Mensuração de KPIs para Loja Virtual

Mensuração de KPIs para Loja Virtual

Uma das ações essenciais para que seu e-commerce cresça e comece a dar frutos é a mensuração dos KPIs da sua loja virtual, afinal é como dizem, o que você não mensura você não controla. Nesse artigo vamos elencar alguns dos principais KPIs para quem vende online.

O que é KPI?

Para quem não sabe KPIs ou Key Performance Indicator, traduzindo para o português indicadores-chave de desempenho, são indicadores que podemos utilizar para avaliar o desempenho da nossa loja virtual ou negócio. Existem diversos KPIs, porém nesse artigo apenas abordaremos os principais para você que tem uma loja virtual.

 

 

Principais KPIs para Loja Virtual

ROI e ROAS

O ROI nada mais é que o retorno sobre o investimento, ou seja, é o indicador que vai te dizer se aquele investimento que você fez realmente trouxe um retorno maior do que o valor investido.

Para calcular o ROI você pode utilizar a forma, ROI=receita/ custo de investimento, imagine que seu investimento para vender um determinado produto foi de R$ 5000,00 isso englobando diversos custos, com fornecedor, logística, divulgação etc, a receita obtida a partir desse investimento foi de R$ 17.000,00, logo o ROI=17.000/5.000, ROI=3,4. Outra possibilidade é obter o resultado em porcentagem através da fórmula, ROI=[(receita-custo)/custo]x100.

 

 

 

O ROAS pode ser traduzido como Retorno sobre ativo ou Retorno sobre gastos com anúncios, é um indicador que trata especificamente com investimento em anúncios, ou seja, diferente do ROI nesse indicador nós só consideramos o valor investido em anúncios. Para calcular o ROAS podemos utilizar a fórmula ROAS= receita obtida através anúncio/ custo de investimento no anúncio, imagine que você investiu R$ 5.000 nesses anúncios e obteve uma receita de R$ 45.000, logo ROAS= 45.000/5.000, ROAS= 9, indicando que você teve um retorno 9 vezes sobre o valor investido.

 

 

Ticket Médio para Loja virtual

 

O Ticket Médio é um indicador essencial quando o assunto é e-commerce, é através do ticket médio que você consegue saber qual o valor médio gasto pelos clientes da sua loja virtual. Para calcular o ticket médio utilizamos a fórmula, ticket médio mensal= receita do mês/ pelo número de clientes do mês. Imagine que você teve uma receita de R$ 150.000 reais no mês e um total de 250 clientes, logo TMM=150.000/250 TMM= R$600 reais.

 

 

Taxa de aprovação de pedido

 

A taxa de aprovação de pedido é o indicador que mensura a quantidade de pedidos que realmente foram pagos e podem seguir para a etapa de envio. Para calcular a taxa de aprovação de pedido utilize a fórmula Taxa de aprovação= (Pedidos pagos/Total de pedidos) x 100, ou seja, se em um determinado período você teve 400 pedidos pagos e um total de 750 pedidos nesse mesmo período, logo o cálculo vai ser taxa de aprovação= 400/750 = 0,53x 100, dando um total de 53,3% de taxa de aprovação nesse período.

 

 

Taxa de conversão para Loja Virtual

 

A taxa de conversão é um indicador que pode ser aplicado para diversas finalidades, mas é usada principalmente para mensurar se você está conseguindo fazer com que o público que visita sua loja realmente compre. Para calcular a taxa de conversão da sua loja online utilize a fórmula taxa de conversão= (clientes convertidos/ número de visitantes) x 100. Caso você tenha 300 clientes convertidos e um total de 12.000 visitantes o cálculo vai ficar, Taxa de conversão= 300/12000=0,25, 0,25×100= 2,5%, logo sua taxa de conversão é de 2,5%.

 

 

Taxa de carrinho abandonado

 

A taxa de carrinho abandonado como o próprio nome sugere é o indicador que mensura o percentual de clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não prosseguiram para as próximas etapas da conclusão da compra. Lembrando que caso você tenha uma loja virtual aqui na plataforma Oruc você terá acesso a uma ferramenta excelente de recuperação de carrinho abandonado para poder reverter em vendas clientes que abandonaram o carrinho. Para calcular a taxa de carrinho abandonado podemos usar a fórmula, taxa de carrinho abandonado= (Quantidade de pessoas que não concluíram o checkout/ quantidade de pessoas que iniciaram o checkout) x100

Exemplo, 55  pessoas abandonaram o carrinho e 177 pessoas iniciaram o checkout, logo

Taxa de carrinho abandonado= 55/177= 0,31, taxa de carrinho abandonado= 0,31×100 taxa de carrinho abandonado= 31%, a taxa de carrinho abandonado é de 31%.

 

 

Custo Médio por Clique CPC

 

O CPC é o custo por clique em uma campanha onde a cobrança é feita sempre que seu anúncio receber um clique, ou seja seu anuncio recebeu um clique é cobrado um valor por esse clique. Para saber o valor médio que você pagou por clique em uma campanha utilizamos a fórmula, CPC= Custo total/ número de cliques, por exemplo, eu fiz uma campanha de rede pesquisa no Google ads, onde o custo total foi de R$ 4000 reais e eu obtive 11.000 cliques, então CPC=4000/11000=0,36, o custo médio por clique da minha campanha é de R$0,36 centavos.

 

 

Custo Por Aquisição CPA

 

CPA é o custo por aquisição, ou seja qual é o valor médio que você pagou nessa campanha para ter uma venda. Para calcular o CPA fazemos CPA= valor investido/ pelo número de aquisições no nosso caso vendas. Se nós investimos R$ 5000 e tivemos 40 vendas, logo CPA=5000/40, CPA= R$125, então em média você teve que investir R$ 125 reais para cada venda feita.

 

 

Esses foram só alguns KPIs importantes para quem vende online, lembrando que também é essencial ter sua loja virtual em uma boa plataforma de e-commerce, que disponibilize bons recursos de relatório de vendas, integração fácil com google analytics, google ads e outros recursos que auxiliem na mensuração desses indicadores. Aqui na plataforma Oruc você encontra tudo que você precisa para estar no controle dos KPIs da sua loja virtual, além de integração com facebook, instagram, whatsapp, integração nativa com os principais marketplaces do brasil sem cobrança de taxas ou comissão de vendas e suporte em tempo real via chat e whatsapp. Faça um teste inteiramente grátis durante 15 dias e confira todos os recursos da Oruc.

 

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