Frete grátis: como oferecer em loja virtual?

Frete grátis: como oferecer em loja virtual?

O frete grátis é o principal atrativo para o aumento das vendas nas lojas virtuais. Mais da metade dos consumidores são influenciados pelo valor da entrega na hora de efetivar uma compra. Entretanto, é necessário entender a melhor forma de oferecer esse benefício para não comprometer a lucratividade da sua loja virtual.

Por que oferecer frete grátis?

Segundo dados divulgados pela ComScore 63% dos consumidores de lojas virtuais adicionam mais de um item em seu carrinho quando o frete da compra é gratuito ou recomendam a loja virtual para amigos e família. Já a pesquisa WebShoppers, feita em 2020, mostrou que 83% dos consumidores acham o frete grátis o melhor tipo de promoção em uma loja virtual.

A Forrester Research conduziu um estudo internacional sobre o consumo em lojas virtuais e concluiu que cerca de 50% dos lojistas têm mais de 50% de seus carrinhos abandonados. Aqui no Brasil a taxa chega a 83%, o que coloca o país em evidência quando o assunto é a desistência das compras no mercado virtual.

O preço total, que é visto no checkout, é o fator que mais contribui para o abandono de carrinho. Ao verem um valor de frete muito alto, os clientes desistem da compra e buscam outra loja virtual. Isso acontece porque eles já procuram os produtos com um valor limite pré-estabelecido, qualquer alteração de valores é motivo para desistência.

Nos dados divulgados pela ComScore também é possível ver outra vantagem do frete grátis: ele lidera a lista dos principais motivos para recomendações de loja virtuais. Seja boca a boca ou em redes sociais. É simples entender por que a entrega grátis faz tanto sucesso: o cliente tem a sensação de que está economizando mesmo que compra maior quantidade de produtos.

Os benefícios dessa estratégia são muitos, mas, infelizmente, nem todos os lojistas conseguem oferecer uma entrega completamente gratuita. Isso porque vai depender da margem de lucro que o lojista ganha sob o produto. Entretanto, existem diversos pontos a serem considerados e táticas a serem aplicadas que podem te ajudar a fazer o uso do frete grátis sem atrapalhar a lucratividade da sua loja virtual.

 

Ofereça frete grátis para um determinado valor

Você sabe qual é o ticket médio da sua loja virtual? Fazer essa análise é muito importante para a definição das estratégias de frete. Com base no resultado, ofereça frete grátis de acordo com o valor que compense as despesas de entrega.

Dessa forma você entenderá porque uma compra de R$ 100,00 não deve ter a mesma gratuidade de frete que uma de R$ 1.000,00. A menos que a localidade favoreça, mesmo com o preço baixo. Com essa matemática básica é definido um valor mínimo para conceder o benefício, assim que o cliente atingir o valor X ele receberá o benefício do frete grátis.

 

Estratégia de fidelização

Se a gratuidade na entrega faz os consumidores comprarem mais, por que não investir nisso para fidelizar clientes?  Boa parte das lojas virtuais não tem bons resultados com a taxa de recompra, que é um dos principais indicadores para avaliar o sucesso nas vendas. Por isso, oferecer frete grátis na próxima compra é uma ótima estratégia para fazer com que os clientes voltem a comprar.

Existem diversas possibilidades: desde oferecer frete grátis na segunda compra, até definir um prazo para o frete grátis e enviar um e-mail para quem já comprou algum produto na sua loja virtual. O importante é avaliar quais produtos estarão elegíveis, para que você não tenha nenhum prejuízo.

 

Frete grátis por localização

Algumas regiões podem gerar menos despesas no processo de entrega e você pode aproveitar isso! Oferecer frete grátis para uma região, além de uma estratégia de posicionamento, pode fazer com que você ganhe mais clientes a curto prazo: se o seu produto for de grande interesse, as pessoas da região começarão a indicar a sua marca. Se a sua loja virtual está no início, é uma ótima oportunidade de fazer com que as pessoas conheçam o seu produto e façam avaliações. Aumentando a sua credibilidade através da prova social.

Avalie quais as áreas são mais interessantes em número de público e também de valor de frete. A partir disso, verifique quais produtos estarão disponíveis ou qual será o valor mínimo para garantir o benefício. Após isso disponibilize o frete gratuito para as regiões e divulgue na sua loja em banners ou avisos.

 

Promoções relâmpagos com frete grátis

Se a loja virtual já tem uma base sólida de clientes e um grande alcance em divulgação, as promoções relâmpagos com frete grátis podem gerar resultados incríveis. Isso porque elas podem ter dois objetivos: aumentar a visibilidade da marca ou reduzir estoque.

Porém, é necessário ter muito cuidado para não extrapolar os limites e fechar o mês no vermelho. As promoções relâmpagos são feitas, em sua maioria, por lojistas que têm uma margem de lucro maior sobre o produto. É necessário avaliar muito bem essa opção antes de colocar em prática.

 

Datas comemorativas

As tradicionais datas comemorativas podem ser uma oportunidade para utilizar o frete grátis. Como os consumidores estão à procura das melhores condições e, muitas vezes já tem um valor predefinido para as compras, o frete grátis pode ser o grande diferencial da sua loja virtual em determinadas datas.

Nesse caso, você pode planejar antecipadamente e comunicar aos clientes que naquela data o frete grátis estará disponível. Além disso, se você quiser vender mais produtos pode oferecer a condição de “compre mais um e tenha frete grátis”.

Está difícil?

Oferecer frete grátis, administrar as entregas e analisar relatórios fica muito mais simples quando se tem uma plataforma de e-commerce que facilita todos esses processos. Com a Oruc, além de poder criar campanhas, cupons de desconto e integrar com diversas transportadoras, você pode fazer o cálculo comparativo de todas as opções de entrega para saber qual é a melhor para sua loja virtual.
 

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