O ano de 2022 foi um ano de grandes novidades no universo do e-commerce, aqui na plataforma de e-commerce Oruc não poderia ser diferente, lançamos diversos recursos no decorrer do ano para alavancar ainda mais suas vendas. Confira a lista completa da nossa retrospectiva com as principais noticias do e-commerce e novidades lançadas pela Oruc em 2022.
Janeiro/2022
Novidade Oruc: Aplicativo PWA para Loja Virtual
O aplicativo PWA para lojas virtuais dá possibilidade de instalar um aplicativo na página inicial do dispositivo do seu cliente. Isso permite o acesso mais rápido da loja virtual, além de uma experiência de navegação aprimorada, melhoria do ranqueamento da loja virtual nos mecanismos de busca e possibilidade de envio de notificações para os clientes na versão PRO do recurso. Além disso, essa instalação pode ser oferecida diretamente no site da própria loja virtual, sem depender de lojas de aplicativos para fazer a publicação. Esse aplicativo também pode ser compartilhado via link, dando diversas possibilidades de divulgação.
Ranking dos Marketplaces Mais Acessados 2021
No mês de janeiro foi publicada a lista com os dez maiores sites do e-commerce brasileiro em número de acessos, tendo como principal plataforma o Mercado Livre, na segunda posição a plataforma de marketplace Americanas e em terceiro lugar a Amazon Brasil, completando a lista temos, Magalu Marketplace, Shopee, Casas Bahia, AliExpress, Netshoes, Booking e Samsung.
Fevereiro/2022
Novidade Oruc: Cupom de desconto para primeira compra e cupom por cliente
Neste ano lançamos a opções de cupom de primeira compra e cupom por cliente, onde na primeira opção o cupom criado somente será aceito caso o cadastro do cliente não tenha nenhuma compra realizada, e na segunda opção o cupom criado somente será aceito para uma compra por cliente. Em todas as versões disponíveis hoje é possível o desconto em % ou R$, bem como a inclusão de uma data de validade e um valor mínimo para ativação do cupom permitindo muita versatilidade na criação dos cupons de desconto.
Americanas Marketplace Fica Fora do Ar
Uma das principais plataformas de marketplace do Brasil, a Americanas Marketplace teve que suspender temporariamente seus sites depois de identificar possíveis riscos de acesso não autorizado. Segundo a empresa, os sistemas foram atingidos na madrugada do dia 19/02/2022, isso fez com que os sites da americanas.com e submarino ficassem fora do ar em parte do dia 19/02 e 20/02, trazendo um grande prejuízo a varejista.
Março/2022
Novidade Oruc: Integração Plugg.to
Agora na Oruc além das opções de integrações nativas com principais Marketplaces e ERP”s, está disponível também a integração com a Plugg.to, um Hub com uma infinidade de integrações com Marketplaces e ERP”s que aumenta ainda mais a possibilidade de conectar os canais de vendas e sistemas fiscais, com objetivo de possibilitar a integração com marketplaces de nicho e ERPs que ainda não foram integrados nativamente.
Novidade Oruc: Integração Shopee
Em 2022 a Oruc lançou uma das integrações mais aguardadas pelos nossos clientes, a integração com o marketplace Shopee. A Shopee é um marketplace de origem asiática, que estreou recentemente no Brasil e já se tornou um dos principais canais de venda online do país. Nossa integração permite a exportação de cadastros de produtos da Oruc para a Shopee, bem como a importação de cadastros de produtos da Shopee para a Oruc, além de sincronização de preços, status e estoque dos produtos, sincronização dos pedidos (com opção de automatizar emissão das NFs), inclusão de regras de preço automatizadas e administração de múltiplas contas.
Novidade Oruc: Integração ERP FDC Sistemas
A integração com a FDC Sistemas, uma empresa especializada em Sistemas Fiscais (ERPs) para diversos segmentos. A empresa possui sistemas com uma infraestrutura robusta e ágil, que atende principalmente lojistas que possuem ambiente físico e virtual, que precisam de velocidade no processamento de dados para rápido atendimento no balcão, com a vantagem de integração e sincronização de dados com o ambiente online.
Magalu Marketplace Lança Nova Modalidade de Compra
A plataforma Magalu Marketplace lançou em março de 2022 uma nova modalidade de compra em seu ambiente, a Compra Junto. Essa modalidade de compra funciona como uma espécie de rede social dentro do app da Magalu, permitindo que os clientes compartilhem ofertas com sua rede de contatos. Nesse modelo será oferecido descontos exclusivos para incentivar um número cada vez maior de pedidos.
Abril/2022
Estudo Indica que Crescimento da Pandemia para o E-commerce se Mantém
Estudos apontam que o crescimento significativo do e-commerce impulsionado pela pandemia de covid se manteve em 2021, com um grande crescimento no volume das vendas online mesmo com a volta do comércio tradicional em diversos países. Segundo aponta o estudo, o crescimento do número de consumidores do e-commerce era de 53% em 2019 antes da crise sanitária, agora o crescimento chega a 60%.
Maio/2022
Novidade Oruc: Personalização Avançada de Cores para Loja virtual
Pensando em tornar a criação das lojas virtuais ainda mais personalizadas, a Oruc lançou a configuração avançada de cores, uma melhoria que permite a escolha personalizada das cores de cada elemento do tema escolhido, possibilitando a customização total das cores da loja.
Novidade Oruc: Tabela de Preço por Cliente
A “Tabela de preços por Cliente” permite a criação de tabelas customizadas para alocar aos clientes de forma personalizada, possibilitando aplicar de forma automática tabelas de preço diferenciadas para clientes ou grupo de clientes específicos.
Novidade Oruc: Tabela de Preço por UF
A “Tabela de preços por Estado/UF” permite a criação de tabelas customizadas de preço para aplicar automaticamente de acordo com o estado de origem (UF) do cliente, muito utilizado para adequação de lojas pertencentes a regime tributário diferente do “Simples Nacional”, bem como para venda no atacado (B2B).
E-commerce B2B Deve Crescer 19,7% Nos Próximos Anos.
Estudo realizado pela empresa Grand View Research aponta que o mercado global de e-commerce B2B deve crescer 19,7% anualmente até 2030. Segundo a pesquisa, o mercado B2B teve um faturamento de USD 6,883.47 bilhões em 2021 globalmente.
Junho/2022
Shopee Lidera Ranking de App de E-commece mais Acessados.
Segundo o último Relatório de setores do E-commerce Brasil, publicado pela agência Conversion em junho de 2022, o e-commerce brasileiro registrou 2,14 bilhões de acessos, somente no mês de maio. O relatório aponta que se considerarmos apenas os acessos por aplicativos, o marketplace asiatico Shopee é o grande líder com mais de 125 milhões de acessos em maio, 40,8% a mais que Mercado Livre, que teve pouco mais de 74 milhões de visitantes no mesmo mês.
Julho/2022
Novidade Oruc: Integração Magalu Marketplace
A integração Magalu Marketplace da Oruc tem como objetivo facilitar a vida dos lojistas, permitindo a centralização da operação online em uma única plataforma. Nossa integração permite a exportação de cadastros de produtos da Oruc para a Magalu, bem como a importação de cadastros de produtos da Magalu para a Oruc, além de sincronização de preços, status e estoque dos produtos, sincronização dos pedidos (com opção de automatizar emissão das NFs) e inclusão de regras de preço automatizadas.
Novidade Oruc: Bloqueio de Imagens Grandes
Para otimizar ainda mais as lojas criadas na plataforma, a Oruc lançou o recurso de bloqueio de upload de imagens com tamanho de arquivo muito grande. Agora em toda a plataforma e em todo local que tem upload de imagem, existirá informação de qual extensão é permitida e qual é o tamanho máximo da imagem que pode subir para aquele local. Isso evitará o upload de imagens grandes que impactem negativamente no desempenho da loja.
13º Edição do Fórum do E-commerce
Nos dias 26 e 27 de julho de 2022 aconteceu a 13º edição do Fórum do E-commerce , o evento contou com a participação de mais de 18 mil pessoas no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O público pode visitar mais de 20 áreas repletas de conteúdos e 250 expositores de diversos setores. O Fórum trouxe ao evento grandes nomes e marcas, somando mais de 200 palestrantes.
Agosto/2022
Novidade Oruc: Cálculo de Cubagem dos Correios
Com a melhoria de Cálculo de Cubagem dos Correios é possível que este cálculo seja feito automaticamente a partir das dimensões da embalagem cadastrada nos produtos. A melhoria está disponível em “Formas de Envio > Módulo – Correios”.
Novidade Oruc: Integração ERP Softup
A integração com a SoftUp Sistemas (ERP), um sistema online de gestão empresarial para micro e pequenas empresas, especializada em Sistemas Fiscais (ERPs). A empresa possui sistemas de gestão online, acessados pela nuvem, simplificando e centralizando importantes processos por meio de suas funcionalidades de forma ágil, segura e com total suporte.
Pix se consolida como um dos principais meios de pagamentos em lojas virtuais.
O ano de 2022 teve como uma das suas principais características a consolidação do pix como um dos principais meios de pagamentos escolhidos pelos consumidores. A forma de pagamento já é aceita em 78% das lojas virtuais do Brasil, e hoje é a 2ª forma de pagamento mais usada no Brasil, perdendo apenas para o cartão de crédito.
Setembro/2022
Novidade Oruc: Fotos Retangulares para Loja Virtual
Além do formato quadrado das fotos dos produtos, na Oruc nós disponibilizamos também a ferramenta “Fotos Retangulares” que permite trabalhar o layout da sua loja com um padrão mais personalizado, atendendo principalmente os segmentos de vestuário / moda em geral. Para facilitar o processo de adesão à ferramenta criamos também o conversor de imagens que permite a transformação em massa das imagens do formato quadrado para retangular e vice versa.
Estudo aponta Mercado Livre como o maior E-commerce da América Latina
Estudo publicado em setembro de 2022 pela empresa Uswitch, aponta a plataforma de marketplace Mercado Livre como o maior e-commerce da América Latina. O estudo chegou a esse resultado depois de reunir as principais plataformas da América Latina nos últimos 3 meses com as categorias de notícia e varejo.
Outubro/2022
E-commerce Brasileiro tem o Maior Crescimento entre Países da América Latina em 2022
A pesquisa Latin America 2022 apresentada pela empresa britânica Retail X, apontando o Brasil como o país onde o e-commerce teve o maior crescimento no ano de 2022, um crescimento de US$ 8,1 bilhões no valor da receita se comparado ao ano anterior. Segunda a pesquisa, o e-commerce brasileiro teve US$ 49 bilhões de receita e a maior parte do tráfego da internet para varejistas da América Latina, com 84%.
Novembro/2022
E-commerce Brasileiro tem 18% Menos Pedidos Durante a Black Friday 2022
A Black Friday 2022 surpreendeu diversos lojistas e especialistas em e-commerce, porém infelizmente de forma negativa, as vendas de vários setores do e-commerce não alcançaram os números esperados. Segundo dados da Neotrust os pedidos da Black Friday 2022 foram 18% menores do que os pedidos registrados na mesma data do ano anterior.
Dezembro/2022
Novidade Oruc: Ferramenta de Limpeza de Cache
A ferramenta de cache da plataforma Oruc permite que o lojista limpe o cache salvo na loja virtual sempre que preciso, esse processo permite melhorar o desempenho da loja sempre que uma atualização é feita, pois o cache tem como função manter na nuvem as informações das páginas já carregadas para acelerar o tempo de carregamento, sendo assim toda vez que uma utilização é feita na loja é necessário fazer a limpeza para que esse cache seja substituído.
Datas Comemorativas de Fim do Ano Devem Movimentar 231 milhões no e-commerce.
Mesmo com o fraco desempenho da Black Friday 2022, o mês de dezembro tem se mostrado um mês de excelentes resultados para o e-commerce nacional. Na comparação com dezembro de 2021, o ticket médio das lojas virtuais apresentou alta de 8%, o faturamento cresceu em torno de 30%, totalizando R$ 231 milhões. O número de pedidos também cresceu e passou de 800 mil para 957 mil, o equivalente a um aumento de 20%.
Prepare-se para 2023
Preparado para 2023? A Oruc está preparando grandes novidades para o próximo ano, recursos e ferramentas para melhorar ainda mais suas vendas, conteúdos informativos e dicas para se manter atualizado com as principais tendências do e-commerce. Não deixe de baixar nosso calendário do e-commerce 2023, com ele você consegue montar todo seu planejamento de divulgação e vendas para as principais datas do e-commerce 2023.
Monte Sua Loja Virtual
Se você está buscando uma plataforma para montar sua loja virtual não deixe de testar a plataforma de e-commerce Oruc, nós temos tudo que você precisa para ter uma loja virtual de sucesso, temas profissionais e personalizados, loja rápida e responsiva, diversas formas de pagamento e envio, integração com os maiores marketplaces do Brasil e mais de 100 recursos para você vender muito no natal. Faça um teste totalmente grátis.