Os benefícios do CRM para lojas virtuais são inúmeros. Com o avanço das vendas online, sobretudo durante a pandemia de covid-19, a importância desse software para o mercado somente aumentou.
Hoje, para as empresas, já há soluções de CRM capazes de promover ótima gestão e ainda melhorar a experiência do cliente final. Em alguns casos, de acordo com a necessidade, é possível utilizar soluções exclusivas para certos aplicativos, como WhatsApp CRM e o Instagram CRM.
Para o mercado brasileiro, isso é excelente. Os dois apps, de propriedade do Facebook, estão entre os mais baixados no país. Isso significa que atuar no e-commerce vai muito além de ter apenas um portal de vendas na Internet.
Consumidores de todas as idades transitam em diferentes plataformas. Alguns preferem usar os chatbots. Outros, gostam mais de ligar para o call center. Muitos executam as duas tarefas para solucionar algum problema.
É neste cenário complexo, com altas demandas, que o CRM para lojas virtuais apresenta o seu valor. A quantidade de dados geradas nessas transações pede um sistema robusto e preciso, ideal para atender gestores, equipes de marketing e vendas.
Pode ser um erro incontornável trabalhar com tantas informações, provenientes de vários canais, em vez de centralizar todas elas no mesmo lugar.
Talvez essa seja a principal vantagem competitiva do CRM para e-commerce. Conveniência, rapidez e precisão para ajudar inúmeros tipos de negócios a oferecem o melhor para os seus clientes.
O que é CRM?
O customer relationship managament (CRM) é um software com potencial muito maior do que apenas organizar dados. Ele é uma ferramenta essencial para a construção de um relacionamento saudável e duradouro com o público-alvo de qualquer companhia. Por outro lado, ter diferentes informações disponíveis sobre os perfis dos clientes ajuda toda empresa a gerar inovações sob medida para eles.
É bom lembrar que isso ocorre previamente e depois de qualquer venda. A relação com o consumidor se inicia muito antes dele procurar uma solução, e continua muito após ele fechar o negócio. Nesse sentido, o CRM se mostra como fundamental também para o pós-vendas.
CRM não é só para grandes empresas
Outro fator a ser considerado é um certo mito de que o CRM somente é indicado para médias e grandes empresas. Isso é apenas errado. O CRM, pelo contrário, é perfeito para negócios de pequeno porte. Afinal, mesmo que a parcela de clientes seja reduzida, eles geram muitas informações.
Ordenar esses dados de forma manual, além de trabalhoso, pode ser confuso e ainda levar os administradores a cometerem erros estratégicos.
Com o CRM, todo esse procedimento é bem mais simples. Por mais que as informações sejam detalhadas e mostrem fartas possibilidades para os gestores, operar com esse tipo de software é sinônimo de economia de tempo, e, claro, recursos financeiros.
É até complicado imaginar como seria possível gerenciar os dados de um cliente que entra em contato pelo telefone, por e-mail e pelas redes sociais. Sem contar no histórico que essas interações podem oferecer. Ao negligenciar os benefícios do CRM, uma empresa pode ainda elevar a frustração do seu consumidor. Afinal, ele teria que repetir, a cada contato, o que aconteceu na conversa anterior.
Para a companhia, ter a descrição de toda a jornada dos seus clientes é quase tão valioso quanto converter uma venda. Por meio dos relatórios exibidos pelo software de CRM, todo negócio tem a competência de expor o melhor para o seu target e ainda aumentar a produtividade.
O CRM mudou as lojas virtuais para sempre
O varejo online se alterou bastante após a implementação de softwares de CRM para lojas virtuais. O mesmo vale para o consumidor. Em ambientes digitais, essas transformações precisam ser rápidas e efetivas. Só assim as empresas do ramo têm a capacidade necessária para atender um público cada vez mais exigente, pouco fiel e sedento por inovação.
No e-commerce, quem desconhece os mínimos detalhes sobre o perfil dos clientes está fadado a perder competitividade. Por este motivo, o CRM para e-commerce é uma questão vital para os empreendimentos que desejam manter suas taxas de faturamento com tendências de crescimento.
Saber para quem deve ser o foco da venda é crucial para agilizar o tráfego. Além disso, serve para escolher quais produtos ou serviços serão destacados, conforme a performance, e também planejar ações de marketing.
Se possível, com maior retorno de investimento e menores custos.
5 benefícios do CRM para lojas virtuais
O CRM para e-commerce funciona como um farol para as empresas. Com ele, é possível aumentar a visibilidade sobre as jornadas de vendas, desempenho da equipe, observar os níveis de satisfação dos clientes, e muito mais.
Abaixo, em destaque, estão alguns desses benefícios.
1 – O CRM para e-commerce apresenta informações muito valiosas
Uma loja de roupas em um shopping recebe dezenas de visitantes. Como esperado, é impossível que, ao fim do dia, o gerente do estabelecimento saiba com exatidão quantas pessoas entraram no recinto. Ele nem mesmo tem acesso a informações relevantes, como sexo, idade ou onde vivem. Sem perguntar, o gerente jamais irá saber.
Com o CRM para e-commerce, ocorre o inverso. Mesmo que o cliente visite o marketplace, e saia sem comprar nada, será muito fácil analisar as informações acima, entre outras. Quanto tempo ele permaneceu na página de um produto, o que aconteceu para ele desistir da oferta e quais os itens ele mais se interessou são apenas alguns dos dados que podem ser recolhidos de forma simples pelo software.
2 – O CRM promove a confiança dos clientes
Se o CRM tem o potencial de apresentar dados sobre consumidores reais, o mesmo se aplica para perfis fraudulentos. Com esse tipo de software, é possível identificar quando certas transações têm um comportamento suspeito.
Quem trabalha no varejo eletrônico sabe que esse tipo de ocorrência, infelizmente, é comum. Por isso, se uma empresa consegue anular as fraudes, os clientes têm mais tranquilidade para efetuarem suas compras.
Com o CRM, a companhia também tem a facilidade de mostrar onde está a mercadoria, quando saiu do depósito e se já chegou até a transportadora mais próxima da residência do consumidor.
Se ao fim de todo o processo o cliente estiver satisfeito, maiores serão as chances de ele retornar, e ainda compartilhar a experiência positiva dele com outras pessoas.
3 – O CRM para e-commerce é um aliado para segmentação de clientes
O CRM, como nenhuma outra ferramenta de marketing, torna disponível várias informações sobre os clientes. Baseado nelas, a empresa pode elaborar campanhas com foco em um target pré-determinado.
Se um e-commerce de materiais esportivos verifica que homens compram mais tênis, e mulheres mais mochilas, este varejo online pode apresentar campanhas em mídias digitais e no Google para cada um desses públicos, por exemplo.
4 – Economia de tempo
Imagine se o serviço de atendimento ao cliente ou uma equipe de vendedores de um comércio eletrônico tivesse que buscar, em diferentes plataformas, informações sobre cada consumidor. Pior do que o trabalho em si, é perceber que isso custa dinheiro. Bastante, por sinal.
Com todos esses dados concentrados em apenas um sistema, além da economia de tempo e verba, a empresa tem a chance de entregar uma experiência muito superior ao cliente. Afinal, ao conhecer o que ele precisa, é muito mais simples satisfazê-lo.
5 – Gestão das redes sociais em um só lugar
Os brasileiros amam conversar com os amigos por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Por isso, poucos se surpreenderam com a notícia de que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Sem contar outros apps, como Facebook, Telegram e Instagram.
Com tanta facilidade para se comunicar, agora as pessoas também criaram o hábito de se relacionar com as empresas dessa forma. É por isso que ter um CRM para e-commerce é tão importante para quem espera atender todos os clientes da maneira mais rápida e efetiva possível.
Ao usar apenas um software para conversar com todos esses leads e consumidores, é possível atendê-los em pouco tempo e sem que eles precisem deixar o aplicativo favorito deles. Independentemente se o contato for executado por e-mail ou redes sociais, com o CRM qualquer negócio está pronto para proporcionar um atendimento de excelência.
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