Google Shopping: o que é e como funciona?

Google Shopping: o que é e como funciona?

Atualmente existem diversas maneiras diferentes de divulgar os produtos na internet, algumas formas gratuitas e outras que precisam de um certo investimento. Uma das plataformas de divulgação de produtos que tem ganhado bastante força nos últimos tempos, é o Google Shopping.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa solução do Google que tem ajudado diversos lojistas a divulgarem seus produtos.

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é um recurso do Google que mostra ao público diversos anúncios dos produtos que estão sendo pesquisados. Até outubro de 2020, a ferramenta era voltada apenas para os lojistas que pagavam para anunciar, mas em por causa da crise sanitária do corona vírus, o Google liberou o uso da plataforma de forma gratuita. Podemos dizer que ela funciona como um comparador de preços.

Apesar de ter várias das informações para a tomada de decisão, o Google Shopping funciona apenas para direcionar o cliente ao site onde o lojista está vendendo o produto.

Google shopping

Google Merchant Center

Existem duas maneiras de aparecer no Google Shopping, de forma gratuita e de forma patrocinada. Das duas formas é preciso que o lojista faça o cadastro no Google Merchant Center. É por essa plataforma que é feito o cadastro de todos os produtos, títulos, descrições, características, preços, imagens e quantidade disponível.

Além disso, no Google Merchant Center você consegue acompanhar o desempenho do anúncio de cada produto, e receber recomendações de boas práticas e melhorias.

Google Merchant center

Como funciona o Google shopping?

Caso o lojista queira cadastrar seus produtos sem patrocínio, os anúncios aparecem apenas na plataforma do Google Shopping. Lá o cliente consegue fazer pesquisas com produtos específicos e utilizar filtros para melhorar ainda mais os resultados, como marca, preço, avaliação, produtos novos ou usados, entre outras características próprias de cada produto.

 

Filtros

 

Assim como em algumas plataformas de marketplace, o Google Shopping passou a juntar em uma única tela todas as ofertas de anúncio de um mesmo produto. Note que nem todos os anúncios ficam em destaque na página do produto. Igualmente outras plataformas, o Google Shopping faz uma avaliação baseada em alguns pontos para definir esse ranqueamento, são eles:

  • Criar um título atrativo
  • Preço competitivo
  • Boas descrições de produto
  • Ter boas avaliações
  • Atualizar o site constantemente

Se preocupar com todos esses pontos aumenta as chances do seu anúncio ficar em destaque no Google Shopping de forma orgânica.

Além disso, o próprio Google dá dicas que ajudam os lojistas a melhorarem os anúncios dos seus produtos.

 

buy box

 

buy box Google

 

Google Shopping Ads

Do mesmo modo, outra forma de ficar em destaque é investir em campanhas pagas dos seus produtos no Google Ads. No Google Ads você tem a opção de criar um anúncio do tipo shopping. Nesse tipo de anúncio você escolhe quais produtos quer patrocinar o valor de investimento. Não é preciso escolher palavras-chave, o próprio Google escolhe quais palavras são relevantes para que o seu anúncio apareça, por esse motivo é muito importante que todas as informações dos seus produtos estejam muito bem configuradas. Lembrando que para criar esse tipo de anúncio a sua conta do Google Merchant Center deve estar linkada a conta do Google Ads, e todos os produtos que você quer anunciar devem estar cadastrados.

Fazendo a campanha dos produtos no Google Ads, eles apareceram em destaque na parte de cima da aba do Google shopping e na aba de pesquisa do Google. Essa é uma ótima estratégia para lojistas que ainda estão começando o trabalho de ranqueamento orgânico dos seus produtos.

 

shopping ads

 

como anunciar no shopping ads

 

O Google Shopping é uma ótima plataforma para melhorar ainda mais na divulgação dos seus produtos, com um enorme potencial de alcance. Além disso, a plataforma é acessível a todos os lojistas, mesmo para quem não tem verba.

Pensando em começar sua operação de vendas online? Conheça a Oruc, somos uma das melhores plataformas de e-commerce do Brasil, com integração direta ao Google Shopping para facilitar ainda mais as suas vendas. Faça um teste grátis de 15 dias e veja que a Oruc é a plataforma certa para o sucesso da sua loja.

Teste Grátis por 15 dias

Compartilhar

Deixe uma resposta