Com o término da pandemia e a reabertura das lojas físicas, muito se especulou se o comércio eletrônico manteria o crescimento conquistado durante o período da pandemia, porém mesmo com uma leve queda na taxa de crescimento o e-commerce brasileiro continua com excelentes resultados, mostrando que vender online ainda é um dos melhores investimentos para quem deseja empreender.
Segundo levantamento realizado pela Smarthint o faturamento do comércio eletrônico brasileiro no primeiro trimestre de 2022 foi 785% maior que o mesmo período anterior a pandemia, isso indica que mesmo depois da reabertura da economia o e-commerce continua a apresentar ótimos resultados. Se comparado com o mesmo período de 2021, temos um crescimento de 12,59% segundo aponta o índice MCC-NET desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, e uma alta de 11,02% no faturamento do setor de forma geral. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o e-commerce brasileiro fature R$ 169,5 bilhões até o final do ano de 2022.
Principais Segmentos do E-commerce no Primeiro Semestre de 2022
Entre os segmentos com o maior procura pelos consumidores temos o setor de Moda e Acessórios com mais de 683 mil pedidos, outros setores que também tiveram uma procura expressiva são os setores de Cosméticos e os setores de Casa de Decoração.
Segundo o índice MCC-NET essa é a composição das vendas por segmentos do primeiro trimestre de 2022:
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,5%)
- Móveis e eletrodomésticos (28,7%)
- Tecidos, vestuário e calçados (10,5%)
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%)
- Outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,4%)
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%)
- Livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%).
“O crescimento das vendas online no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 12%, o que é muito significativo. Isso porque o volume de vendas do ano passado foi expressivo e com recorde, até então, nas vendas não presenciais. Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online em relação ao total do varejo. Em fevereiro de 2022, atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018″, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas Online por Região
Confira a seguir o recorte das vendas nas principais regiões do país segunda o índice MCC-ENET do primeiro trimestre de 2022 comparado com o mesmo período do ano passado:
- Norte (27,02%);
- Nordeste (22,79%);
- Centro-Oeste (15,81%);
- Sul (14,36%);
- e Sudeste (9,03%).
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