Atualmente existem diversas maneiras diferentes de divulgar os produtos na internet, algumas formas gratuitas e outras que precisam de um certo investimento. Uma das plataformas de divulgação de produtos que tem ganhado bastante força nos últimos tempos, é o Google Shopping.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa solução do Google que tem ajudado diversos lojistas a divulgarem seus produtos.
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping é um recurso do Google que mostra ao público diversos anúncios dos produtos que estão sendo pesquisados. Até outubro de 2020, a ferramenta era voltada apenas para os lojistas que pagavam para anunciar, mas em por causa da crise sanitária do corona vírus, o Google liberou o uso da plataforma de forma gratuita. Podemos dizer que ela funciona como um comparador de preços.
Apesar de ter várias das informações para a tomada de decisão, o Google Shopping funciona apenas para direcionar o cliente ao site onde o lojista está vendendo o produto.
Google Merchant Center
Existem duas maneiras de aparecer no Google Shopping, de forma gratuita e de forma patrocinada. Das duas formas é preciso que o lojista faça o cadastro no Google Merchant Center. É por essa plataforma que é feito o cadastro de todos os produtos, títulos, descrições, características, preços, imagens e quantidade disponível.
Além disso, no Google Merchant Center você consegue acompanhar o desempenho do anúncio de cada produto, e receber recomendações de boas práticas e melhorias.
Como funciona o Google shopping?
Caso o lojista queira cadastrar seus produtos sem patrocínio, os anúncios aparecem apenas na plataforma do Google Shopping. Lá o cliente consegue fazer pesquisas com produtos específicos e utilizar filtros para melhorar ainda mais os resultados, como marca, preço, avaliação, produtos novos ou usados, entre outras características próprias de cada produto.
Assim como em algumas plataformas de marketplace, o Google Shopping passou a juntar em uma única tela todas as ofertas de anúncio de um mesmo produto. Note que nem todos os anúncios ficam em destaque na página do produto. Igualmente outras plataformas, o Google Shopping faz uma avaliação baseada em alguns pontos para definir esse ranqueamento, são eles:
- Criar um título atrativo
- Preço competitivo
- Boas descrições de produto
- Ter boas avaliações
- Atualizar o site constantemente
Se preocupar com todos esses pontos aumenta as chances do seu anúncio ficar em destaque no Google Shopping de forma orgânica.
Além disso, o próprio Google dá dicas que ajudam os lojistas a melhorarem os anúncios dos seus produtos.
Google Shopping Ads
Do mesmo modo, outra forma de ficar em destaque é investir em campanhas pagas dos seus produtos no Google Ads. No Google Ads você tem a opção de criar um anúncio do tipo shopping. Nesse tipo de anúncio você escolhe quais produtos quer patrocinar o valor de investimento. Não é preciso escolher palavras-chave, o próprio Google escolhe quais palavras são relevantes para que o seu anúncio apareça, por esse motivo é muito importante que todas as informações dos seus produtos estejam muito bem configuradas. Lembrando que para criar esse tipo de anúncio a sua conta do Google Merchant Center deve estar linkada a conta do Google Ads, e todos os produtos que você quer anunciar devem estar cadastrados.
Fazendo a campanha dos produtos no Google Ads, eles apareceram em destaque na parte de cima da aba do Google shopping e na aba de pesquisa do Google. Essa é uma ótima estratégia para lojistas que ainda estão começando o trabalho de ranqueamento orgânico dos seus produtos.
O Google Shopping é uma ótima plataforma para melhorar ainda mais na divulgação dos seus produtos, com um enorme potencial de alcance. Além disso, a plataforma é acessível a todos os lojistas, mesmo para quem não tem verba.
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