casos de urgência.

Mensuração de resultados

Atualmente as plataformas de marketplace contam com relatórios de venda muito básicos. Utilizando um hub de marketplace você terá acesso a relatórios mais completos para traçar suas estratégias, além da possibilidade de integrar essas informações como algumas ferramentas de administração interna.

Integração com outras plataformas

Sobre tudo muitos hubs marketplace te dão a possibilidade de fazer integrações com outras plataformas que auxiliam na sua operação de vendas, como ferramentas de ERP e administração interna, integrando preços, informações de produtos, estoque, geração de NF e informações fiscais, entre outras.

Em alguns casos os hubs de integração são também plataformas de e-commerce, como é o caso da Oruc, possibilitando a criação de uma loja virtual própria, e ao mesmo tempo, integrando com plataformas de marketplace, permitindo a configuração dos anúncios em um único lugar.

A integração com plataformas de solução logística também é uma poderosa ferramenta, que te da alternativa de solucionar problemas logísticos que as plataformas de marketplace não conseguem, como o envio de produtos de algumas categorias especiais, por exemplo.

Outra grande vantagem é o fato do hub marketplace levar em consideração as particularidades e regras de cada marketplace, viabilizando a venda sem nenhum tipo de conflito. Um exemplo disso é a possibilidade de praticar preços diferentes para cada e-commerce, levando em consideração os diferentes percentuais cobrados por cada venda e as regras de cada Marketplace.

 

Importância de um hub de marketplace.

A integração utilizando um hub de marketplace é fundamental para operações e lojistas que desejam se profissionalizar nesse tipo de venda. Mm outras palavras, sem essa integração se torna bem difícil vender em grandes volumes nessas plataformas. Então se você deseja vender mais em plataformas de marketplace, esse é um excelente investimento.

Agora que você sabe a importância dessa ferramenta, só falta encontrar o hub marketplace que mais atende suas necessidades. E se você ainda não conhece a Oruc, somos uma Plataforma de E-commerce e Hub de Integração com Marketplaces, ERPs e Soluções logísticas. Clique no botão abaixo e teste nossa plataforma gratuitamente por 15 dias. Boas vendas!

 

 

Teste Grátis por 15 dias

Compartilhar

Deixe uma resposta