Natal, uma data mágica para várias pessoas, momento de reunir a família no dia de montar a árvore de natal, de celebrar, de presentear. Para o comércio eletrônico o Natal é uma das datas mais importantes do ano sem sombra de dúvidas, por esse motivo é essencial preparar sua loja virtual para vender bem no Natal. Nesse artigo vamos te dar 11 dicas que vão te ajudar a vender mais no Natal.
11 passos para vender mais no Natal
- Defina as metas das suas vendas de Natal.
- Fique de olho no estoque.
- Alinhe entrega e logística.
- Prepare seu atendimento e suporte.
- Crie ofertas e promoções.
- Lista de presentes.
- Invista em campanhas pagas.
- Marketing de influência.
- Prepare sua loja virtual.
- Venda em múltiplos canais.
- Pós-venda
1 – Definição de metas
Definir quais metas você quer alcançar é essencial para vender mais no Natal. Através dessas metas você consegue fazer projeções de quanto deve investir em campanhas de divulgação, quanto pode oferecer em descontos, entre outros fatores a serem avaliados para conseguir o lucro esperado.
Caso você tenha feito campanhas especiais de vendas nos natais anteriores, você pode usar os números alcançados no ano anterior, como base para definir as metas desse ano.
2 – Fique de Olho no Estoque
O Natal é uma das datas com o maior volume de compras do ano, então é normal que a demanda fique acima dos meses anteriores. Prepare seu estoque para conseguir atender toda a demanda que possivelmente você terá na data. Novamente ter os dados de vendas dos natais anteriores, pode te ajudar a ser mais assertivo nesta projeção de estoque. Confira nosso artigo de dicas de gestão de estoque para lojas virtuais.
3 – Entrega e logística
Um dos principais atrativos e fatores de decisão dos clientes quando compram online, são as formas de envio. Então, garanta que os prazos de entrega e os custos do transporte estão dentro dos padrões do mercado. Trabalhar com mais de uma transportadora ou empresa de logística também pode ser interessante, assim você tem mais opções em casos de eventuais problemas.
4 – Atendimento e suporte
Dentro de todo o mês de dezembro é essencial que seu time de atendimento e suporte ao cliente, fique atento para responder e solucionar as demandas dos consumidores, o mais rápido possível, afinal é uma data importante onde todos esperam receber o que compraram. Uma entrega fora do prazo ou um produto trocado pode gerar muito atrito, então fique atento para contornar possíveis crises.
Ofereça o máximo possível de canais de atendimento ao cliente, pois, quanto mais fácil for a comunicação entre o cliente e o suporte, menores as chances dele acionar algum órgão de defesa do consumidor ou expor o problema nas redes sociais.
Contudo caso queira algumas dicas extras sobre atendimento ao cliente nas redes sociais confira nosso vídeo abaixo:
5 – Oferta e promoções
Não preciso nem dizer que qualquer pessoa adora uma oferta ou uma condição de compra especial. Contudo existem inúmeras formas de oferecer promoções para vender mais no natal, você pode enviar por email um cupom de desconto para pessoas que já fazem parte da sua base de clientes, montar um combo com vários produtos que resulte em uma economia para o consumidor, sorteios, entre outras formas, as possibilidades são infinitas. O fato é que oferecer promoções pode fazer toda a diferença na conversão das suas vendas, mas lembre-se essas ofertas tem que ser financeiramente viáveis para que não tenha muito impacto no seu lucro.
6 – Lista de Presentes de Natal
Crie conteúdo dando dicas de presentes de natal, muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que dar e recorrem a artigos para ter mais ideias. Essa é uma excelente oportunidade de mostrar para o consumidor que o presente ideal está na sua loja.
Contudo as dicas de presente de natal são apenas uma das possibilidades de conteúdo que você pode produzir para atrair o seu público, tanto para blog, quanto para suas redes sociais. Então, coloque a criatividade para funcionar e mãos à obra.
7 – Invista em Campanhas pagas
Muitos lojistas não dão a devida importância para as campanhas pagas, seja por não ter conhecimento ou por achar que é um investimento que não traz retorno. A verdade é que as campanhas do Google ads e Facebook ads tem um enorme poder de atrair de novos clientes, principalmente em épocas como o natal, onde a grande maioria dos consumidores já estão nos últimos estágios do funil de vendas, pois precisam do produto até o dia 25 de dezembro. Além disso, estratégias de otimização para mecanismos de busca, o SEO, só apresentam resultados em um prazo de médio a longo prazo, enquanto as campanhas pagas colocam em evidência seus anúncios praticamente no mesmo dia da criação.
8 – Marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia onde a empresa tem os seus produtos divulgados por um influenciador digital do seu nicho, dessa forma o influenciador empresta sua credibilidade para promover o produto e a marca para seus seguidores. Essa é uma estratégia que pode trazer excelentes resultados e fazer sua loja virtual vender mais no Natal, porém é muito importante analisar bem qual será o influenciador.
Para entender melhor confira nosso artigo: Marketing de influência para lojas virtuais: Comece agora.
9 – Entre no Clima do Natal
Entre no clima natalino, transforme a identidade visual da sua loja virtual e canais de venda para representar o espírito do natal. Porém, não se esqueça de manter sua loja funcional, afinal não adianta ter um design bonito sem pensar na experiência de navegação do usuário.
10 – Venda em múltiplos canais
Ter uma loja virtual com um bom volume de vendas é ótimo, contudo ter uma loja virtual integrada a diversos marketplaces e redes sociais é melhor ainda. Estar em múltiplos canais de venda ao mesmo tempo, amplia o alcance da sua operação, aumentando a chance de venda. O melhor de tudo é que utilizando uma plataforma de e-commerce que faz integração com diversos marketplaces, como a Oruc, você consegue administrar todos os pedidos e cadastros em uma única plataforma, tudo de forma centralizada e sincronizada.
11 – Pós-venda
Por fim, tenha boas estratégias de pós-venda. São elas que vão garantir que o consumidor volte a comprar na sua loja e se torne um cliente recorrente. Algumas das estratégias de pós-vendas são: oferecer descontos nas próximas compras, conteúdo personalizado (mensagens de agradecimento), entre outras. Acesse nosso artigo de como aumentar a taxa de recompra da sua loja virtual e fique por dentro de mais dicas sobre o assunto.
Confira nosso vídeo sobre como fazer estratégias de Unboxing Experience na sua loja virtual.
Bom pessoal essas foram suas algumas dicas de como você pode vender mais na sua campanha de natal. Sempre que possível comece o planejamento de qualquer data importante para sua loja virtual com bastante antecedência. Baixe nosso calendário do e-commerce e não perca nenhuma data. Boas vendas e um feliz natal.
E se você está buscando uma plataforma para montar sua loja virtual não deixe de testar a plataforma de e-commerce Oruc, nós temos tudo que você precisa para ter uma loja virtual de sucesso, temas profissionais e personalizados, loja rápida e responsiva, diversas formas de pagamento e envio, integração com os maiores marketplaces do Brasil e mais de 100 recursos para você vender muito no natal. Faça um teste totalmente grátis.