Ter uma operação de vendas online de sucesso é o sonho de qualquer lojista. A facilidade e praticidade oferecida pelas plataformas de e-commerce no momento de criar uma loja virtual, atraem diversas pessoas a criarem milhares de lojas todos os meses, porém construir uma loja virtual de sucesso é uma tarefa que exige atenção em diversos fatores e etapas. Nesse artigo vamos apontar alguns dos motivos mais comuns para que lojas virtuais não alcancem os resultados esperados.
Definição de Persona para Loja Virtual
Persona nada mais é que um personagem fictício criado utilizando dados reais, através das características desse personagem a empresa consegue criar estratégias de vendas e marketing mais alinhadas ao seu cliente ideal. Com a persona a marca consegue, definir quais as dores e problemas o produto/serviço pode resolver, quais os valores e conceitos são importantes para o cliente ideal, qual a linguagem ele usa, quais os canais de divulgação usar, entre outras informações que podem tornar as ações da sua empresa mais assertivas. Lembrando que a persona pode ser criada para sua marca como um todo ou para campanhas e linha de produtos específicos. Caso você não saiba como criar a persona da sua loja virtual acesse nosso artigo: Aprenda a criar personas para loja virtual.
Competitividade – Preços e Condições de Venda
Outro motivo que pode impactar muito na taxa de conversão da sua loja virtual é o preço de venda dos produtos e as condições de venda ofertadas na sua loja. Nesse momento é importante realizar uma pesquisa de mercado, avalie seus principais concorrentes, veja se seus preços estão dentro da média aplicada pelo mercado, ter preços um pouco maiores não é problema, porém se a diferença for considerável pode ser o motivo da loja não vender. Além do preço, avalie as condições ofertadas nas lojas concorrentes, como formas de pagamento, formas de envio, preço do frete, prazo de entrega, parcelamento, entre outras condições, esse também pode ser um fator decisivo no momento do fechamento da venda.
Volume de Tráfego e Divulgação
Ter tráfego nada mais é que ter um volume considerável de acessos na sua loja virtual, afinal somente uma porcentagem dos visitantes da sua loja vão realmente comprar, então você precisa gerar um volume considerável de tráfego para alcançar suas metas de venda. Existem dois tipos de tráfego, o tráfego orgânico, feito através de produção de conteúdo e divulgação da loja em canais gratuitos, como redes sociais e pesquisa orgânica em mecanismos de busca, e o tráfego pago que é feito através de anúncios pagos, como anúncios no Google ads, posts patrocinados no Facebook e Instagram, e publiposts através de influenciadores. Definir a persona da sua loja ou das suas campanhas é fundamental para saber em quais canais de divulgação investir, e trazer o tráfego mais qualificado possível.
Fazer a divulgação da sua loja virtual é essencial para o sucesso da sua operação de vendas online.
Tenha uma Loja Virtual bem Otimizada
Pode parecer meio óbvio, mas nem todo lojista dá a devida atenção a esse fator. Ter uma loja bem otimizada e proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor é fundamental para ter uma loja virtual de sucesso. Para alcançar esse objetivo é preciso se atentar a alguns fatores.
Layout agradável e responsivo: O visual é um dos principais fatores para a retenção do público que visita sua loja, uma loja com aparência desleixada passa uma imagem de loja amadora e pouca segura, dedicar tempo para construir uma loja visualmente agradável é fundamental para transmitir confiança ao cliente. Tenha um layout planejado de forma inteligente, com um menu e barra de pesquisa bem destacados, tenha departamentos, subdepartamentos bem definidos e organizados, isso é fundamental para que os clientes encontrem os produtos desejados de forma prática. Teste também todos os recursos e funcionalidades da loja para garantir que tudo esteja funcionando em perfeita ordem.
Tenha identidade visual: Crie uma identidade visual para sua loja virtual, a padronização visual dos elementos da sua loja e dos materiais de divulgação ajudam a construir mais confiança junto ao cliente. Na criação de uma identidade visual existem 3 elementos básicos que devem ser padronizados, a logo, as cores e a tipografia.
Ao criar a logo da sua loja é aconselhado que seja minimalista e tenha a ver com o nicho da sua loja, também é importante que seja criado duas versões da logo, uma versão para fundo claros e uma versão para fundos escuros. O segundo elemento que deve ser definido na criação de uma identidade visual são as cores da marca, defina pelo menos 3 cores que serão usadas na produção da sua loja e artes de divulgação, ao definir as cores é importante levar em consideração a teoria de cores para escolher cores que combinam de forma harmoniosa, verifique também a identidade das lojas concorrentes (caso tenha), para não escolher uma identidade visual parecida e evitar comparações. Outro elemento que pode ser padronizado para construir sua identidade visual é a tipografia utilizada nas artes e materiais da sua loja online.
Cadastro de produtos: A forma como os produtos são apresentados aos clientes é mais um fator decisivo para o fechamento da venda. Faça o cadastro dos produtos da sua loja da forma mais completa e profissional possível, realize uma pesquisa dos termos e palavras-chave mais usados para construir os melhores títulos para seus produtos, preencha a descrição e ficha técnica da forma mais completa possível, sempre dando destaque as dúvidas mais frequentes, tenha diversas fotos de qualidade do produto, em diversos ângulos e ambientadas se possível.
Entregue a melhor experiência de navegação: Um dos fatores mais importantes para se ter uma boa experiência de navegação é a velocidade de carregamento da página, faça a compactação de todas as imagens e artes da sua loja para proporcionar a melhor velocidade ao seu cliente. Garanta que a página principal da sua loja virtual tenha um número razoável de elementos (banners, produtos, carrossel), para não impactar negativamente na velocidade de carregamento. Veja nossa matéria e aprenda a como compactar suas imagens mantendo a melhor qualidade: Como compactar imagens PNG e JPG para a web.
Confira também nossa vídeo com dicas de como montar um bom layout para sua loja:
Construa Confiança e Autoridade
Um dos grandes motivos para a loja online não vender, principalmente se é uma marca que está começando é a confiança e profissionalismo, esses são dois fatores que levam tempo para serem conquistados, porém, existem algumas formas de acelerar esse processo.
Prova Social: Incentivar seus clientes a avaliarem a loja e colocar em destaque as avaliações positivas é uma ótima forma de transmitir confiança a novos consumidores.
Marketing de Influência: O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital onde a marca faz uma parceria com um produtor de conteúdo que está alinhado com o nicho e público da loja. Esse produtor de conteúdo indica a loja ou produto para seu público, emprestando sua autoridade e confiança. Acesse nosso artigo sobre marketing de influência e descubra mais sobre essa estratégia.
Tempo e Dedicação
Para construir uma operação de vendas de sucesso é preciso ter em mente que iniciar as primeiras vendas leva tempo e dedicação, muitos lojistas que iniciam suas lojas virtuais desistem do projeto por não dar resultado em um curto período. Claro que esse fator está diretamente relacionado aos pontos que elencamos nos tópicos anteriores, porém não é incomum encontrarmos boas lojas virtuais, com um bom trabalho de divulgação, mas mesmo assim demoram a escalarem as vendas. Existem diversos cases de lojas que são um sucesso hoje, porém levaram um tempo considerável para escalarem suas vendas. Esse tempo também está relacionado a quanto você investe em ações de marketing e divulgação da sua loja. Confira nosso artigo com dicas de como divulgar sua loja virtual.
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