Como Vender no Mercado Livre em 8 passos

Como Vender no Mercado Livre em 8 passos

Como Vender no Mercado Livre? 8 passos

As vendas realizadas pela internet estão cada vez mais disputadas. Diante de tanta concorrência, é necessário expandir a captação de clientes por meio de canais com grande abrangência. Anúncios atrativos com imagens e linguagem adequadas e, principalmente, efetivar uma relação de proximidade e confiança com o consumidor. Hoje vamos te ensinar como vender no Mercado Livre, um dos marketplaces mais famosos do Brasil.

 

O Mercado Livre

Nos últimos anos, o Mercado Livre passou a integrar as estratégias de vendas online de muitas empresas de grande e pequeno porte. A plataforma nasceu na Argentina em 1999 e desde então, passou a operar em 18 países. Atualmente é considerada uma das maiores plataformas de vendas da América Latina. Apesar do seu grande reconhecimento, gestores, donos de empresa e administradores ainda têm dúvidas como: quanto custa vender no Mercado Livre? Como vender no Mercado Livre?

A Oruc oferece em seus planos uma integração com o Mercado Livre, ferramenta essa que gera uma otimização de processos e uma redução enorme de tempo, tudo isso de maneira prática, confiável e segura. “Quanto custa vender no Mercado Livre?” e “como vender no Mercado Livre?”, como já citamos, são dúvidas comuns entre os gestores. Um dos nossos grandes diferenciais nesse sentido é que não cobramos taxas ou comissões sobre as vendas oriundas das integrações com o Mercado Livre. Sendo assim, você lojista continua a pagar somente as taxas cobradas pelo Mercado Livre. Além da sua empresa continuar vendendo por meio da loja virtual própria, essa integração com Mercado Livre vai potencializar ainda mais a atração de novos clientes.

 

Como vender no Mercado Livre com essa integração?

É possível integrar os seus produtos já cadastrados na sua loja virtual ao Mercado Livre, com quantas contas ou apelidos você quiser. Itens como acréscimo da comissão, acréscimo do custo do frete, acréscimo da tarifa de R$ 5,00 para anúncios abaixo de R$ 120,00, tudo isso é configurável e sincronizado automaticamente toda vez que faz uma alteração em seu cadastro de produtos no painel Administrativo da sua loja virtual. Além disso, nossa ferramenta possui análise de concorrentes com acompanhamento de preço de anúncios com possibilidade de alteração automática do valor do anúncio bem como um limite mínimo de preço. A sincronização dos produtos já cadastrados na sua loja virtual com o Mercado Livre garante economia de tempo, praticidade e também segurança. O controle do estoque será feito de forma automática, assim como o status dos produtos e também o valor dos produtos, tudo isso de forma automática e totalmente personalizável.

Abaixo vamos explicar como vender no Mercado Livre com essa integração completa e inteligente. Vamos falar quanto custa vender no Mercado Livre e também explicar de maneira mais detalhada como isso poderá aumentar ainda mais o número de vendas da sua empresa, atingindo o status que você procura.

 

1 – Gestão de múltiplas contas/apelidos

Se você está começando agora, saiba que quanto mais contas tiver no Mercado Livre, mais você venderá, isso já foi comprovado por vários vendedores do ML. O fato é que gerir várias contas, com vários itens que ainda possuem variações de anúncios acaba sendo uma tarefa bastante difícil e trabalhosa. Se o lojista realiza essas tarefas de forma manual, acaba sendo necessário a contratação de pessoas para conseguir administrar isso tudo. O problema disso é que os custos da empresa acabam aumentando com estas contratações, fazendo com que percam a competitividade em relação a empresas que utilizam uma integração com o Mercado Livre, como a da Oruc onde as tarefas são automatizadas.

2 – Criação de vários anúncios com um só clique

Tempo é dinheiro. Seguindo essa premissa, agilizar o processo de criação de anúncios é fundamental para manter competitividade da sua empresa com a redução de custos operacionais. Com a integração da Oruc com o Mercado Livre é possível a pré-configuração de anúncios a serem criados. Tais como por exemplo, um anúncio Clássico com acréscimo de 11% no valor de à vista da loja virtual, com frete grátis e somando o custo do frete no valor do anúncio. Depois um anúncio Premium com acréscimo de 16% no valor de à vista da loja virtual, com frete grátis e somando o custo de frete no valor do anúncio. É possível criar variações com mais ou menos acréscimos, bem como sem frete grátis, sendo que o sistema irá validar antes se pode ou não anunciar sem frete grátis. O resultado disso tudo é que criando essas pré-configurações, ao clicar em criar anúncios no Mercado Livre, o sistema irá buscar todas as pré-configurações que criou e criar todos os anúncios de uma só vez. Sabendo que é importante a criação de anúncios com variação no título imagine o volume de tempo que é economizado com esta ferramenta.

3 – Análise de Concorrentes

Com esta ferramenta você poderá repensar seus anúncios com mais facilidade e detalhamento, e aprender não só com os casos de sucesso, mas com os anúncios que não tiveram bons resultados. Através da observação e análise de desempenho dos concorrentes, você poderá repensar a sua estratégia de negócios no Mercado Livre. Esse é um exercício que deve ser constante na prática de vendas. Além disso, nossa ferramenta possui acompanhamento de preço de anúncios com alteração automática do valor do anúncio. Podendo ser configurado o valor monetário a ser alterado a cada mudança, bem como um limite mínimo para o produto anunciado.

4 – Pausar anúncio quando o produto fica indisponível na loja

Imagine o quão desconfortável é para o cliente decidir concretizar uma compra e o produto não indisponível no estoque? Para evitar esse constrangimento, a nossa Integração Inteligente com o Mercado Livre possibilita pausar o anúncio automaticamente em todas as contas e variações de anúncios do mesmo produto quando o mesmo estiver indisponível no estoque.

5 – Atualização Automática do Custo do Frete “Grátis”

Essa ferramenta apesar de ser utilizada esporadicamente, é muito importante por conta do imenso trabalho manual que necessita. Além da possibilidade de prejuízos causados pelo aumento do custo do frete que normalmente estão embutidos no valor de venda do produto no ML. O que ocorre é que de tempos em tempos o Mercado Livre aumenta o custo do frete “grátis” dos anúncios, custo este que impacta diretamente a formulação dos preços de venda dos anúncios, fazendo com que todos os anúncios tenham que ser revisados e atualizados. Com a ferramenta da Oruc o custo do frete grátis do ML é adicionado automaticamente ao valor do anúncio e todos os dias nosso sistema faz a conferência dos valores para verificar possíveis divergências de valores, que quando identificadas são prontamente ajustadas. Além disso, é possível fazer uma atualização em massa com um relatório completo dos itens com divergência, tudo isso com apenas um clique. Simples assim!

6 – Comunicação efetiva e assertiva com o cliente

A integração de perguntas e mensagens é uma ótima ferramenta para manter um contato constante com o cliente. Dúvidas sempre surgirão antes e até depois da decisão de compra, por isso é fundamental manter meios de contato com o cliente. Há também a opção de cadastro de respostas padrões e atalhos rápidos de resposta, o que facilita e deixa o atendimento ainda mais rápido.

7 – Geração de etiqueta em massa do Mercado Envios

Para quem vende muito esta é uma ferramenta obrigatória pois economiza muito tempo na gestão dos pedidos. Na Oruc existe uma tela de Logística Rápida dos pedidos onde é possível a seleção de vários pedidos de uma só vez, bem como a impressão das etiquetas destes pedidos, tudo de uma só vez, em um só lote. Além disso, os pedidos da sua própria loja virtual também são movimentados em massa de forma rápida e eficaz.

8 – Integração com ERPs para emissão de nota fiscal automática

Para fechar o pacote e ter tudo automatizado, a integração com ERPs faz este papel. Se por um lado temos a integração da Oruc com o Mercado Livre automatizando todas as tarefas de ajustes de preços, estoque e status dos produtos, por outro lado a integração com ERP atende ao final da cadeia quando a venda é realizada e esta demanda a emissão da nota fiscal. Com esta integração o pedido é exportado ao ERP onde a NF é emitida e retornada a plataforma para envio ao cliente. Tudo isso de forma ágil e automática, economizando tempo (dinheiro) e evitando ainda possíveis falhas humanas no processo.

 

Tudo isso e muito mais! Consulte nossos planos. Não espere mais para aumentar as suas vendas! Amplie ainda mais o alcance dos seus produtos com vendas online e adquira a integração com Mercado Livre, conte com a Oruc!

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