As vendas online têm feito cada vez mais parte da vida dos consumidores brasileiros. Diversas lojas são criadas a cada minuto e vários negócios migram para o ambiente digital, seja por meio de loja virtual própria ou marketplace. A questão é que trabalhar apenas com varejo nos canais de vendas tradicionais não é mais o bastante. Nesse artigo vamos te mostrar qual a importância de vender online e como criar sua loja virtual do zero.
Por que criar uma loja virtual?
Além do grande número de clientes existem diversos motivos para se engajar no mundo das vendas online. O custo e o valor de investimento para iniciar uma operação de vendas online é bem menor que uma loja física, pois inicialmente você não precisa de um espaço específico para sua operação, funcionários, mobília e decoração, entre outros custos que você só tem com a loja física.
Outra vantagem de iniciar com uma loja virtual é a facilidade, o processo para montar uma loja física é bem mais burocrático, além disso, o risco de iniciar uma operação de vendas tradicional é muito maior, isso torna a loja virtual o mais indicado para quem quer empreender sem grandes riscos.
Mais algumas vantagens de ter loja virtual são: alcance maior da operação de vendas, aberto para vendas 24 hr por dia, todos os dias da semana, mensuração de resultados e facilidade de executar campanhas personalizadas. Para conferir cada uma dessas vantagens em detalhes, confira nossa matéria: Quais as principais diferenças entre loja virtual e loja física.
Claro que ter uma loja física ainda é extremamente vantajoso em alguns casos, principalmente se você tem sua loja física integrada com sua loja virtual, porém, em muitos dos casos é mais viável iniciar a operação de vendas no ambiente digital.
Segmento e Produtos
Bom, agora que você já sabe quais as principais vantagens de montar uma loja virtual, chegou o momento de fazer o planejamento inicial da sua operação de vendas, começando pela definição de qual segmento sua loja irá trabalhar e quais produtos vender. Procure escolher segmentos e produtos dos quais você goste de trabalhar ou já tenha alguma afinidade. Caso opte por trabalhar com uma variedade extensa de produtos, confira as tendências do momento, além disso, avalie qual a viabilidade de venda de cada produto (preço, margem de lucro, facilidade de armazenamento, facilidade de transporte, fornecedores). Esses são pontos que vão fazer toda a diferença na sua operação de vendas.
Defina a Persona da sua Loja Virtual
Após definir o segmento e quais produtos vender, chegou o momento de construir a persona da sua loja virtual. As personas são personagens semi fictícios criados com base em dados reais que ajudam uma empresa a segmentar suas estratégias de vendas e comunicação. Contudo, com a persona da sua loja virtual definida fica mais fácil fazer ações e campanhas de divulgação mais assertivas. Caso queira aprender o passo a passo prático de como montar a persona da sua marca, acesse nosso artigo: Aprenda a criar personas para loja virtual, ou assista o vídeo abaixo.
Regularize sua empresa
Começar um negócio sempre tem o seu lado burocrático, mesmo que montar uma loja virtual seja mais simples que uma loja física, ainda existem legislações a seguir. Fique sempre por dentro do Código de Defesa do Consumidor, Lei do E-commerce, Lei da transparência, Marco civil da internet, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além das leis de cada estado onde você vende os seus produtos. Além disso, garanta a regularização do seu negócio, criar um CNPJ para sua loja virtual permite que você venda de forma profissional, emitindo nota fiscal, facilitando a parceria com fornecedores e viabilizando a entrada na maioria dos Marketplaces que obrigam o documento fiscal. Contudo, se possível, tenha sempre que preciso consultoria jurídica especializada.
Escolha uma boa Plataforma de E-commerce
A plataforma de e-commerce é onde você vai montar de fato a sua loja virtual. É nessa plataforma onde você vai cadastrar seus produtos, administrar os seus pedidos, registrar os seus clientes, mensurar os seus resultados, além de outras etapas essenciais para sua operação de vendas online. Busque sempre por plataformas de e-commerce que tenham uma boa variedade de opções de layout e recursos visuais, integrações com sistemas de ERP, diversas formas de pagamento e envio, facilidade de executar campanhas promocionais, integração com redes sociais, integração com marketplaces e além de tudo não cobre taxas extras que vão impactar no seu lucro, como comissão sobre vendas, por exemplo.
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Layout e identidade visual
Ter uma loja virtual com um visual agradável e funcional é extremamente importante para converter vendas. Crie um manual de identidade visual da sua marca mesmo que de forma simples. Nele deve conter a logo da loja, as cores da marca e quais as regras para a aplicação desses elementos. Além disso, use sempre imagens de qualidade para seus produtos, compactadas para melhorar a velocidade de carregamento das páginas. Confira nossa matéria com mais dicas de como montar um bom layout para sua loja virtual ou assista o vídeo abaixo.
Formas de pagamento e envio
Ter uma boa loja virtual, com produtos de qualidade e bons preços, pode atrair centenas de clientes decididos a comprar na sua loja, contudo existem dois detalhes que podem fazer com que a venda não seja finalizada, as formas de pagamento e envio oferecidas. Garanta que sua loja ofereça as melhores formas de pagamento e envio para os clientes. Consulte quais são as modalidades de pagamento mais utilizadas, além disso, confira quais empresas oferecem as melhores taxas e condições.
Em relação à forma de envio, escolha uma transportadora com boas avaliações e que consiga entregar os pedidos no prazo. A entrega é um fator que gera muitas reclamações no e-commerce como um todo, então escolha bons parceiros para garantir que tudo corra bem.
Montar uma loja virtual de sucesso é um processo árduo que requer muito esforço, dedicação e principalmente tempo. Então não se deixe abalar no começo, o processo é naturalmente assim, o espaço no mercado deve ser conquistado aos poucos.
Não deixe de conferir nossas matérias e dicas de divulgação para sua loja virtual, essa é uma etapa essencial no sucesso de qualquer negócio. Faça um teste grátis na Oruc durante 15 dias e só contrate depois desse período.