Criar uma loja virtual é um empreendimento complexo, que requer um pensamento estratégico. Diferente do que a maioria pode achar, cuidar do conteúdo que será impresso na tela dos seus visitantes pode impactar muito a lucratividade da sua loja. Nesse quesito, o copywriting é um dos mais importantes.
Usando artifícios consagrados do marketing digital para atrair e engajar esses usuários, você poderá convencê-los e convertê-los em clientes em uma taxa muito maior.
O sucesso e a rentabilidade da sua loja virtual jaz em muitos detalhes, mas o copywriting é um dos principais! Também é um dos fatores que você pode controlar com mais facilidade. Por isso, garanta que a sua página tem a melhor coisa possível!
Nesse post, vamos compartilhar nossas dicas de escrita persuasiva e otimizada para lojas virtuais! Leia tudo e comece a aplicá-las hoje mesmo!
Como escrever textos irresistíveis para e-commerce
Montar sua loja virtual é como criar um site na internet porém requer cuidados específicos. Decidir o que escrever em páginas de produto é algo que já possui boas práticas consolidadas, principalmente se pensarmos em SEO e na experiência do usuário. Abaixo, você pode ver cada uma delas.
Vamos lá:
1. Ressalte as vantagens, mas não esconda as limitações
Você precisa falar diretamente à emoção da sua lead quando descrever seus produtos. Por isso, venda a verdade, mas torne-a impressionante para tocar justamente nesse ponto do cliente.
Isso não significa exagerar fatos. Pelo contrário, você precisa mostrar como aquela solução fará uma boa diferença na vida do visitante.
Se o produto é um modelo recente, tenha certeza que o usuário saiba que ele é novidade no mercado. Se ele tem boas avaliações, conte-as com segurança!
Dito isso, é óbvio que você não deve mentir ou contar meias-verdades em descrições. E não é só por questões éticas. A internet é um lugar muito competitivo, onde seus clientes (e todas as pessoas em geral) têm muito espaço para expor seus pensamentos.
Portanto, você não quer uma legião de clientes insatisfeitos com seu produto nas redes, pois elas podem facilmente minar a reputação do seu site ou da sua marca.
2. Use imperativos e chamadas para a ação
Verbos imperativos dão mais dinamismo para um texto. Leia essa frase, clique aqui, continue até o fim. Permaneça na página e faça um comentário abaixo! São vários os exemplos, mas consumimos informação de modo mais eficiente quando ela pede algo ou tenta nos fazer tomar uma ação.
Então, aproveite os verbos no imperativo, e o mais importante, use os chamados CTAs. Essa sigla significa call-to-action, ou seja, chamada para ação. Exemplos são os botões de formulários e os botões que levarão o seu cliente ao carrinho, para fechar a compra.
São os elementos da página com que o usuário interage para realizar algo. Por exemplo, mudar de página, ver produtos similares ou adicionar ao carrinho. Explore muito bem o que está escrito nesses botões, certificando-se que eles apresentem ao usuário com clareza o que será realizado quando clicarem.
3. Leve em conta o SEO
O SEO para e-commerce mereceria outro artigo. Mas o importante é atentar para o uso de palavras-chave. O seu produto precisa dar match com o que os usuários buscam no Google. O jeito mais fácil de controlar isso é escolhendo bem quais palavras usar.
Para isso, use ferramentas como SEMrush e Moz para analisar o volume de busca que certas palavras-chave possuem. Não deixe de ir também ao Google Trends para comparar tópicos e termos de buscas e entender quais possuem as melhores oportunidades.
Com isso, enriqueça seus textos com a palavra-chave certa e atraia os visitantes certos!
4. Adicione todas as características possíveis do produto
Quanto mais informação melhor, porque quanto mais informação você oferecer, menor é a chance do usuário precisar sair da página para buscá-las.
Outro ponto positivo é que, em lojas virtuais, não é possível ver, pesar e sentir produtos com as próprias mãos. Então, quanto mais vivo o quadro que você pintar sobre o objeto, mais confiante a lead estará de fechar o pedido.
5. Escreva o antes e o depois
O que queremos dizer com isso? Bom, você provavelmente já comprou algo na internet. Vamos supor, então, que você realize a compra de um earfone. Você teve essa demanda porque o seu último fone de ouvido quebrou, e você ficou sem música nas suas corridas matinais.
Um belo dia o fone chega na sua porta e, na manhã seguinte, você parte para a rua. Nesse dia, o tempo não estava bom, mas você não se importa e vai correr na chuva mesmo assim.
Mas acontece algo que você não esperava: o fone parou de funcionar devido à água da chuva. Você não imaginava isso porque seu último fone era à prova d’água. Então, você, já com o costume, não esperava a possibilidade de um fone não funcionar na chuva.
Você nem chegou a pensar nisso, mas se o texto estivesse explicitamente informando como usar e manter o fone, você teria se atentado. Então, “escrever para o antes e o depois” é escrever não apenas pensando no momento da compra. É escrever pensando no momento do cliente antes e no depois.
É vital colocar informações na sua copy para o seu cliente usufruir do produto (o depois) e que explique como aquele produto se encaixa na situação particular dele (o antes).
Claro, isso fica mais fácil quando você escreve com uma persona bastante clara em mente. Mas isso tem a ver com o produto também. A sua descrição deve conter todas as informações de aplicação e uso.
Se você não fizer, a sua lead vai levar mais tempo para converter porque ainda vai precisar buscar educação sobre o produto. No pior dos casos, ela vai procurar mais informações em sites como YouTube e, quando estiver pronta para a compra, vai acabar indo no site do seu concorrente.
O importante nesse item é que você entregue para o usuário tudo o que ela precisa para tomar uma decisão ali.
6. Mantenha a copy atualizada
Não é porque uma página de produto está publicada que ela está pronta. É importante renovar periodicamente a descrição de cada produto, para garantir que os textos estão atualizados.
Isso também é importante olhando as métricas da página. Por exemplo, páginas com baixa conversão merecem uma atenção maior na copy.
Enfim, busque sempre melhorar o texto dos seus produtos, para ter sempre bons resultados!
Agora é só aplicar!
Seguindo essas dicas, você vai garantir páginas de produtos com muito mais engajamento e potencia! Lembre-se de usar frases fortes e imperativas, ressaltar qualidades e informar o usuário o máximo possível sobre o produto.
Como você escreve as páginas do seu produto? Usa algum modelo ou tem algum método interessante? Compartilhe deixando seu comentário!
Boas vendas!
Sobre o Autor: Arthur Roder é editor e redator do blog Lista Tudo, além de ser contribuidor em outros blogs. Atua no mundo do marketing digital, sendo especialista em escrita para web, SEO e estratégia de conteúdo. Escreve principalmente sobre empreendedorismo na internet, transformação digital e inovações tecnológicas como machine learning e blockchain. Acredita que a internet é um lugar cheio de oportunidades para empresárias e empresários de todos os tamanhos.