Instagram: quais são os melhores horários para postar? [2020]

Instagram: quais são os melhores horários para postar? [2020]

Você já deve saber que o Instagram, atualmente, é a rede social que tem mais força no mercado digital. Segundo a Social Media Trends, 80% das empresas brasileiras estão no Instagram e a cada dia esse número cresce mais.

O instagram se destaca pelo seu apelo visual e pelas possibilidades de criação de conteúdo: são diversas ferramentas para montar uma estratégia precisa de marketing em uma única rede social. Fotos, vídeos, IGTV, stories, boomerang, filtros patrocinados, lives… não contente em ter todas essas possibilidades, o instagram atualmente englobou a ferramenta Reels: uma grande sacada para tomar o público da sua maior concorrente, o tik tok.

A maioria dos lojistas utiliza o instagram como uma das principais formas de gerar tráfego para sua loja virtual. Nós já falamos sobre como ele é importante nesse post. Portanto, muitas dúvidas ainda surgem quando estamos falando de quais horários publicar conteúdo por lá.

Como saber?

Pesquisando no Google, você encontra respostas diferentes sobre quais são os melhores horários para postar no instagram e muitos sites apontam entre às 19h e 21h. Só que isso não é uma regra e nós vamos te mostrar agora.

Um estudo anual realizado pela Sprout Social, atualizado em 2020, nos dá uma visão muito boa em relação ao melhor horário para publicar no Instagram e o melhor: mostra em densidade como é comportamento do público na rede social durante as 24hrs do dia.

Veja abaixo os dados da pesquisa, que indicam possíveis horários:

Nota:
AM = período das 00 às 11h59;
PM = período das 12h às 23h59.

 

Melhores horários para bens de consumo

Esses são os melhores horários para a publicação de produtos, segundo a Sprout Social

 

Melhor dia e hora: quarta-feira às 15 horas;
Melhor dia: quarta-feira;
Pior dia: domingo.

Caso você trabalhe com bens de consumo e tenha uma estratégia de fazer 2 posts semanais, um bom teste seria realizar as publicações nas quartas-feiras às 15 horas e Sextas-feiras às 11 horas, por exemplo, para analisar o resultado.

Melhores horários para tecnologia

Esses são os horários indicados para produtos de tecnologia.

Melhor dia e hora: quarta-feira às 6 e às 9 horas, e sexta-feira das 7 às 10 horas;
Melhor dia: quarta-feira;
Pior dia: domingo.

Na área de tecnologia vemos uma constância muito forte na parte da manhã de quarta e sexta-feira, sendo dias em que a rede está cheia de usuários pertencentes a este nicho.

Melhores horários globais para postar

Bons horários de acordo com todos os usuários

 

Melhores dias e horários: quarta-feira às 11h da manhã e sexta-feira das 10h às 11h da manhã;
Melhor dia: quarta-feira;
Pior dia: domingo.

Afinal, qual é o melhor horário?

Os gráficos da pesquisa mostram dados gerais de alguns segmentos e isso pode te ajudar na hora de planejar suas postagens nas redes sociais. Porém, isso não é o suficiente: o melhor horário para postar no seu instagram é aquele que os seus seguidores estão online. E esse comportamento pode ou não estar próximo aos dados da pesquisa. Vamos te mostrar agora como você pode aprimorar ainda mais esses dados.

Utilize o instagram como perfil comercial

O Instagram para Empresas (ou Instagram for Business) é uma ferramenta do Instagram dedicada a empresas que fornece dados e Insights relevantes para atuação de uma marca dentro da plataforma. Com essa ferramenta você consegue ter uma visão mais fiel do público que te segue: todos os dados são levantados com o comportamento dos seus seguidores.

Migrar para uma conta de empresa é fundamental para gerenciar melhor sua conta na rede. Inclusive, a ferramenta de Insights – que abordamos no tópico anterior – só pode ser acessado por uma conta comercial.

Além de liberar o acesso às métricas e informações sobre o público, o Instagram para Empresas permite que você realize anúncios, uma alternativa para alcançar mais pessoas e gerar mais visibilidade para o negócio.

Entenda a sua persona

Para saber o melhor horário para fazer a publicação de um conteúdo, é essencial saber qual é o comportamento da sua persona na rede social. Um fator interessante de saber, por exemplo, são os horários que a persona dedica para acessar o Instagram e geralmente esses horários são padrões em segmentos de público. Exemplos:

 

1 – Se a persona for uma estudante de 16 anos, ela provavelmente é hiperconectada, mas os horários do intervalo do estudo serão aqueles em que ele gastará mais tempo online.

2 – Já se for uma pessoa que trabalha 8 horas por dia, pode ser que ela acesse a rede apenas enquanto volta do trabalho, entre 18h e 20h.

 

Por isso, é importante se colocar no lugar da persona e entender como ela se comporta no uso das principais redes sociais. No momento de construir a persona ideal para o seu produto ou serviço, sempre pense em quais momentos ela terá contato com o conteúdo que está sendo produzido, no Instagram ou em outras redes sociais. Essa informação é importantíssima para identificar o horário ideal para publicações nas redes sociais onde sua marca está presente. E além de descobrir esses horários, depois de um tempo você vai fazer com que eles se tornem “as horas da sua marca”. O público vai se habituar a receber o conteúdo na hora e nos dias que você definir, vão sempre esperar por isso.

Faça testes

Depois de ter a conta Empresarial no Instagram, ler os dados que colocamos aqui e os que são oferecidos para a sua conta no próprio aplicativo, você precisa começar a fazer testes. Sim, testes. Porque não há receita 100% completa para ter um bom engajamento: existem testes bem feitos, que definirão a estratégia a médio e longo prazo. Testando horários e comparando os resultados obtidos, você terá os seus melhores horários para postar no instagram. Como já falamos aqui: não queremos te dar um horário definido, queremos que você encontre o melhor horário para os seus seguidores te verem.

Enfim, agora que você já tem todas essas informações, que tal começar a planejar e testar novas postagens no seu perfil? Caso você queira, temos mais dicas sobre marketing digital para lojas virtuais! Basta clicar aqui.

Compartilhar