Como criar bons anúncios no Mercado Livre

Como criar bons anúncios no Mercado Livre

No decorrer dos anos os marketplaces foram ganhando cada vez mais força. Atualmente existem diversas plataformas diferentes, algumas com produtos gerais, outras com segmentos específicos. Entre todas as plataformas de marketplace que atuam no Brasil, o Mercado livre com certeza é a que mais se destaca.

O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia voltada para o comércio eletrônico, fundada em 1999 com sede em Buenos Aires, na Argentina. Inicialmente era uma plataforma de negociação de leilões online, mas rapidamente evoluiu, permitindo a compra e venda de diversas categorias de produtos.

Atualmente o Mercado Livre ou Meli como é chamado, é a maior empresa de tecnologia voltada para o comércio eletrônico da América latina, além de ser a primeira empresa argentina a fazer parte do Nasdaq 100, o seleto grupo das empresas mais importantes de tecnologia de Wall Street.

Hoje o Meli dispõe de diversas características que atraem os lojistas a anunciarem seus produtos na plataforma, fazendo do site um universo gigantesco com milhares de anunciantes e produtos.

Tendo isso em mente, separamos algumas dicas para te ajudar a se destacar e ficar mais próximo do sucesso nessa plataforma.

Primeiro anúncio no Mercado livre

Pode parecer meio óbvio, mas é sempre bom reforçar que ter anúncios de qualidade é um dos pontos principais em qualquer estratégia de vendas online, no Meli não é diferente. Para criar bons anúncios podemos destacar os seguintes pontos;

 

  • Título do anúncio
  • Categorização correta
  • Imagens e Vídeos de qualidade
  • Boas descrições e fichas técnicas

Título de Anúncio

Pensar em um bom título para o seu produto é uma das primeiras etapas na criação do seu anúncio. Para isso você deve definir títulos que evidenciem de forma clara o que está sendo vendido. Você pode seguir a seguinte estrutura: produto + marca + modelo + outras características. Essa é uma estrutura simples recomendada pelo próprio Mercado Livre.

 

mercado livre titulo

 

Outra forma de criar um bom título é avaliar o título dos principais anúncios de produtos similares ou concorrentes, e seguir a mesma estrutura ou uma estrutura parecida.

Para tornar sua estratégia ainda mais avançada, você pode utilizar ferramentas de SEO (Otimização de Mecanismos de Busca), para avaliar quais são as palavras-chave que têm maior volume de buscas na internet. Assim você consegue utilizar palavras de maior sucesso no título do seu anúncio e na descrição. Algumas dessas plataformas são, Google Trends, Ubersuggest, você também pode utilizar o planejador de palavras-chave do  Google ads, caso você use essa plataforma.

 

Google trends

 

 

Categorização correta

Cadastrar o seu produto na categoria correta também é um ponto muito importante para o sucesso do seu anúncio, pois muitos clientes utilizam os filtros de categoria e subcategoria para pesquisar. Segundo o Mercado Livre existem mais de 2.800 categorias e subcategorias, então é essencial que seu produto esteja na categoria correta para ser encontrado.

 

categorias do mercado livre

 

Imagens e vídeos de qualidade

Assim como o título, a foto do produto é um dos fatores mais relevantes na hora da escolha do cliente. Sempre procure produzir ou investir em fotos de qualidade, com diversas opções de ângulos, mostrando bem os detalhes importantes do produto. Caso seja interessante para o tipo de produto tenha fotos ambientadas ou que evidenciem os benefícios de uso. Mas lembre de ter sempre como foto principal a foto do produto sozinho, sem nenhum tipo de elemento que possa tirar o foco do cliente.

 

Imagens mercado livre

 

Às vezes é interessante utilizar vídeos para apresentar o produto, muitas pessoas preferem este formato. Além de trazer mais empatia, o vídeo te dá mais possibilidade de mostrar detalhes e funções do produto.

Boas descrições e ficha técnica

Ter uma boa descrição é fundamental para o sucesso do anúncio, principalmente em compras por impulso. Caso sua descrição não responda as dúvidas mais frequentes dos clientes, existe uma chance muito grande de comprarem o produto de outro anunciante. Isso também vale para a ficha técnica. Então não deixe de fornecer todas as informações relevantes sobre o produto, para reduzir ao máximo o número de dúvidas.

Uma boa forma de pegar bons exemplos de descrição de produto, é verificando se existem anúncios de catálogo do produto que você está vendendo, na ferramenta de exploração de catálogo.  Caso exista você pode se inspirar na descrição deles, afinal os anúncios de catálogo são anúncios criados pelo próprio time do Mercado Livre. Ninguém melhor do que eles para escrever uma boa descrição, não é mesmo?

 

Explorar os catálogos

 

Pronto, agora você já sabe o básico para criar um bom anúncio no Meli. Lembre-se que uma excelente estratégia para ter sucesso no Mercado livre, começa com um bom anúncio que atraia e conquiste os clientes.

Quer tornar a criação dos seus anúncios ainda mais fácil e dinâmica? Utilize um bom hub de integração marketplace. A Oruc é uma plataforma de e-commerce e hub de integração marketplace, que tem diversas ferramentas para facilitar a criação dos seus anúncios no Mercado Livre. Além disso, usar um Hub de integração marketplace, possibilita fazer anúncios em diversas plataformas de marketplace de forma centralizada e sincronizada, aumentando ainda mais a chance de venda da sua operação. Faça um teste grátis de 15 e descubra que a Oruc é a plataforma certa para aumentar as suas vendas.

 

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