Quanto custa criar uma loja virtual?

Quanto custa criar uma loja virtual?

Para quem vai começar a vender online a primeira grande dúvida que surge é sobre quais são os custos para abrir uma loja virtual. Afinal, ninguém começa um empreendimento sem saber quais são os valores que precisam ser investidos, não é mesmo?

O mercado virtual no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos tempos. O setor que vinha ganhando cada vez mais espaço, se tornou destaque em meio a situação mundial e as medidas de isolamento social. Os varejistas que não estavam presentes no virtual, viram a necessidade de migrar. Entretanto, isso não é um movimento apenas momentâneo, pois, com a inserção de novas tecnologias e novas oportunidades, o e-commerce continuará crescendo nos próximos anos, fruto principalmente da cultura de comprar online que foi estabelecida. E para você que tem interesse em começar as vendas online, neste post vamos contar todos os valores que são necessários para abrir uma loja virtual.

Qual tipo de loja virtual escolher?

Para começar, é importante deixar claro que você deve esquecer essa ideia de loja virtual gratuita. No final, sempre haverá um custo que está oculto. Para montar a sua loja existem duas opções de plataformas:

Plataformas próprias ou Open Source

São plataformas de código aberto que você pode baixar, instalar e configurar e existem diversas opções desse tipo no mercado. Por mais que pareça fácil, na realidade é necessário um bom conhecimento de programação para instalar corretamente e fazer com que a loja virtual funcione sem nenhum problema.

Nesse caso, será preciso investir em um plano de hospedagem próprio, temas e plug-ins necessários. Dessa forma, você será responsável por toda a estrutura da loja e, por isso, é interessante ter conhecimento avançado sobre o assunto ou contratar programadores para darem manutenção na sua loja virtual.

Plataformas alugadas ou SaaS

Esses tipos de plataforma são contratados por meio de um plano mensal ou anual e, com eles, você só precisará escolher um layout e realizar alguns ajustes para ter o seu e-commerce no ar.

Todo o aparato técnico necessário ― o que normalmente inclui hospedagem (armazenamento de dados), CMS (Gerenciador de Conteúdo) e plugins ― é disponibilizado por meio de um ‘aluguel’. O que isso significa? Que a sua loja será gerenciada e hospedada por meio dos servidores da companhia que você contratar. Esse tipo de plataforma é chamado de modelo SaaS, que significa Software as a Service, em tradução para o português Software como um Serviço.

Quais são os custos para abrir uma loja virtual em uma plataforma Open Source?

Primeiramente é importante frisar que nesse tipo de plataforma é impossível criar uma loja virtual sem a ajuda de uma pessoa que entenda de programação. Sendo assim, o custo com o profissional especializado em plataformas Open Source poderá ser bem alto. Outro ponto importante é que a sua loja precisará configurar manualmente todas as integrações com marketplaces, caso você queira vender em diversas plataformas.

Além disso, você terá custos com:

– O tema: pois os gratuitos são muito limitados, e provavelmente não atenderão as necessidades do seu produto;

– Hospedagem: onde ficarão armazenados todos os dados da sua loja virtual;

– Plug-ins: se você quiser integrar a sua loja virtual com outras plataformas ou facilitar o trabalho de alguma forma, serão necessários plug-ins e muitos deles são pagos.

As pessoas que optam pelas plataformas Open Source necessitam de um investimento inicial alto, em média, 10 mil reais. Contando os custos com profissionais, plug-ins e hospedagem.

São só esses custos?

Quando o assunto é criar uma loja virtual, a maioria dos empreendedores pensa que o único investimento será no desenvolvimento da loja, mas não é assim. Os investimentos em marketing, embalagens e gerenciamento de estoque também precisam ser levados em conta.

Quando se fala em “Quanto custa montar um e-commerce” a maioria dos(as) empreendedores(as) pensam no investimento para o desenvolvimento de uma loja virtual. Mas não se esqueça do Marketing. Segundo a Pesquisa Nacional de Varejo Online do Sebrae, os e-commerces brasileiros investem uma média de 13% de seus faturamentos em Marketing. É com esse investimento que você atrairá visitantes para a sua loja virtual e conseguirá fazer suas vendas.

Qual é a melhor opção?

Se você está começando agora no mercado online e deseja praticidade e baixo custo, uma plataforma SaaS é a melhor opção. Será possível colocar a sua loja no ar em poucos dias, além de conseguir gerenciar produtos e outras ferramentas de forma fácil.

Se você ainda não conhece a Oruc, chegou a hora de conhecer. Somos uma plataforma de e-commerce que atua no modelo SaaS e que te entrega um dos melhores custos benefícios do mercado. Além de todas as possibilidades que já citamos, com a Oruc você tem integrações nativas com os principais marketplaces e ainda é isento de taxas sob as suas vendas.

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