Lançado em janeiro de 2018 no Brasil, o WhatsApp Business é uma segunda opção do WhatsApp, que é gratuito e que segundo os seus idealizadores “é um aplicativo desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas”.
O foco inicial do WhatsApp Business é poder ajudar as empresas no desenvolvimento das áreas de atendimento ao cliente, marketing e vendas, principalmente as lojas virtuais. Com apenas três anos de funcionamento no Brasil, aos poucos, ele se tornou uma das ferramentas essenciais vender na internet. Isso porque garante profissionalismo e gera mais segurança ao cliente no contato com a marca.
Muitos lojistas ainda estão na fase de descoberta do aplicativo e neste conteúdo vamos apresentar os passos iniciais para ter uma conta e vender através do WhatsApp Business, além de quais são as vantagens do uso desse aplicativo.
WhatsApp x WhatsApp Business
Se ainda não ficou claro, é necessário reforçar: o WhatsApp Business e o WhatsApp são aplicativos distintos! O WhatsApp é o aplicativo nativo, que foi criado para troca de mensagens instantâneas entre pessoas físicas, o WhatsApp Business é um aplicativo voltado para a comunicação entre pessoas e empresas!
Como começar a utilizar o WhatsApp Business?
Se você já utiliza o WhatsApp para uso pessoal, precisará de um novo número para se cadastrar no WhatsApp Business. Outra opção é fazer a transferência do seu número atual para uma conta de negócios.
Entretanto, não é possível ter um único número vinculado aos dois aplicativos. Se você prefere ter uma conta do WhatsApp pessoal diferente daquela que você usa para negócios, precisará de dois números. Por outro lado, se você já utiliza o seu WhatsApp pessoal para conversar com clientes e não vê problemas nisso, basta baixar o WhatsApp Business e mudar a sua conta.
Para fazer o download do WhatsApp Business, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular. Ele é gratuito e está disponível tanto para Android como para iOS.
Valorize o seu perfil comercial
As configurações do perfil são muito importantes para a utilização do WhatsApp Business. Isso porque o perfil inclui o nome da sua empresa, a foto, endereço físico e eletrônico, horário de funcionamento e uma breve apresentação sobre o seu negócio.
Preencha essas informações com muita atenção e pense em uma descrição que consiga apresentar a sua loja virtual de forma clara e objetiva. Na foto de perfil é ideal que seja o logo da sua empresa, sem a utilização de selfies ou outras imagens. Ah, e não se esqueça de colocar o link da sua loja virtual.
Uma informação que deve ser destacada é que o nome da sua empresa não poderá ser alterado depois. Isso mesmo, só será colocado uma única vez. Isso faz muito sentido, uma vez que as empresas não alteram seus nomes todos os dias. Por isso, ao inserir o nome preste muita atenção para não fazer o registro com grafias erradas.
Quais são as principais vantagens do WhatsApp Business?
Existem alguns benefícios e funções no aplicativo que são cruciais para a agilidade das vendas e que o fazem ser uma ótima opção de ferramenta para o atendimento aos clientes.
Mensagens automáticas e respostas rápidas
Nenhum cliente gosta de esperar, principalmente quando estamos falando dos consumidores de lojas virtuais. Para evitar isso, o WhatsApp Business te dá a opção de criar mensagens automáticas: elas são enviadas ou acionadas por comandos assim que um novo contato entra em contato com a sua loja. Você é quem define como será a mensagem e existem dois tipos:
Mensagens de ausência: que são enviadas automaticamente quando o cliente entra em contato fora do horário de funcionamento, o mesmo que é definido nas configurações do perfil. Para esta mensagem o indicado é que você reforce o horário de atendimento e depois fale que entrará em contato dentro do horário de funcionamento. Ex: “Nosso atendimento é de 9h as 17h. Entraremos em contato em breve”.
Mensagens automáticas: funcionam como atalhos para aquelas respostas rápidas que são utilizadas com muita frequência. Por exemplo, após cada cliente finalizar uma compra você sempre envia “Obrigado pela compra, espero que você goste do produto!”. Para evitar o trabalho de digitar a frase inteira, você pode criar o atalho “/obrigado” e, assim, toda vez que você digitar esse comando o WhatsApp dará a opção de enviar a mensagem completa.
O formato dos atalhos para as mensagens é padronizado (/palavra). Então, só é necessário adicionar a primeira palavra da frase ou um termo que caracterize a mensagem. Assim que for acionado o comando o WhatsApp completará a mensagem automaticamente.
Para fazer a configuração tanto das mensagens automáticas quanto das mensagens de ausência, é só acessar Configurações da empresa > Ferramentas de mensagem.
Catálogo de produtos
Sem dúvidas a função mais interessante dentro do WhatsApp Business é a possibilidade de criação do catálogo de produtos. Com ele você pode colocar valores, fotos e descrever o produto de forma breve. Além disso, ele facilita na hora da finalização da venda pois é possível inserir o link do produto que direciona para sua loja virtual.
Com o catálogo você pode também fazer o envio de mensagens promocionais, selecionando o produto que deseja compartilhar na conversa. Dessa forma não é necessário procurar as imagens do produto na galeria do celular para enviar, pensar no valor e descrição, tudo já estará cadastrado, facilitando o trabalho. Mesmo que no início demore para cadastrar todos os produtos da sua loja, o catálogo trará grandes resultados tanto para a sua conversão quanto para a agilidade no atendimento.
Com as fotos dos produtos já salvas no celular, vá até a aba “Configurações” no menu com o desenho de três pontinhos. Clique em “Configurações da empresa” e depois em “Catálogo”. Agora é só clicar no botão verde “Adicionar produto ou serviço” e começar a montar o seu catálogo!
O profissionalismo que será transmitido ao cliente também é um ponto a ser destacado: com o catálogo, os produtos ficam organizados, padronizados e fáceis de serem descritos porque junto ao nome é possível colocar o código do produto.
Organização do atendimento
No WhatsApp Business também é possível colocar etiquetas de identificação nas conversas com os clientes! Essa ferramenta é uma das mais assertivas para o atendimento, uma vez que você poderá categorizar os clientes de acordo com as características ou necessidades.
Por exemplo: criar uma etiqueta de ‘fidelizado’ para todos os clientes que compraram mais de uma vez ou ‘novo cliente’ para aquele que acabou de fazer a primeira compra. Se um cliente fez alguma reclamação, você pode colocar uma etiqueta para identificá-lo e sempre priorizar o atendimento dele. São várias possibilidades de classificação das conversas e você faz a adaptação de acordo com a sua necessidade.
Agora que já conhece a ferramenta, chegou a hora de vender
Sabemos que a praticidade é um pilar das vendas virtuais, por isso o WhatsApp Business se tornou tão importante para a conversão do e-commerce brasileiro. Entretanto é preciso pensar além: como deixar todo o processo de venda ainda mais simples?
Utilizar uma plataforma de e-commerce que integre com o WhatsApp Business é a resposta mais coerente.
Na Oruc todas as lojas virtuais têm a possibilidade de utilizar o botão que direciona o cliente para uma conversa no WhatsApp para saber mais detalhes sobre os produtos. Todos nós sabemos o potencial das dúvidas para concretizar novas vendas e, nesse caso, o redirecionamento para uma conversa direto com o vendedor pode ser o grande diferencial.
Além disso, com uma loja virtual, você pode inserir o link do produto diretamente no catálogo do WhatsApp Business, simplificando também o processo de checkout. Dessa forma não é necessário utilizar links de pagamentos ou fazer cálculo manual de frete: o cliente será direcionado para a sua loja virtual, escolherá a melhor opção de entrega, efetuará o pagamento e o seu relatório de vendas será atualizado. Tudo de forma automática, sem a necessidade de trabalho manual e sem perder as vendas por impulso! Bora criar uma Loja virtual na Oruc, integrar com WhatsApp e ter a sua própria máquina de vendas automática!