Como configurar a forma de envio Entrega Própria na loja virtual

Como configurar a forma de envio Entrega Própria na loja virtual

A plataforma em seu cálculo de frete de “ENTREGA PRÓPRIA” sempre utilizou da API do Google para os cálculos de distância. Esse cálculo é realizado por um APP do Google chamado de Distance Matriz.

Em meados de 2020, o Google realizou alteração em sua estrutura de cálculo e a partir de agora será necessário que cada loja virtual possua seu própria API Key.

Para continuar utilizando o serviço de “ENTREGA PRÓPRIA” nativa da plataforma, agora você deverá criar a sua própria conta no Google, criar o APP e gerar uma API KEY para que o cálculo ocorra.

Lembramos que esse serviço tem um bônus inicial de $300,00 dólares para teste. Então você poderá utilizar gratuitamente o serviço por um bom período.

Para que você consiga criar um APP e gerar a API KEY, preparamos o tutorial abaixo que irá instrui-lo(a) passo a passo em como configurar esse serviço.

Vamos lá.

 

1) Fazer login em uma conta do Google ou criar uma nova conta

 

 

2) Acessar https://console.cloud.google.com e aceitar os temos

 

 

3) No meu Lateral clicar em “APIs e serviços”.

 

 

4) Ao abrir a tela, clicar em “Ativar API e Serviços” ou em “Criar Projeto”, vai depender se você já possui projetos ou não. Se não possui projetos, deve-se criar em “Criar Projeto”.

 

 

5) Se sua opção clicada foi “Criar Projeto”, escolha um nome para seu projeto e clique em criar. Após a criação do projeto vai aparecer a opção “Ativar APIs e serviços”, clique nessa opção.

 

 

6) Abrirá uma tela de consulta após criar em “Ativar APIs e serviços”, nesta tela busque por “matrix” e clique em “Distance Matrix API”.

 

 

7) Na próxima tela clique no botão em azul em “Ativar” ou “Gerenciar”

 

 

8) Feito isso é hora de gerar sua API KEY para usar o serviço, clique no meu “Credenciais” e sem seguida em “CONFIGURAR TELA DE CONSENTIMENTO”, conforme imagem abaixo

 

 

9) Clique em “Externo” e em seguida em “Criar”

 

 

10) Na tela seguinte, preencha somente o que for obrigatório com asterisco.

 

 

11) Feito isso, nas próximas páginas somente avance até concluir. Concluído, você deve acessar novamente o menu “Credenciais” e a opção “Criar Credenciais” estará disponível.

 

 

12) Clique em “Chave de API” e a chave de API será criada. Copie esse código gerado.

 

 

13) E por fim, por se tratar de um serviço pago, mas que possui um bônus de teste grátis de $300,00, você deverá ativar o teste grátis, mas o Google solicita como garantia o cadastramento de um cartão de crédito. Só haverá cobranças após consumidos os $300,00 dólares ou o prazo de teste, o que terminar primeiro.

Clique em ativar.

 

14) Após clicar em “ativar” prossiga com a configuração do teste grátis

 

 

15) Na etapa seguinte, informações de fiscais como CNPJ e CPF serão solicitadas assim como um cartão de crédito válido.

16) Após cadastramento dessas informações a API KEY gerada no passo “13” poderá ser informada na plataforma em “Configurações > Formas de Envio > Entrega Própria > API KEY”.

17) Ative essa forma de envio, salve, e faça um teste de cálculo de frete. Se apresentar nas opções de cálculo de frete a forma de envio “Entrega Própria” é porque a sua API KEY está configurada corretamente.

 

 

18) Ative essa forma de envio, salve, e faça um teste de cálculo de frete. Se apresentar nas opções de cálculo de frete a forma de envio “Entrega Própria” é porque a sua API KEY está configurada corretamente.

 

Se mesmo configurado correto não estiver sendo visualizado, é possível que o CEP de origem ou destino, não existem no Google. Neste caso, recomendamos a utilização da forma de envio “Transportadoras (Planilha)”.

 

Qualquer dúvida, acione nosso time de suporte.

 

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