Loja Virtual x Loja Física: Quais as principais diferenças entre os dois modelos de vendas?

Loja Virtual x Loja Física: Quais as principais diferenças entre os dois modelos de vendas?

Há milhares de anos a humanidade vem fazendo trocas de materiais entre si, tornando a venda uma das práticas mais antigas da civilização. Com o decorrer dos anos a evolução das vendas, foi deixando cada vez mais claro os benefícios da implementação de novas técnicas e formas de vender. Assim surgiram os primeiros vendedores, as primeiras lojas e as mais diversas formas de atração dos clientes. No entanto, a criação da internet trouxe um novo leque de possibilidades para o mundo das vendas. Nesse artigo iremos trazer quais as principais diferenças entre as vendas tradicionais em lojas físicas, em relação as vendas online em loja virtual.

Continue lendo e descubra qual modelo de vendas é mais adequado para o seu negócio.

Custo e valor de investimento

Na hora de planejar o início de um negócio, seja ele qual for, o valor investido para tirar o projeto do papel com certeza é o fator mais importante nessa avaliação. No caso das vendas através de loja física existem diversos gastos a serem considerados, como locação ou aquisição de imóvel, mão de obra, mobília e decoração, impostos próprios de lojas físicas, contas de água, luz e internet.

Já no caso de através de loja virtual, inicialmente não é necessário investir em local específico para operação, mão de obra, mobília e decoração. Além disso, o processo para iniciar uma operação de vendas online é menos burocrático, permitindo que você comece a vender de forma mais rápida.

Alcance da operação

Um fator extremamente vantajoso para quem vende através de loja virtual, é o alcance da operação de vendas. Mesmo com uma operação pequena, é possível vender para diversas regiões do país, criando mais chances de conversão.

Além de oferecer seu produto em diversas regiões, o lojista que vende pela internet, tem a possibilidade de anunciar em diversos canais de vendas online diferentes. Usando uma plataforma de e-commerce com a Oruc, por exemplo, você pode vender através de uma loja virtual própria, plataformas de marketplace e redes sociais como facebook e instagram, tudo de forma integrada e sincronizada, permitindo uma administração centralizada dessa operação.

Enquanto isso, a loja física fica limitada apenas às pessoas que passam pelo local e aos consumidores que já conhecem a loja.

Horário de atendimento

Outro benefício das vendas online é o fato da loja virtual ficar disponível para compra 24 horas, todos os 7 dias da semana, sem custo adicional. Isso torna a loja mais eficiente, com grandes chances de converter compras por impulso.

Em relação às lojas físicas, são muito raros os casos onde a loja fica disponível após o horário comercial. Além disso, o custo de uma operação de vendas sobe ainda mais caso isso aconteça, tornando esse atendimento estendido pouco viável.

Mensuração de Resultados

Fazer vendas através de uma loja virtual facilita a mensuração de resultados da sua operação. Todos os dados de interações, visitas e vendas são salvos automaticamente na plataforma, ficando disponíveis para serem consultados em forma de relatórios detalhados, auxiliando nas suas estratégias.

Na venda tradicional através da loja física, essa mensuração fica mais complexa, pois esses dados dependem de trabalho manual para serem captados. Muitas das vezes é necessária a contratação de sistemas para processar os dados e gerar relatórios mais completos. Na loja virtual essa função já é disponível na mesma plataforma de venda, sem custos adicionais.

Campanhas promocionais

Trabalhar com uma loja online te dá a possibilidade de rodar campanhas promocionais mais assertivas e personalizadas. Pois através de cookies do site e pixels das redes sociais é possível rodar campanhas de remarketing, impactando os clientes certos.

Além disso, você pode utilizar os dados dos clientes que já compraram na sua loja virtual para fazer campanhas personalizadas, baseadas nas preferências de compra desse cliente, fazendo com que ele volte a comprar.

Na venda tradicional é possível fazer divulgação através de canais digitais, porém é mais difícil converter através dessas campanhas, já que o cliente não tem a opção de comprar no momento exato que foi impactado pelo anúncio.

Experiência de compra 

Esse é o fator que divide opiniões entre muitos, pois cada pessoa tem suas próprias preferências em relação a compras. Isso pode impactar diretamente em qual modelo de venda ela vai optar. Pessoas que gostam de comodidade, autoatendimento, variedade de produtos e preços, tendem a preferir experiências de compras online. Bem com, existem pessoas que não abrem mão de ver o produto antes de efetuar a compra, além da possibilidade de levar o produto na hora.

Diante de todos esses fatos qual a melhor opção de loja para minha operação?

Caso você esteja começando e não tenha muito capital para iniciar, montar uma loja virtual com certeza é a melhor opção. O modelo de vendas online te permite iniciar a operação com um menor investimento e de forma mais rápida, ideal para sentir o mercado dos seus produtos sem se arriscar muito.

Porém, as vendas tradicionais através de lojas físicas ainda tem muita força e não podem ser ignoradas. Ainda existem muitas pessoas que preferem a agilidade de obter o produto na hora, principalmente para itens do dia a dia, de baixo valor agregado.

Se você já tem uma operação de vendas consolidada, investir em um modelo de venda tradicional integrado com vendas online, pode trazer diversos benefícios, assim você oferece atendimento aos dois perfis de clientes.

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