Ter um atendimento de qualidade é um dos fatores básicos para construir uma operação de vendas online de sucesso, e quando falamos de ferramentas de atendimento ao público não tem como não pensar no WhatsApp, afinal o aplicativo já é utilizado por mais de 165 milhões de usuários no Brasil, segundo a pesquisa Digital 2022 Brazil. Com toda essa popularização muitos lojistas e empreendedores enxergaram na versão do WhatsApp Business uma oportunidade de divulgar e vender seus produtos, porém por mais que a versão do aplicativo para empresas tenha excelentes recursos, vender somente através do WhatsApp pode tornar o processo de compra do seu cliente pouco dinâmico, nesse momento ter uma loja virtual própria integrada ao seu WhatsApp pode fazer toda a diferença.
Por que integrar WhatsApp e Loja Virtual?
O principal motivo de ter uma loja virtual integrada ao WhatsApp é simples, automação do processo de compra. Quando o lojista vende utilizando apenas canais como WhatsApp, por exemplo, o cliente precisa enviar mensagem para o lojista e aguardar resposta em todas as etapas do processo de compra, para saber informações dos produtos, formas de pagamento, valor de frete, isso torna esse processo de compra muito trabalhoso para o cliente e quanto maior for o trabalho, maior é a chance desse cliente desistir da compra. Com uma loja virtual integrada ao WhatsApp o cliente consegue ver os produtos no próprio catálogo de produtos do WhatsApp e ser direcionado para a página do produto na loja virtual onde ele consegue ver informações completas do produto, escolher a forma de pagamento, ver valor de frete e finalizar a compra sozinho em qualquer hora e dia, de forma imediata. Além disso, ao automatizar esse processo o próprio lojista ganhará mais tempo para se dedicar a outras atividades da operação de vendas. Ter o WhatsApp como opção de atendimento em destaque na sua loja virtual também é uma ótima forma de integrar ainda mais os dois canais.
Como Configurar Meu WhatsApp Business?
Antes de fazer o processo de integração da loja virtual com o WhatsApp é preciso garantir que a conta do aplicativo está configurada da melhor forma para aproveitar ao máximo o potencial da ferramenta, para quem está iniciando o processo do zero pode seguir os seguintes passos:
1 – Faça o Download da versão Business do WhatsApp na PlayStore ou AppleStore. Utilize um número de telefone para ser vinculado ao WhatsApp Business, é recomendado que seja um número dedicado somente para o WhatsApp da loja virtual.
2 – Configure as informações comerciais, nome da empresa, logo, setor de atuação, descrição, endereço comercial (caso exista), horário de atendimento, e-mail comercial e link da loja virtual na aba Ferramentas comerciais>Perfil comercial.
3 – Adicione os seus produtos no catálogo do WhatsApp através da aba Ferramentas comerciais>Catálogo. Essa é uma das etapas mais importantes para quem deseja fazer a integração do WhatsApp com a loja virtual, então preencha as informações dos produtos com cuidado e não se esqueça de colocar o link de cada produto direcionando para página do próprio produto na loja virtual.
4 – Chegou o momento de configurar a mensagem de saudação, a mensagem de saudação é uma mensagem enviada automaticamente para o cliente quando ele faz a primeira interação no horário de atendimento, ela serve para dar início ao atendimento do cliente, principalmente quando não existe uma equipe de atendimento que consiga responder com prontidão. Muitas empresas também utilizam essa mensagem para passar informações preliminares sobre o serviço ou produto. Para configurar clique na aba Ferramentas comerciais>mensagem de saudação.
5 – Configure a mensagens de ausência, a mensagem de ausência como o próprio nome sugere, é uma mensagem enviada automaticamente para os clientes que interagirem fora do horário de atendimento. Aqui é recomendado que a mensagem utilizada seja cordial, enfatizando que a solicitação do cliente será respondida assim que possível, além de reforçar os dias e horários de atendimento. Lembrando que essa mensagem está relacionada ao horário de atendimento informado na aba “perfil comercial”, então para que ela funcione corretamente as informações de horário de atendimento também devem estar corretas. Para configurar clique na aba Ferramentas comerciais>mensagem de ausência.
6 – Para finalizar a configuração do nosso WhatsApp Business vamos configurar as respostas rápidas, essa função tem como objetivo criar teclas de atalho para enviar de forma mais rápida respostas de perguntas feitas com frequência pelos clientes. Para configurar clique em “ferramentas comerciais”, “respostas rápidas”, clique no símbolo do mais para adicionar uma nova mensagem rápida, defina qual será o atalho e qual é o conteúdo da mensagem relacionada a esse atalho. Pronto, agora basta utilizar o atalho durante a conversa que o App reproduz a mensagem que você configurou.
Como Colocar WhatsApp na minha Loja Virtual?
Como citamos anteriormente, utilizar o botão do WhatsApp em destaque na sua loja virtual também é uma excelente forma de centralizar seu atendimento e integrar os dois canais de venda. Para colocar o WhatsApp na sua Loja Virtual Oruc siga os seguintes passos:
1 – Acesse o caminho Integrações > Chats > WhatsApp no painel de controle da sua loja online Oruc. Clique na aba de Configuração, marque a opção “Exibir Chat WhatsApp Flutuante?” e selecione a posição que o ícone aparecerá:
2 – Cadastre o WhatsApp receberá as mensagens, clique em Novo Contato, marque a opção ativo, adicione o número, você também pode colocar uma mensagem inicial para que o cliente envie assim que abrir o WhatsApp, é interessante utilizar essa mensagem, pois através dela você consegue identificar que o cliente está vindo da loja online, adicione um título e subtítulo ao contato que vai aparecer para o cliente, salve as configurações e pronto, agora seus clientes podem entrar em contato através do WhatsApp diretamente da sua loja virtual.
3 – Caso queira você pode entrar na aba de contatos e gerenciar todos os contatos cadastrados, lembrando que somente um contato fica disponível por vez para os clientes na versão simples do WhatsApp na plataforma de e-commerce Oruc.
Confira como fica a visualização do WhatsApp para os clientes que acessarem sua loja virtual:
WhatsApp para Loja Virtual Versão Pro
Na plataforma de e-commerce Oruc além da versão simples da integração WhatsApp que acabamos de ver, também temos a versão Pro da integração, as principais diferenças entre a versão Pro e a versão simples são, a versão simples fica disponível para todos os planos sem custo adicional, a versão Pro é uma ferramenta paga, com custo adicional, independente do plano utilizado pelo cliente, na versão pro temos a possibilidade de cadastrar vários usuários para atendimento, além de te permitir customizar como a listagem de usuários aparecerá para seus clientes, customizando cores do cabeçalho e texto. Para informações de valores da versão Pro, por favor consultar nosso suporte.
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