Como utilizar um CRM em conjunto das redes sociais para impulsionar sua loja virtual

Como utilizar um CRM em conjunto das redes sociais para impulsionar sua loja virtual

Sua loja virtual depende das redes sociais. Em 2021, estar fora delas significa prejuízo. Por isso, é tão importante investir nas melhores estratégias para a captação e manutenção de clientes. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio da integração com uma plataforma de CRM.

Caso você desconheça o termo, ele significa “Costumer Relationship Management”. Mais do que um software, o CRM é uma metodologia. É a maneira mais inteligente de armazenar dados sobre os clientes e assim promover o relacionamento com cada um deles.

Por que sua loja virtual precisa de um CRM?

Uma das razões é a integração com diferentes redes sociais. Com o CRM, o marketing para lojas virtual somente tem a ganhar. Afinal, sempre que você conectar o software com as suas redes sociais, todas as interações entre sua empresa e o cliente permanecem gravadas em um banco de dados.

Isso sem contar a captação de leads. Para quem está criando uma loja virtual, isso é muito relevante. A partir dessas integrações, sempre que um cliente em potencial enviar uma mensagem para uma de suas redes sociais, o sistema cadastra essa pessoa automaticamente como novo lead.

Esse cliente recebe ainda um card, em que é possível inserir dados como e-mail, cargo, telefone de contato, e-mail, entre outras informações.

Ao mesmo tempo, esse lead é encaminhado para um funil de vendas. Nele, você tem a oportunidade de acompanhar esse cliente por todos os estágios da jornada de compra. Conforme a receptividade dele, você pode mudar a estratégia de marketing sempre que achar necessário.

Aproveite o CRM para atender bem o seu cliente

Há diversas maneiras sobre como criar uma loja virtual. Entretanto, em todas elas, é fundamental dar prioridade ao cliente. A agilidade que ele tanto necessita pode vir com a ajuda de um CRM.

Ao realizar a integração com as redes sociais e os aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger e Instagram (Direct Messages), você consegue ter acesso a uma caixa de entrada única.

Ou seja, independentemente do aplicativo ou da rede social escolhida pelo cliente, sua empresa pode respondê-lo diretamente do CRM. Sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro e com muito mais rapidez.

Por outro lado, se você usa o WhatsApp, também há vantagens para a sua loja virtual. Com o CRM é possível ter uma conta no WhatsApp Business com múltiplos usuários.

Dessa forma, basta que o cliente adicione um número. Mesmo assim, vários funcionários podem acessar essa conta e atendê-lo, o que garante ainda mais comodidade ao consumidor.

 

Utilize o CRM também para vendas

No início do artigo você conferiu sobre como o CRM é importante na hora de conquistar leads. Entretanto, é preciso fazer essas pessoas comprarem seus produtos ou serviços.

Uma das principais maneiras é realizando vendas via WhatsApp. Essas interações, guardadas no sistema, podem ser acessadas quando e onde você quiser.

Ao mesmo tempo, você pode confirmar a fase desses clientes no funil de vendas. Caso eles ainda estejam no topo do funil, por exemplo, você pode enviar informações relevantes sobre o produto ou serviço.

O ideal é usar a criatividade, e produzir fotos e vídeos que possam atrair a atenção das pessoas.

Por outro lado, se ele já está na base do funil, e está mais inclinado a fechar a compra, esse é o melhor momento para realizar uma prospecção direta.

 

CRM e Marketing Digital

Sua loja virtual vai precisar de boas estratégias de marketing digital, sobretudo nas redes sociais. É indicado que você verifique no CRM o que mais atraiu os clientes e o que mais gerou objeções por parte deles.

Aproveite o CRM para realizar a integração com plataformas de automação de marketing. Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode usar essa ferramenta para impactar clientes que adicionaram algum produto ao carrinho, mas que desistiram da compra.

Quando isso ocorre, a ferramenta automaticamente dispara um e-mail marketing para esse cliente, caso ele esteja cadastrado no site. Segundo pesquisas, essa metodologia consegue retornar até 10% dos clientes.

Use o CRM para ter insights sobre conteúdo

Ao promover as redes sociais de sua loja digital, é preciso planejar muito bem o conteúdo. Somente por meio dele, sua empresa vai criar uma boa relação com os clientes.

Afinal, eles apenas irão se tornar seguidores de sua marca se o conteúdo oferecido por você for relevante.

Busque nas interações com os clientes, gravadas no CRM, insights para os seus próximos conteúdos. Aproveite, e faça um teste. Ao perceber que certo assunto chamou atenção deles, tenha foco nesse segmento.

Com o tempo e naturalmente, suas redes sociais começarão a ganhar novos seguidores. Isso vai resultar em novos leads e também em mais vendas, o seu objetivo final.

 

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