A Semana do Consumidor está chegando: saiba como se planejar
A Semana do Consumidor começa na próxima segunda-feira, dia 9 de março e se você ainda não planejou nada, esse artigo é para você. Listamos aqui as principais informações e dicas para correr atrás do tempo perdido e realizar uma ótima ação em poucos dias!
O Dia do Consumidor é no dia 15 de Março, mas já tem alguns anos que as empresas aproveitam a semana antecedente para realizar promoções e ações que beneficiam e fidelizam os clientes. Essa é a primeira data do ano que pode ser transformada em grandes eventos comerciais, e que também dá a possibilidade de ações continuadas após o seu fim.
A Semana do Consumidor em 2019
Segundo o Social Miner, em 2019 a conversão no período aumentou 76,5% comparada aos dias normais. O ticket médio foi de 475,00, o que indica que essa data pode ser uma grande chance de alavancar as vendas do seu e-commerce.
Observe o desempenho das áreas em 2019 e veja a potencialidade a ser aproveitada em outros segmentos nesse ano:
Outro fator a ser levado em consideração é o ticket médio. Essa é uma forma de entender o comportamento do público para planejar campanhas de frete grátis e descontos. Sendo assim, considerar a média de gastos na Semana do Consumidor do ano anterior com certeza te ajudará nas decisões para esse ano, confira abaixo como ficou o ticket por área abaixo.
Agora que você já sabe os principais dados de 2019, chegou a hora de você planejar a sua Semana do Consumidor com as nossas dicas! Nós da Oruc, listamos as melhores opções para que você tenha resultados positivos, mesmo não tendo tanto tempo. Veja:
Já conferiu o estoque?
Essa é a hora de olhar para todos os produtos disponíveis e aqueles que já estão no estoque há um bom tempo. Revise tudo e certifique-se de os produtos de fato estão disponíveis, nas cores, tamanhos e características que estão descritas na sua loja virtual. Assim você evita de possíveis conflitos com clientes por vender aquilo que não está disponível. E no caso dos produtos que estão sobrando, você consegue ter noção do que pode criar uma oferta maior, com descontos progressivos durante a semana, por exemplo.
Quer sua loja virtual mais reconhecida? Utilize o frete grátis.
O compartilhamento online de promoções e de lojas que tem frete grátis se torna rápido e instantâneo na Semana do Consumidor. Verifique sua margem de lucro e crie uma boa estratégia de frete grátis, levando em conta as localizações e qual o tipo de produto você costuma ter mais venda. Isso pode fazer com que mais pessoas conheçam sua loja virtual, por compartilhamento orgânico. Por isso, aproveite para conferir todas as possibilidades de entrega da Oruc e colocar aquelas que mais fazem sentido para esse momento!
Cupom de desconto
Quer resgatar os clientes antigos? Que tal utilizar o e-mail marketing para enviar um cupom de desconto especial para todos os clientes que já compraram na sua loja? Na Oruc você consegue fazer isso de forma prática pelas abas Gestor de Campanhas e Mala Direta. Crie uma estratégia com bons descontos, faça um e-mail direto e bonito com um título convidativo e envie para os seus clientes. Ah, e não se esqueça de mensurar as vendas!
Utilize Pop-ups
As pop-ups, são aquelas pequenas janelas que abrem automaticamente quando estamos navegando em algum site. Elas são muito utilizadas para captar endereços de e-mail mas também podem ser utilizadas como uma forma de destacar um produto, mostrar uma oferta ou até mesmo entregar um cupom de desconto. É cliente Oruc? No seu painel de controle você consegue criar pop-ups facilmente, acessando o seguinte caminho: Configurações > Configurações Gerais > Configurações da Loja > Exibir Pop-up.
Pense em uma estratégia para toda a semana
Investir em uma semana de ofertas e não só em um dia único de liquidação é uma tendência que vem crescendo e sendo adotadas por todas as empresas. E é muito importante que você se destaque! Por isso, planeje conteúdo nas redes sociais, envie e-mails (moderadamente), crie campanha pelo whastapp… o que vale é você estar presente na vida do cliente durante toda a semana, mostrando que a sua loja está com ótimas condições de compra!
Invista na experiência de compra
Desde a descrição do produto, até ao atendimento direto. Segundo a NeoAssist, 83% do público espera que os atendentes tenham um contato humanizado. É muito importante que você se atente ao atendimento nesse momento, muitos clientes chegarão e é a sua oportunidade de fidelizar eles. Aposte nesse ponto, que deveria ser essencial, mas na maioria dos casos se torna um diferencial.
Aposte no mobile
As compras via-mobile tendem a aumentar, já que o faturamento no mobile subiu de 28%, no primeiro semestre de 2018, para 36%, no mesmo período de 2019. Por isso, é essencial que a sua loja virtual esteja preparada para esses clientes. Além da otimização de SEO, invista em anúncios no Facebook e Instagram Shopping e também Google Ads. Você consegue configurar os anúncios e colocar eles em circulação em poucos minutos. Além disso, se você é cliente Oruc as integrações com o Facebook, Instagram e Google Shopping, vão te ajudar bastante! A estratégia online pode fazer com que as suas vendas aumentem muito e com um baixo custo.
Gostou?
Esperamos que este conteúdo possa te ajudar a correr atrás do tempo perdido e planejar uma ótima Semana do Consumidor. É importante lembrar que: é necessário mensurar todas as suas ações desse ano para que no ano que vem você possa fazer muito mais vendas! E esperamos que no ano que vem, não seja de última hora, ein? Para não perder as nossas dicas, se inscreva na newsletter e siga o nosso perfil no instagram!